Samer Khouzami. Conhece esse nome? Talvez não, mas muito provavelmente já ouviu falar no seu trabalho no mundo da beleza. O maquiador libanês virou fenômeno no Instagram e nas redes sociais por conta de suas técnicas de contorno que transformam o rosto da cliente. Pense no estilo Kim Kardashian, porém mais refinado e personalizado de acordo com as formas do rosto de cada pessoa. A maquiadora Claudia Aun Abrahão, que estreia como colaboradora do Beauty Editor, esteve no Líbano em meados de agosto e conseguiu uma entrevista exclusivíssima com Khouzami, que falou sobre os bastidores de sua história profissional e sobre o que é importante para deixar uma mulher bonita. E revela que, apesar de famoso, o especialista em maquiagem surpreende pela simpatia. “Samer foi muito receptivo e paciente ao responder todas as minhas perguntas.”
Confira o resultado do bate-papo a seguir!
Beauty Editor: Pesquisei sobre seu início de carreira e sua história na internet, mas não consegui achar muita informação. Como foi que você chegou aonde esta hoje?
Samer Khouzami: Existe um motivo para isso: estamos trabalhando em um projeto ainda secreto e por conta disso retirei da internet todas as entrevistas que já dei falando sobre minha história. Mas, como esse projeto de beleza está prestes a ser lançado, posso contar alguns detalhes com exclusividade para você. Sou o mais novo de quatro irmãos e todos foram à faculdade; porém, quando chegou a minha vez, minha família estava passando por uma crise financeira e não tinha como bancar meus estudos. Então, arranjei trabalho como faxineiro em um salão de beleza perto de casa para juntar dinheiro e poder estudar design gráfico na Lebanese University. Eu trabalhava e estudava ao mesmo tempo e comecei a observar uma relação entre o que aprendia nos livros e o que os profissionais de maquiagem do salão faziam – um paralelo entre harmonia, simetria, cores e equilíbrio. Foi aí que, com a autorização dos proprietários do lugar, comecei a brincar com maquiagem, suas formas e os contrastes de sombra e luz. Por ter criado minhas próprias técnicas e adotar essa visão diferente do rosto humano, ganhei popularidade e as pessoas da minha vila – e até das regiões próximas – começaram a querer ser atendidas por mim. Ficou claro que o caminho da maquiagem era promissor. Assim, quando me formei, não tive muitas dúvidas: comprei meu próprio kit de produtos de beleza e nunca mais parei de trabalhar na área.
BE: Como é o cenário da beleza no Líbano?
SK: O país sempre ditou tendência na região, o mercado de beleza aqui é enorme e mesmo que não tenhamos nenhuma marca de cosméticos de grande expressão, contamos com os melhores profissionais do Oriente Médio. E a consumidora daqui é exigente, o que estimula o crescimento. Mas também percebo que, por a maquiagem ter se tornado uma moda, o número de makeup artists não para de crescer. Está ocorrendo uma saturação de profissionais.
BE: Que look deixa qualquer mulher linda, invariavelmente?
SK: A pele e os contornos sempre devem ser feitos primeiro. Olho para a cliente, analiso seus traços e com contornos e luzes realço sua beleza. Se você revelar o que o rosto tem de melhor, não é preciso muito mais do que máscara para cílios e gloss para complementar o visual.
BE: Quais são seus planos futuros?
Este é o último ano do Ultimate Beauty Tour, o programa de workshops de maquiagem que ministro em lugares do mundo todo [em novembro, inclusive, Samer virá ao Brasil para dar aulas e ensinar suas técnicas para os profissionais daqui – o evento ocorrerá em Foz do Iguaçu e já está com as inscrições esgotadas]. Já tenho um novo projeto para 2015, mas ainda não posso falar muito sobre ele. Em dezembro, lanço minha linha de pincéis profissionais. As primeiras lojas serão em Dubai, mas será possível comprá-los online a partir de qualquer lugar do mundo. Serão dois kits, um de 18 pincéis para uso pessoal, e outro de 24 acessórios para profissionais
(Update: quer saber mais sobre a coleção de pincéis de maquiagem de Samer Khouzami? Contamos tudo neste post!).
Há alguns pincéis que considero indispensáveis e aparecem nos dois kits, mas cada um dos conjuntos foi muito bem planejado para atender a necessidades diferentes – a ideia é dar ao consumidor, seja uma mulher que ama maquiagem, seja um maquiador que trabalha na área, todas as ferramentas essenciais para realizar o seu trabalho. No momento não tenho planos de lançar uma linha de maquiagem, mas nunca digo nunca. Quanto ao futuro mais distante, ainda não sei. Mas como nunca me dou por satisfeito, o que visualizo é um crescimento constante.
Quer ficar atualizada sobre os cursos de Samer Khouzami pelo mundo? Então cheque a programação no site oficial do maquiador!