Caio Toledo: o maquiador e professor do Senac queridinho em Rio Preto

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-maquiador-caio-toledo-senac-rio-preto-maquiagem-cabelo-entrevista-1

O que faz  um maquiador de 29 anos ser um sucesso no universo da beauté  de Rio Preto e região? Te conto neste post muito especial sobre a trajetória do maquiador Caio Toledo. Apesar de ser um dos mais novos (de idade mesmo, não de carreira, ok?), maquiadores da cidade, ele tem um background de fazer inveja a veterano. Cria belezas para campanhas de várias marcas importantes aqui na região (é do time de produção de Moda da agência de publicidade MG2), faz maquiagem social, dá aulas no curso de maquiagem do Senac – o mais tradicional da cidade – e, além disso tudo, ministra treinamentos para as franquias de O Boticário e Quem Disse, Berenice?. Minha entrevista com Caio foi uma das mais longas que fiz até hoje! Ele tem tanta história para dividir que não tem como não se inspirar e “garrar amor” pela sua carreira.

Bom, então vamos lá contar um pouco sobre a vida do muso! O começo na profissão foi bem informal. Sempre gostou de observar a mãe se maquiando, e por volta dos 15 ou 16 anos, já cuidava do look dela. Depois, passou a produzir as primas, as amigas das primas… e aí não parou mais. Adorava comprar produtos de make e com 18 anos começou a trabalhar para valer com isso. O tio iria se casar e a noiva pediu que ele fizesse sua maquiagem – foi seu primeiro job remunerado. “Já comecei enfrentando um grande desafio, o de criar um make que ficasse bonito ao vivo e nas fotos e que durasse intacto por horas”, conta Caio. “Mas, naquela hora, não pensei nisso, só me dediquei muito. E deu certo.”

Nessa mesma época, vários fatos aceleraram a evolução profissional de Caio. Entrou na faculdade de moda, a UNIRP, conheceu Thaís Celentano, maquiadora que trabalhava com produção de vídeo e, graças a indicações dela, começou a pegar trabalhos em comerciais e vídeos editoriais. Passou a desenvolver workshops para as matérias do currículo e, por meio deles, ampliou seu repertório. E, por fim, decidiu cursar maquiagem no SENAC.

“Após terminar a faculdade e o curso, fui para Londres, na Inglaterra, estudar inglês e fazer pós-graduação em produção de moda. Mas, quando estava prestes a me matricular nela, descobri que o College of Fashion, instituição onde iria fazer o curso, oferecia também várias especializações em maquiagem. Acabei desistindo da pós e me matriculando em Produção de Imagem. Era tudo o que eu queria: me ajudou a entender diferenças e técnicas para maquiagem de passarela, para foto preto e branco, para realçar joias, e muito, muito mais.” Na mesma instituição, fez também um curso do mesmo gênero voltado para cabelo, no qual aprendeu a colocar aplique, criar volume para fotos e outros truques mais. “Voltei de lá, um ano e meio depois, com muito mais bagagem – cultural e de material mesmo, já que retornei com a mala cheia de produtos de beleza incríveis.”

E por falar em produtos incríveis, quais são aqueles dos quais Caio gosta mais? Ele é fanático por bases da Make up Forever, da Dior, da MAC e dos corretivos Kryolan. Para preparar a pele ou aumentar a durabilidade do make ele aposta em primers como o Pré Maquiagem da Contém 1g, pelo High Definition Primer da Make Up For Ever, Fix Plus, da MAC e para finalizar o Fixing Powder da Kryolan, todos ótimos para deixar a pele impecável.

Para aumentar a pigmentação das sombras Caio não dispensa o Eyeshadow Primer Potion da Urban Decay. “Sempre uso para reforçar os tons das cores da paleta Naked e potencializar o brilho de sombras da MAC, tanto as Baked como as da linha Dazzleshadow. Também uso o Pro Longwear Paint Pot da MAC como uma base para sombras, ao invés do primer. Minha cor favorita é a cor Chilled on Ice.

Já deixei você com gostinho de “quero saber mais” só com esses produtinhos né? Mas ele conta que adora conhecer o que é novo, pesquisar o que existe no mercado e, sem preconceitos, entender como é possível trabalhar com aquilo e então obter bons resultados. “Faço tour frequentes pelas lojas de maquiagem para conhecer os lançamentos.” Listei mais alguns dos favoritos de Caio no fim desse post, continue lendo que você chega lá!

Quando retornou ao Brasil, o maquiador, que estava louco de vontade para colocar tudo aquilo em prática, foi trabalhar em salão, fazendo maquiagem e trabalhando como auxiliar de cabelos. Foi quando incrementou ainda mais seu conhecimento profissional, aprendendo a cortar, descolorir, tingir… Passou por alguns endereços até surgir o convite para a atividade que faz parte de sua vida até hoje: retornar para o Senac, dessa vez como professor do curso de maquiagem. Mais um desafio para quem se considera tímido, mas que, claro, ele também superou.

[Dica: caso você esteja pensando em fazer um curso com o Caio, o Senac já abriu inscrições para a primeira turma de 2016, dá uma olhada lá no site da instituição! Eu já fiz minha matrícula, não resisti!]

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-maquiador-caio-toledo-senac-rio-preto-maquiagem-cabelo-entrevista-produtos-favoritos

Ai gente, quanta história! Confesso de novo, virei fã! Agora, conforme prometi, aqui vai a lista com aqueles produtinhos que Caio AMA, além daqueles que citei anteriormente (todos podem ser vistos aí na foto acima):

  • Paleta de Corretivos Dermacolor  Kryolan “Com alta pigmentação, tem cores-chave para fazer qualquer tipo de correção. Basta usar um produto para diluir que os corretivos tom de pele se transformam em base de alta cobertura imediatamente – sem deixar o resultado pesado.”
  • Paleta de Corretivos Contour Cream Kit Anastasia Beverly Hills  “São cores mais quentes em relação às da Kryolan e fáceis de esfumar – misturam-se com a base sem deixar o contorno marcado.”
  • Glitter holográfico das marcas Coastal Scents, O Boticário e Yes! Cosmetics “À primeira vista podem parecer meio carnavalescos mas, quando usado com moderação sobre sombras neutras, conseguimos olhos poderosos, perfeitos para baladas.”
  • Paleta Nude Tude da The Balm “Para mim, no quesito sombras, é o kit que agrega o melhor custo benefício. As cores são bem pigmentadas, porém fáceis de esfumar. Amo o preto fosco, que é um dos mais intensos que já utilizei.”
  • Cílios postiços  Uma boa maquiagem, para mim, exige um bom par de cílios postiços. Eles realçam o olhar e deixam o make irresistível. Uso os com fios naturais para realçar o olhar e vario bastante as marcas. Depois de aplicado, realço e volumizo com a máscara para cílios Pumped up da Maybelline. Se você ainda resiste ao uso por achar difícil de aplicar, tenha sempre a mão um bom curvex. Para deixar o look ainda mais diva, invista em um delineado perfeito e não tão fino como o proporcionado pelo Delineador They’re Real! da Benefit.
  • Pinça e  o Corretivo em Pasta da Contém 1g: Também dou aulas no curso de design de sobrancelhas e sempre utilizo esses produtos para realçar e definir.
  • Luxury Powder cor Banana da Ben Nye “Esse pó ficou famoso depois que o maquiador da Kim Kardashian o postou em uma rede social. Ele finaliza a pele, criando uma camada finíssima que matifica. Ideal para  peles de morenas a negras quentes, pois não esbranquiça nem um pouco nem deixa o acabamento acinzentado.”
  • Paletas de sombra I-Divine da  Sleek, em especial aquelas mais coloridas. “Sou fã da pigmentação. São bons investimento para quem procura tons vibrantes ou fantasia, os preços da empresa são mais em conta em relação aos de outras marcas estrangeiras.”
  • Blush e Paleta Blush by 3 da Sleek:  A pigmentação é sensacional!  Essa paletinha de 3 tons é versátil e prática com iluminador, blush e bronzer em um único produto.
  • Blushes da MAC ” Não dispenso os da linha Mineralize. Eles têm efeito acetinado, com brilho sutil, bem diferente de outros baked blushs.”
  •  Iluminadores Girl Meets Pearl e Watts Up!! da Benefit. “O efeito do iluminador valoriza a pele e fotografa muito bem.
  • Lip Liner Pencil da Nyx “Gosto do preço da marca e da variedade de cores dos produtos. A pigmentação desse lápis é incrível. Uso para contorno ou até como batom.”
beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-maquiador-caio-toledo-senac-rio-preto-maquiagem-cabelo-entrevista-2
Eu e Caio, depois da entrevista. Estou louca para começarem as aulas e poder aprender ainda mais com o fera!
Fotos: Letícia Homsi 

Sou formada em Negócios da Moda e até já trabalhei na área, para a grife Carlos Miele. Porém, acabei virando repórter de beleza após fazer um estágio na revista ESTILO. Foi nessa época, em 2010, que me dei conta de como já era encantada pelo mundo da beauté. Sempre gostei de testar técnicas para fazer penteados ou maquiagem sozinha, em casa, e há muito tempo sou apaixonada por esmaltes, produtos para o cabelo, lápis, delineador e máscara para cílios. Depois da experiência na ESTILO, escrevi para outras revistas, como ELLE, CLAUDIA e GLOSS. Hoje, cuido do departamento de marketing e sou social media manager de um recém-criado e-commerce de beleza, o Pop Make Up, e continuo colaborando para algumas revistas femininas. Aqui, vou mostrar novidades em serviços e produtos da minha terrinha, São José do Rio Preto – onde fico a maior parte do tempo –, além de contar minhas impressões sobre os lançamentos mais recentes.

Comments

  • Andrea Martins

    Parabéns pela matéria… Sou suspeita em falar sobre Caio Toledo, excelente e profissional e um ser humano incrível!!! Digo isso com propriedade porque tive a oportunidade de ser aluna dele na turma12 de Make do Senac! Amei!!!!

  • Isa

    Achei super vantajoso esse assunto. Mano da hora chegou meu colchão novo. Comprei aquele famoso colchão inteligente. Usei esse colchão teurapetico http://ocolchaointeligente.com.br Aí se me ajudou deve diminuir o nervosismo de alguém. Vê ai se colei certo o endereço por favor. Alguém daqui já usou? Falaram que trata até insonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.