Vanessa Rozan: as dicas de beauté da maquiadora Maybelline NY

Por Maria Cecília Prado em 10/10 | 4 |

beleza-beauty-editor-maquiagem-cores-e-tendências-garotas-superpoderosas-da-maquiagem-vanessa-rozan-maybelline-maquiadoras-ok

MINHA HISTÓRIA

Vanessa, olha só, poderia ter se tornado uma jornalista de beleza – ou uma profissional relacionada a outra área da Comunicação, já que se formou em Comunicação Social. Mas, depois de tirar o diploma, percebeu que a sua praia não era essa. E, por sugestão da mãe (que apostou que sua queda por make e cabelo poderia render frutos), foi fazer um curso de formação no Senac. Passou 2002 aprendendo técnicas de cortecoloração e penteado e, no meio desse mesmo ano, começou também a cursar maquiagem. Logo virou assistente do professor, o maquiador Beto França, e, já com alguma experiência na bagagem, se candidatou a trabalhar na MAC, que estava abrindo sua primeira loja no Brasil. Depois disso, a gente já sabe: Vanessa virou treinadora e maquiadora sênior da MAC no país, saiu da empresa para montar sua própria escola de beauté, o Liceu de Maquiagem, virou popstar da TV com suas participações no programa Esquadrão da Moda, do SBT, e no início de 2013 assinou contrato com outra marca de cosméticos, a Maybelline NY, da qual é atualmente a maquiadora oficial*.

ESSENCIAL PARA UM MAKE PERFEITO É…

Dar toda a atenção à pele. “Se ela estiver bonita, bem preparada, você pode sair com a máscara para cílios borrada que ainda assim o look estará bom. Mas o contrário não vale. Mesmo o melhor esfumado do mundo não funciona quando a pele está opaca, sem viço… ruim.” Vanessa lembra que há quatro pilares da boa maquiagem: pele incrívelesfumado bonito (simétrico, suave), delineador impecável e boca vermelha perfeita. Se você dominar as técnicas para criá-los, está feita na vida.

MOMENTO SOCORRO

Se tem uma coisa que faz a Vanessa ligar a sirene de alerta é base escolhida de forma equivocada. “Para a maquiagem ser perfeita, a base precisa ficar invisível, se fundir ao tom original da pele. E corretivo muito claro também é um perigo – ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não ilumina o olhar, e sim faz você ficar com cara de panda. Derruba a beleza!”

NÃO VIVO SEM

Você pode até encontrar a Vanessa andando por aí de cara praticamente lavada, mas jamais vai vê-la sem máscara para cílios. “É um produto que, sozinho, já deixa a mulher com cara de maquiada, de arrumada. Sem máscara, por outro lado, a gente fica com ar de sono o dia inteiro. É o meu item de maquiagem indispensável.”

SE VOCÊ AINDA NÃO USA, DEVERIA!

Quando perguntei sobre qual item de maquiagem não muito badalado as mulheres deveriam adotar, Vanessa foi rápida na resposta: lápis nude para o contorno dos olhos. “Uso não só linha interna dos olhos, mas também para marcar o arco do lábio superior, o canto interno da pálpebra e destacar a área abaixo da sobrancelha. É um produto de beleza que ilumina, levanta e, o melhor, de uma maneira bem natural.”

ELA & EU

Como a Vanessa definiria sua relação com a Maybelline NY? “O que eu mais gosto da marca é que ela tem muita tecnologia, mas preço acessível, e que atende às necessidades de uma mulher que tem a vida como a minha: corre muito, se maquia no carro, quer um produto que entregue aquilo que promete. Também acho bacana o quanto a empresa conhece sua consumidora. Trabalhar com a marca abriu minha cabeça para quantas mulheres e quantos gostos diferentes existem pelo Brasil.”

PARA SEMPRE NO NÉCESSAIRE

Pedi para a Vanessa eleger três produtos que usaria mesmo se não trabalhasse mais para a Maybelline NY. Aqui vão eles – e os motivos para a escolha:

Máscara The Falsies. “No começo é um pouquinho difícil adaptar o movimento de aplicação ao formato curvo do pincel, mas depois que você se acostuma com ele, vai conseguir valorizar os cílios de uma maneira incrível!”

Batom Hydra Extreme Mate Forever Red. “É um batom vermelho puro, fosco na medida e que não resseca os lábios. Fica lindo na boca.”

Bronzant Super Natural Sun. “Um pó bronzant superversátil, serve para tudo. Uso como sombra para esfumar, como blush, para fazer o contorno do rosto… E, como é leve, você vai construindo o tom aos poucos – define a intensidade da cor que deseja dar à pele conforme pincela um pouco mais.”

SE EU FOSSE VOCÊ

O conselho final da supermaquiadora para as seguidoras do Beauty Editor? Dar atenção para o básico. “Use um bom hidratante com filtro solar todos os dias – ou hidratante com cor e FPS, ou ainda um BB Cream. O importante é caprichar na proteção para preservar a qualidade da pele. Ah, e nunca tente afinar demais a sobrancelha. Na minha carreira, percebi que lidar com a sobrancelha é uma das maiores questões das mulheres – elas vivem brigando com ela. Ainda não entenderam que, quanto mais se respeita o formato, mais a expressão fica bonita e natural.”

*UPDATE: atualmente, Vanessa Rozan é consultora da Vult Cosmética.

Ama maquiagem e quer sabe mais sobre a história de três outras maquiadoras de sucesso que trabalham para grandes marcas no Brasil? Então leia também os perfis da Rafaella Crepaldi (Nars), da Mariana Ishizaka (Benefit) e da Fabiana Gomes (MAC).

Foto: Christian Parente para Beauty Editor, realizada no salão Galeria, em São Paulo

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários