Fabiana Gomes: as dicas de beauté da maquiadora MAC

Por Maria Cecília Prado em 10/10 | 5 |

beleza-beauty-editor-maquiagem-cores-e-tendências-garotas-superpoderosas-da-maquiagem-fabiana-gomes-mac-maquiadoras-ok

Minha história

A relação de Fabi (como os amigos a chamam) com a maquiagem teve início de uma maneira indireta. É que, anos atrás, quando ainda morava na sua Curitiba natal, era atriz de teatro – e, nos bastidores, fazia a própria caracterização e a dos colegas. Em paralelo à vida de artista, estudou direito, foi secretária executiva e até garçonete – fez praticamente de tudo um pouco, até perceber que o que queria mesmo era trabalhar com moda e beleza. Nesse meio tempo, já morava em São Paulo; então, arrumou um emprego como vendedora da grife Lino Vilaventura e foi colocar seus planos em prática. Quando a MAC chegou ao Brasil, em 2002, candidatou-se a um posto na loja – afinal, expertise em maquiagem ela já tinha de sobra. Foi aprovada, passou pelos cargos de maquiadora e gerente e, em 2009, tornou-se a maquiadora sênior da marca. Está no posto até hoje e arrasa aqui no Brasil e lá fora, em workshops, editoriais e, claro, nos camarins da SPFW.

Essencial para um make perfeito é…
“Na verdade, são duas coisas”, diz Fabi. “A primeira é saber customizar a maquiagem, aplicar tudo o que sabe levando em conta as características e a expressão do rosto que está em frente à você (seja o seu, seja o de outra pessoa). A segunda é caprichar no acabamento. A boa maquiagem é como alta-costura, cada detalhe conta.”

Momento socorro
O maior perigo quando se está fazendo uma maquiagem, seja você um profissional, seja uma mulher que está se maquiando em casa? É exatamente não respeitar as próprias características. “Falta de sutileza e pouco polimento também derrubam o make”, avisa nossa master artista. “Tem que tonificar, hidratarpreparar adequadamente a pele, usar produtos com textura adequada para o seu caso, prestar atenção a tudo que é fundamental.”

Não vivo sem
Cada mulher tem suas preferências e necessidades específicas, claro. Mas, para a Fabi, ter um batom vibrante no arsenal de beleza é fundamental. “O Ruby Woo, por exemplo, é um verdadeiro acessório, ilumina o visual inteiro. Sem ele no nécessaire, nem saio de casa.”

Se você ainda não usa, deveria
Brumas hidratantes – elas são a arma secreta de Fabiana. “Ressuscitam a maquiagem, juro!” Outro motivo pelo qual ela ama esse tipo de produto: dá conforto, carinho para a pele. “Borrifo a 20 cm de distância do rosto, fazendo um movimento circular. Quando o líquido seca, a maquiagem fica fresca de novo. E não borra, desde que você tome o cuidado de não concentrar o jato em apenas um lugar.”

Ela & eu
O ponto com o qual a maquiadora mais se identifica com a empresa em que trabalha? A filosofia da MAC de atender todas as idades, raças e sexos. “Maquiagem é democrática, não tem regras rígidas, e a MAC fala disso. Por outro lado, investe muito no treinamento, no aprendizado, em ensinar seus profissionais e clientes a realizarem um make impecável. Tem uma preocupação com detalhes que vou carregar no meu DNA pela vida inteira.”

Para sempre no nécessaire
E por falar em vida inteira, os três produtos da MAC que a Fabi jamais deixaria de usar (ela não falou com todas as letras, mas acho que carregaria escondido mesmo se fosse trabalhar em outra marca!) são:

Batom Ruby Woo. “Como comentei antes, é minha assinatura de beleza!” (Se você ainda tinha alguma dúvida, é ele que a maquiadora está usando no retrato acima)

Corretivo Prolongwear Concealer. “Tem longa duração e também serve como base. Pingo três gotas na palma da mão, misturo com um pouquinho de hidratante ou com Fix Plus, a bruma hidratante da MAC, e espalho bem por todo o rosto, maquiando a pele.”

Tônico Lightfull. “Na verdade, amo todos os produtos dessa linha para o preparo da pele. Mas como só tenho direito a escolher mais um item para compor minha listinha básica, ficaria com este.”

Se eu fosse você
E chegou a hora de dividir um segredo com as seguidoras do Beauty Editor. Sabe o que a Fabi decidiu falar? “Maquiagem é mais do que tendência, é um estado de espírito, gente. Não fique presa ao que todo mundo fala – revistas e blogs trazem muita informação sim, mas o importante é você encontrar, ali no meio, o que funciona para você.” Ou seja, lembrar daquela conversa alguns tópicos acima e tratar de customizar o seu look.

Ama maquiagem e quer sabe mais sobre a história de três outras maquiadoras de sucesso que trabalham para grandes marcas no Brasil? Então leia também os perfis da Vanessa Rozan (ex-Maybelline, atualmente na Vult) da Rafaella Crepaldi (Nars) e da Mariana Ishizaka (Benefit).

Foto: Christian Parente para Beauty Editor, realizada no salão Galeria, em São Paulo

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários