Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Tratamentos para deixar o cabelo bonito durante a temporada de verão

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 22/02 | 0 |

Para quem mora em Recife, como é o meu caso, verão que é verão inclui uma temporada de praia. Seja por alguns, seja por vários dias (o que for possível no momento), a gente se muda com a família e/ou os amigos para Porto de Galinhas, Carneiros ou algum outro destino onde seja possível passar um tempinho curtindo o sol e o mar e recarregando as energias. Parece tudo incrível, certo? Mas tem seu lado ruim também. É que praia, piscina, sal e sol, no meu caso, trazem um resultado do qual não gosto nadinha: cabelo super ressecado e indomável. Me sinto bem menos bonita durante essas temporadas.

Este ano, resolvi adotar uma estratégia diferente para evitar esse momento de infelicidade capilar. Afinal, adoro experimentar produtinhos que tragam beleza e saúde para o meu cabelo e sou vaidosa – porque então pisar na bola durante o verão?

Comecei sendo mais esperta na hora de fazer mechas – decidi dar uma clareada no cabelo às vésperas do Natal, queria dar uma iluminada no visual. Sim, eu tenho plena consciência que esse tipo de química pode ser terrível para cabelos mais frágeis, ainda mais nessa época do ano. Mas também sou dessas que preferem estar iluminadas, meio loiras mesmo, e correr atrás do prejuízo em vez de manter a cor original. Então, comecei o cuidado já no dia do clareamento, usando um tratamento lançado ano passado que se chama Bond Angel, da marca Braé.

O cuidado começa na hora da coloração

Bond Angel é um linha de tratamento capilar e deve ser usada tanto durante o processo de descoloração do cabelo como depois. Os produtos têm como função preservar a integridade dos fios durante a transformação. O primeiro deles (passo 1) é misturado ao descolorante e à água oxigenada e ajuda, durante a reação química do clareamento, a evitar que os fios fiquem muito danificados. O segundo deve ser aplicado depois que a química é totalmente removida do cabelo, nos fios ainda molhados; depois de um tempo de pausa de 20 minutos, deve-se enxaguar e continuar a limpeza normalmente, ou seja, aplicar xampu e condicionador. Acreditem: meu cabelo terminou o processo muito mais íntegro do que o que costuma acontecer quando o clareio. Foi aí que já comecei a me sentir mais segura para enfrentar a temporada de verão.

Quem cuida do meu cabelo é a minha irmã, Mônica Lapenda, que é cabeleireira especializada em coloração (aliás, também ando atuando nessa área… mas essa é outra história, que conto em um post futuro). Depois de tomar esses cuidados na realização das mechas, ela me deu um outro conselho: disse que eu deveria fazer mais um tratamento profissional complementar, pois só assim conseguiria garantir meeeesmo a beleza e a força dos fios.

Depois, manutenção no salão

Concordei, claro. Esse segundo tratamento foi feito com a linha L’Oréal Professionnel Absolut Repair Pós-Química. Ela é composta por cinco produtos: xampu, condicionador, ampola (esta, só para uso em salão), máscara capilar e selador. Essa bomba de hidratação é simplesmente incrível e realmente tem um efeito superlegal tanto a curto como a longo prazo. No dia da química, a sequência foi a seguinte:

1. O cabelo foi lavado com o xampu (isso foi feito depois que terminou o ritual com o Bond Angel).

2. A ampola foi aplicada mecha por mecha, com bastante massagem. O ideal é que a massagem comece nas pontas, seguindo em direção ao comprimento. Tempo de ação depois de todo o cabelo estar envolvido pela ampola: cinco minutos.

3. Depois que a ampola foi enxaguada, a máscara capilar também foi aplicada mecha por mecha, e da mesma forma: no sentido das pontas para o comprimento. Tempo de pausa igual, de cinco minutos.

4. Por último, entrou o selador. Ele foi aplicado no cabelo úmido (quem quiser pode secar ou fazer escova depois, não há problema).

Esse mesmo tratamento deve ser usado como manutenção, pelo menos uma vez por semana. Fui bem focada nessa parte: passei janeiro e esta metade de fevereiro cumprindo direitinho a programação.

E na praia, o cuidado continua!

Medida final na temporada de cuidados caprichados com o cabelo: apliquei, toda vez em que fui à praia, uma dose generosa da Proteína, da linha de tratamento do Spa Dios. É um produto que promete devolver a vitalidade e a beleza do cabelo – uma espécie de máscara para usar antes da lavagem que também pode ser utilizada na praia ou na piscina, sob o sol.

Resultado de tanto esforço? Você pode comprovar nestas minhas fotos, clicadas hoje. O cabelo está inteirinho, brilhante, sedoso. Nem parece que, nos últimos dois meses, passou por todos os estresses de verão. Cuidar dos fios vale a pena, garotas. Comprovei e agora não bobeio mais.

Por Carol Lapenda

Nota da editora: quer mais dicas de como cuidar do cabelo no verão? Então entra neste post aqui, escrito pela colaboradora Vanessa Ventura!

Fotos: Monica Lapenda (Carol Lapenda), reprodução (Bond Angel) e divulgação (L’Oréal Professionnel e Spa Dios)

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários