HArmonyCa®: tratamento para flacidez facial com duplo poder
Já ouviu falar de bioestimulador de colágeno, tecnologia que ajuda a recuperar o colágeno e a diminuir a flacidez facial? Esse tipo de tratamento, em ascensão nos últimos anos, propõe estimular a pele a produzir novas fibras de colágeno – daí o seu nome – e, com isso, devolver viço e densidade ao rosto. Os experts amam os resultados, pacientes que experimentam, também. Por isso o seu grande sucesso nos consultórios.
Mas há uma novidade recém-chegada a esse universo de procedimentos injetáveis. Trata-se do HArmonyCa®, produto da Allergan Aesthetics. Ele age de duas formas diferentes, algo inédito e único no mercado brasileiro, proporcionando resultados imediatos e de longo prazo.
O que exatamente é o HArmonyCa®?
Até o lançamento do HArmonyCa®, os bioestimuladores mais usados pelos profissionais de saúde eram aqueles à base de ácido poli-l-lático ou hidroxiapatita de cálcio (CaHA), dois componentes capazes de dar um boost na geração de colágeno. O HArmonyCa®, no entanto, segue um caminho um pouco diferente. Além de trazer microesferas de hidroxiapatita de cálcio em sua fórmula, elas vêm suspensas em ácido hialurônico, conhecido pelo seu efeito lifting imediato, que melhora a estrutura da pele. Ao ser injetado em pontos estratégicos (falo mais sobre eles a seguir), o novo bioestimulador atua de forma dupla. Por um lado, provoca o surgimento de colágeno tanto na área aplicada como a seu redor (como ilustra a imagem acima) – o efeito benéfico se espalha na região, trazendo glow (viço) e firmeza. Por outro, o HArmonyCa® preenche a extensão onde é introduzido. É aí que se revela o poder do ácido hialurônico presente na formulação: ele ajuda a recuperar o contorno facial e a trazer mais frescor e uma aparência descansada para o rosto.
Colágeno, ácido hialurônico e a sua pele
Fala-se muito de colágeno e de ácido hialurônico, mas você realmente sabe por que eles têm tanta importância? Essas duas substâncias formam, digamos assim, o colchão que dá estrutura, flexibilidade e turgor (aspecto preenchido) à pele. Enquanto o colágeno, uma proteína, é o principal responsável pelas duas primeiras características, o ácido hialurônico tem mais relação com a primeira e a terceira. O fato é que ambos são fundamentais e, quando começam a faltar, a pele passa a aparentar flacidez, falta de densidade e de brilho natural. A partir dos 20 anos, a produção de colágeno começa, aos poucos, a diminuir, processo que se acelera após os 30 e se acentua em nós, mulheres, quando entramos na menopausa. A presença de ácido hialurônico também é afetada com o passar da idade.
E é aí que entra o HArmonyCa®
Não existe uma idade específica para optar por um procedimento com HArmonyCa®. Mas, como ele atua sobre dois processos que se intensificam com o tempo, o mais comum é que pessoas acima de 35 anos se beneficiem mais, notando mais melhorias no aspecto da pele e na definição do contorno facial.
Quem deve avaliar o grau de perda de densidade e de flacidez facial e a adequação ou não de se adotar o HArmonyCa® é sempre um profissional de saúde experiente. Ele deve ter treinamento específico para essa tecnologia, pois são a análise e a técnica corretas que irão garantir o sucesso da aplicação. Ou seja, é muito importante você verificar a habilitação do profissional antes de optar pelo tratamento.
E como é o procedimento?
O HarmonyCa® é injetado logo abaixo da derme, e por conta do anestésico aplicado antes, não costuma haver dor – talvez um leve incomôdo na entrada do produto na pele. O período posterior costuma ser tranquilo também. “Há um leve inchaço e o lugar de injeção do produto pode adquirir um discreto arroxeado, mas em poucos dias isso se reverte”, me explicou a dermatologista Patricia Ormiga (CRM 52748390), do Rio de Janeiro.
E em que pontos do rosto ele pode ser empregado? Na lateral do rosto e na linha da mandíbula, desenhando-se um C (como na imagem acima), e, a grande novidade, no chamado método C+ Shape: a região logo abaixo do osso do zigoma (aquele que dá o formato da maçã do rosto) e na continuação do osso da mandíbula, contornando o queixo (veja na imagem abaixo). A expansão para essas duas novas áreas decorreu da experiência de uso do produto pelos profissionais de saúde e traz resultados ainda mais satisfatórios.
Por outro lado, não se usa HArmonyCa® nos lábios e ao redor deles, assim como no entorno dos olhos – nesses casos, outros tratamentos são recomendados.
Os benefícios trazidos pelo HArmonyCa® são visíveis em dois momentos distintos. “Logo de imediato, o rosto recupera volume e ganha novo contorno, é o ácido hialurônico agindo”, detalhou o dermatologista André Braz (CRM 52634239), do Rio de Janeiro, durante uma conversa recente que tivemos sobre o HArmonyCa®. “A partir de um mês, começa-se a observar o efeito do bioestimulador”, complementa a Dra. Patricia Ormiga. “A pele vai ganhando firmeza, brilho e ficando mais esticada, adquirindo um aspecto mais viçoso.”
A duração dos resultados depende das características da pessoa, e varia de 9 a 18 meses. A partir daí, começam a decrescer e uma nova aplicação pode ser recomendada pelo profissional de saúde responsável.
Quer fazer um teste rápido para conferir como está a sua pele? Clique aqui.
Alguns lembretes finais
O novo injetável não é indicado para gestantes, pessoas com doenças autoimunes ou com uma infecção ativa (herpes, por exemplo).
Outra informação importante: não se deve utilizar laser, ultrassom, radiofrequência ou qualquer outra tecnologia que empregue calor no mesmo dia em que é feito o HArmonyCa®. “Eles podem diminuir o efeito do produto”, explica o Dr. André Braz.
Por fim, exercícios aeróbicos devem ser evitados por dois dias. Isso ajuda a diminuir a probabilidade de haver inchaço.
* Este post é uma Ação Beauty Editor – uma parceria publieditorial com uma marca ou empresa que segue os mesmos critérios de qualidade de todo o conteúdo do site. Para saber mais como funcionam essas ações, clique aqui!
Deixe um comentário