Fenty Beauty no Brasil: linha que revolucionou a maquiagem chegou!

Fenty Beauty no Brasil maquiagem

Cantora Rihanna maquiagem Fenty Beauty

Fenty Beauty no Brasil. Assim, sem praticamente nenhum aviso prévio – só um zunzunzum na web e no Instagram quando um perfil ligado a celebridades (o @bchartsnet) descobriu que os produtos da linha estavam em processo de análise na Anvisa –, a marca de maquiagem mais comentada nos últimos três anos acaba de desembarcar no Brasil. A partir deste 18 de agosto, os produtos (primers, bases, batons, iluminadores… são mais de quarenta tipos) passam a ser vendidos exclusivamente pela Sephora (online e em lojas físicas). E, se não estivéssemos em tempos de pandemia e de muitas medidas de prevenção contra o coronavírus, acredito que as lojas ficariam lotadas de clientes, todas loucas para colocar suas mãos nos testers e provar, sem esperar um segundinho a mais, cada uma das novidades by Fenty.

MAS O QUE A FENTY BEAUTY TEM DE ESPECIAL?

Mas para quem não conhece a marca, talvez uma primeira pergunta inevitável sobre ela seja: entre tantas linhas existentes, o que a Fenty Beauty tem de tão especial? Eu conto: ela conseguiu mudar, em um chacoalhão, todo o mercado da maquiagem.

base de maquiagem fenty beauty

Três das quase infinitas cores da base matte da Fenty

Sim, marcas com uma paleta de cor ampla, que atendiam muitos tipos de pele, já existiam. MAC Cosmetics e Make Up For Ever, por exemplo, sempre ofereceram uma vasta opção de tons de base e de corretivo. E, aqui no Brasil, a Natura já vinha fazendo há tempos um movimento de deixar sua cartela mais inclusiva. Porém, a Fenty chegou chegando, oferecendo, logo de cara, 40 nuances diferentes de base – quantidade que pouco depois foi ampliada para 50 variações. Peles claras, médias, escuras e retintas, de tom quente, neutro ou frio e com os mais variados subtons, passaram a ser atendidas em um piscar de olhos dentro de uma mesma linha, o que garantiu que a grife conquistasse, logo de cara, todas as pessoas que se sentiam desatendidas pela oferta proporcionada por outras empresas.

Além de disponibilizar toda essa gama de produtos e ir de encontro a uma carência latente, a Fenty também fez questão de demonstrar o que estava fazendo em toda a sua comunicação. Mulheres de todos os biótipos foram incluídas nas campanhas, sempre com uma atitude positiva em relação à beleza. Inclusão e diversidade deixaram de ser conceitos vagos ou trabalhados de maneira tímida; tomaram corpo, saíram para a rua, agradaram consumidores e obrigaram todas as outras empresas a saírem correndo atrás.

FENTY BEAUTY NO BRASIL: O QUE CHEGOU POR AQUI?

Como falei na abertura do post, mais de 40 tipos de produtos de beleza da Fenty desembarcaram de uma tacada só. As bases, claro, são as grandes estrelas.

Há dois tipos, ambos com os 50 tons mencionados. O primeiro, o Pro Filt’r Soft Matte, é, como o nome já diz, matte. Tem cobertura média e que pode ser construída e efeito difusor (ajuda a disfarçar os poros). O segundo, o Pro Filt’r Hydrating, também tem cobertura média mas o resultado é natural – e conta com ativos hidratantes, como o hialuronato de sódio, na formulação.

batom matte líquido Fenty Beauty

Stunna Lip Paint, batom líquido matte de longa duração: um entre os vários produtos para os lábios da Fenty.

Há também primers (três tipos, com efeito matte suave, matte e sedoso/hidratado), corretivo, pós, bronzers, blush cremoso, blush iluminador em stick, batons, gloss, máscara para cílios, lápis para olhos e para sobrancelhas, delineador, sombras e, meus queridinhos da vida, os iluminadores.

iluminador para a pele em stick

Iluminadores Stix Glow…

iluminador em pó fenty beauty

…e o meu queridinho, o Killawatt.

São quatro variações, entre elas uma que tenho desde o lançamento da marca, o Killawatt – um estojo que traz dois iluminadores em pó, um de efeito mais delicado, outro mais potente. O meu é o que combina as cores Mean Money e Hu$tla Baby, ambas champanhe levemente rosadas, e posso garantir para você: é um dos highlighters mais incríveis que já usei na vida!

Para complementar, uma coleção de pincéis de maquiagem para loucas por pincéis, como é o meu caso, ficarem impactadas: são dezessete, um mais lindo (e, aparentemente, mais funcional) do que o outro.

SE TER A FENTY AQUI NO BRASIL É IMPORTANTE?

Para mim, é sim. Por tudo o que essa marca de maquiagem representa e, claro, pelas entregas em termos de performance que pretende fazer. Claro que o impacto de sua proposta chega um pouco mais diluído, já que, de 2017, quando foi lançada, para cá, muitas outras empresas (importadas e nacionais) já ampliaram suas grades de cor e renovaram seu discurso para falar de inclusão e de diversidade. Mas a mensagem continua forte e muitíssimo importante. Que a Fenty chegue, mais uma vez, causando. E que permaneça sendo um bom exemplo para todos os envolvidos na indústria da beleza, hoje, amanhã e sempre.

Por @mceciliaprado

Fotos: divulgação Sephora / Fenty Beauty

Comments

  • Kely tatiane

    parceria com blogueiras não famosa creio que não irão fazer né! Recebidos só os que já tem dinheiro pra comprar !!

    • Maria Cecília Prado

      Oi Kely, tudo bem? Não tenho informações de como a marca mapeou seu projeto de lançamento e de parcerias. Mas, se souber de algo, conto! Beijo e continue aqui no Beauty Editor.

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