Rafaella Crepaldi: as dicas de beauté da maquiadora Nars

Por Maria Cecília Prado em 10/10 | 4 |

beleza-beauty-editor-maquiagem-cores-e-tendências-garotas-superpoderosas-da-maquiagem-rafaella-crepaldi-nars-maquiadora-ok

Minha história
Até a adolescência, acredite, o máximo que a Rafaella Crepaldi usava de maquiagem era um lápis preto de contorno para os olhos – que ela aplicava antes de dormir (!) para acordar com um borradinho charmoso no dia seguinte. A maquiagem só entrou em seu horizonte quando, aos 17 anos, foi morar em Nova York para estudar artes. Entre cursos de pintura, gravura e fotografia, estágio com uma artista plástica e muitas visitas a museus, começou a desenvolver um outro talento: o de maquiar as colegas de apartamento, que pediam sua ajuda para produzir sua beleza para encontros e eventos. Foi aí que Rafa percebeu que: a-) a maquiagem era importante para construir uma imagem pessoal e transmitir uma mensagem e b-) colorir e ressaltar os traços de uma pessoa também era uma forma de se expressar artisticamente. Os cursos, então, passaram a ser de make-up. E, quando retornou ao Brasil, quase dois anos depois, investiu de vez na carreira – além de fazer faculdade de arte na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado, em São Paulo), o que já estava em seus planos, formou-se em maquiagem no Senac e começou a trabalhar na área da beleza, como freelancer em empresas e em trabalhos de caracterização em peças teatrais e óperas do Teatro Municipal. Foi contratada pela Nars há dois anos e meio e é responsável por divulgar os produtos, as técnicas e a filosofia da empresa para profissionais e consumidores do Brasil e da América Latina.

Essencial para um make perfeito é…
“Lembrar que tudo começa com a aplicação do hidratante”, diz Rafa. “Se você não hidratar a pele corretamente, não conseguirá deixá-la com aspecto saudável e com brilho natural, nem mesmo se usar a melhor base do mundo.” Ela explica que você deve escolher um cosmético que atenda às necessidades da sua pele e que deve passá-lo aos poucos: primeiro, coloque uma quantidade pequena na palma da mão; depois, vá pegando doses homeopáticas e espalhando no rosto área por área. “Quando terminar a aplicação, deve que sentir que a pele está fresca, mas não com excesso de produto.”

Momento socorro
Rafaella concorda com a Vanessa Rozan sobre qual seria um dos maiores escorregões cometidos em nome da maquiagem: passar um corretivo mais claro do que a pele tentando esconder as olheiras. “Dá tudo errado: faz o make ficar evidente, aparece na foto, enfeia, em vez de valorizar a beleza.” Ela também lembra que outro erro frequente é utilizar o produto em quantidade exagerada. “Marca linhas, pode deixar a pele craquelada e compromete a naturalidade.”

Não vivo sem
Bastões de uso múltiplo são os queridinhos da Rafa. Sim, eles são produtos-estrela da Nars, mas ela gosta deles também por conta de uma herança afetiva. “Lembro da minha mãe, na pressa, passando um mesmo batom nos lábios, nas maçãs no rosto e até na pálpebra, para criar um fundo ligeiramente colorido para o olhar. Ela entrava no carro sem make e, no meio do caminho para um compromisso, montava uma produção inacreditável. Adoro replicar o que ela fazia tendo à mão produtos mais evoluídos.”

Se você ainda não usa, deveria
A Rafaella é fanática por hidratante mesmo e, além de elegê-lo como passo essencial do make, ainda o aponta como must-have no nécessaire que vai na bolsa. “Aplico por cima do make, ao longo do dia, para renovar o viço da produção. Também uso na pálpebra, após delinear com um lápis preto ou marrom com um toque cintilante: você dilui o traço com o hidratante e faz, em instantes, um sombreado leve que dá brilho para o olhar.”

Ela & eu
O background de artista faz com que nossa entrevistada se conecte com a Nars por um aspecto não tão conhecido por algumas consumidoras: as referências culturais que a marca busca ao criar seus looks e produtos. “Me encanta o fato de volta e meia haver um link com o trabalho de artistas plásticos, por exemplo. Coleções como a de Andy Warhol, lançada quase dois anos atrás, emocionam alguém que, como eu, é ligado a esse universo.”

Para sempre no nécessaire
Vamos checar quais são os três produtos da Nars pelos quais Rafa jura amor eterno?

Bastão de uso múltiplo The Multiple. “Ele é o primeiro da lista, claro. Gosto de vários tons, em especial do Laos, um coral mate, e do Na Pale Coast, de tom bronze. Dão um up na beleza de imediato.”

Batom-lápis Velvet Matte Lip Pencil. “Os vermelhos, como o Cruella e o Dragon Girl, vivem na minha bolsa. Trazem uma sofisticação muito difícil de se alcançar com outro tipo de produto.”

Base/hidratante colorido Pure Radiant Tinted Moisturizer. “Imbatível para trazer luminosidade e frescor para a pele. E ainda tem os benefícios de oferecer FPS 30 e conter vitamina C na fórmula.”

Se eu fosse você
Além das outras dicas que dividiu com as seguidoras do Beauty Editor ao longo da conversa, a artista da Nars tem um conselho final para dar. “Dê muita atenção para a área dos olhos. Use hidratante para as pálpebras, um corretivo cremoso que também haja como tratamento e ilumine… Capriche mesmo, pois esse cuidado levanta o look e fazer você ficar com cara de descansada.”

Ama maquiagem e quer sabe mais sobre três outras maquiadoras de sucesso que trabalham para grandes marcas no Brasil? Então leia também os perfis da Vanessa Rozan (ex-Maybelline NY e atualmente na Vult), da Mariana Ishizaka (Benefit) e da Fabiana Gomes (MAC). Você também vai adorar as histórias delas!

Foto: Christian Parente para Beauty Editor, realizada no salão Galeria, em São Paulo

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários