Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Curso de maquiagem na Make Up For Ever em NY: fiz e conto tudo!

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 17/06 | 5 |

Já faz alguns dias que voltei de uma viagem à Nova York e ela não sai da minha cabeça. A experiência foi ainda mais especial do que uma viagem normal (que já é normalmente bacana), porque tive a oportunidade de fazer um supercurso na renomada escola de maquiagem Make Up For Ever Academy.

NY é uma cidade incrível e só o fato de estar lá já é uma experiência maravilhosa  para todos os profissionais que trabalham com moda e beleza. A cidade é tendência pura e confesso que uma das coisas que mais gosto de fazer ao andar por suas ruas é observar as pessoas e o jeito de ser da mulher novaiorquina. Isso sem contar a quantidade de lojas de beauty com as quais a gente se depara a cada saída. Um sonho!

Mas vamos ao que interessa, contar como foi minha vivência na escola. Foram cinco intensos dias de curso de maquiagem que começavam às dez da manhã e terminavam às cinco da tarde. Na parte da manhã, a professora fazia a demonstração de técnicas e looks; na parte da tarde, nós, as alunas, colocávamos a mão na massa.

O curso foi ministrado especialmente para 16 brasileiras que se juntaram e formaram essa turma. Por causa disso, tivemos em nossas aulas uma tradutora que intermediava toda a conversa entre a professora e o grupo. Aqui, já fica a primeira dica: se você e mais amigas/amigos maquiadores (ou amadores, mas que tenham um bom conhecimento prévio) se reunirem e planejarem a ida em conjunto, conseguem organizar, com a escola, a formação de uma turma similar, que conte com a tradução. Ajuda bastante, viu?

A aula foi ministrada pela maquiadora Floriane David (Instagram: @florianedavid), que trabalha na marca desde 1992. Floriane já ensinou na Make Up For Ever Paris Academy e na escola London College of Fashion.  Em Paris ela foi orientada por ninguém menos que Dani Sanz, a criadora da Make Up For Ever. Não poderíamos ter tido uma profissional melhor para nos dar aula: Floriane é um doce e, além disso, supercompetente e capaz de olhar nossas atividades com olhos críticos e fazer comentários bastante construtivos. Amei!!!!

A marca é muito conhecida pelo seu expertise em produtos para maquiar a pele. Não é à toa que foi a primeira a lançar uma base com tecnologia HD. Por causa disso, o curso é todo construído sobre as possibilidades que produtos tecnológicos, de ótima qualidade (e, claro, a forma de aplicá-los), podem trazer para o look.  Floriane sempre maquiava sua modelo (uma das alunas) de frente para uma câmera filmadora, de modo que esta ficava de costas para a turma e nós acompanhávamos todo o processo por monitores. O objetivo  era mostrar os efeitos da maquiagem na tela e deixar claro como é importante cuidar dos pequenos detalhes na pele.  Esses detalhes, embora pequenos, aparecem muito na tv e/ou fotografia e acrescentam demais ao resultado final.

Floriane David em ação. Assistíamos a demonstração pelo monitor.

Floriane David em ação. Assistíamos a demonstração pelo monitor.

Logo no primeiro dia tivemos um super exercício onde trabalhamos com a famosa paleta colorida chamada Flash. O exercício foi fenomenal, já que tinha como objetivo construirmos a base para nossas modelos usando apenas as cores amarelo,  vermelho, azul e branco. Pudemos entender bastante sobre colorimetria e seus segredos e perceber que o equilíbrio entre essas cores ajuda a chegarmos ao tom exato da pele.

Construíndo a base com as cores primárias azul, vermelho, amarelo e branco da paleta Flash MUFE.

Construíndo a base com as cores primárias azul, vermelho, amarelo e branco da paleta Flash MUFE.

Esse foi o resultado do exercício feito com a paleta Flash. Base feita sobre medida para minha modelo, colega de turma e irmã! (sim, ela também maquia!).

Esse foi o resultado do exercício feito com a paleta Flash. Base feita sobre medida para minha modelo, colega de turma e irmã! (sim, ela também maquia!).

Nos outros dias, trabalhamos unindo maquiagem e história: estudávamos as décadas passadas e suas questões sociais e o reflexo que o que acontecia em cada época imprimia na maquiagem. Em paralelo, aprendemos as técnicas empregadas para fazer cada tipo de make. Impressionante como nos dias atuais continuamos utilizando tantos recursos (ainda que aprimorados) de tempos muito distantes!

Também tivemos um dia totalmente dedicado às noivas. Floriane escolheu um make clássico e atemporal para embelezar essa mulher, daqueles que agradam a maioria das pessoas e a diferentes culturas.

Makes feitas por mim. A primeira utilizando técnicas dos anos 1960s e a segunda mostrando um clássico make de noiva.

Makes feitas por mim. A primeira utilizando técnicas dos anos 1960s e a segunda mostrando um clássico make de noiva.

Nas tardes – que, como já mencionei, eram os momentos de prática –, entrávamos em contato com todos os produtos Make Up For Ever. Imaginem um acervo supercompleto de produtos com os mais variados acabamentos e texturas para experimentarmos… Show! Cada dupla de alunas se juntava e ficava numa estação onde uma maquiava a outra. Era tudo muito organizado e limpo e nós tínhamos acesso a tudo. Ao longo da semana, acabamos por conhecer bem cada item.

Conhecendo bem os cosméticos, pudemos escolher com cuidado o que iríamos comprar. A melhor notícia é que ao estudar na MUFE acabamos ganhando um desconto de 50% nos produtos. Legal, não é? Depois de tanto experimentar, fiz minha listinha e me esbaldei em comprinhas para repor meu estoque de maquiagem. Ah, e ainda ganhamos um super kit da marca. Dentre eles a paleta Flash que comentei, algumas sombras, pó HD e um kit de pincéis maravilhoso [já falamos deles aqui no site, saiba mais!]. Ficamos encantadas, ainda mais quando descobrimos que, graças a inovações nos cursos que estão sendo feitas nos últimos tempos, havíamos sido a primeira turma a ganhar esse presentinho. Que sorte deliciosa essa nossa!!!!!

Kit que ganhamos com todos os produtos mencionados acima. Superpresente!

Kit que ganhamos com todos os produtos mencionados acima. Superpresente!

Falando em comprinhas, esses abaixo foram alguns dos materiais que adquiri para meu kit de trabalho. Tentei focar em produtos para minhas noivas. Por isso, escolhi a Base Mat Velvet, que considerei superadequada para o clima do Nordeste. Também comprei os corretivos de alta cobertura chamados Full Cover, igualmente à prova de água. Como make de noiva tem que ter longa duração, não poderia deixar de ter o famoso Aqua Seal, que é um fluido que transforma nossos produtos de maquiagem em waterproof. Seguindo esse mesmo raciocínio, veio fazer parte da minha maleta o Mist & Fix, famoso fixador da Make Up For Ever. Além disso, comprei diluentes, sombraslimpadores potentes de pincéis.

E aproveitando as horas vagas entre um momento de curso e outro, gastei também com alguns itens de outras marcas. Estava precisando repor meu estoque de delineadores, por isso resolvi experimentar um preto da Iglot (cor 77) e um marrom lindo de viver da Bobbi Brown (cor Chocolate Shimmer Ink). O Face Primer Base Visage da The Balm também entrou para minha listinha, assim como o belíssimo pigmento Magnificent Metals Foil Finish da Stila (cor Kitten). Por último, vieram parar na minha mala várias sombras da Anastasia  Berverly Hills.

Produtos que vieram no kit de mimos + boa parte das minhas compras. Meu arsenal ganhou um update!

Produtos que vieram no kit de mimos + boa parte das minhas compras. Meu arsenal ganhou um update!

Bem pessoal, realmente amei o curso, achei tudo muito organizado e sério. A escola é fantástica e vale super a pena o investimento. Espero que outros maquiadores se interessem e possam se organizar para conhecer. Para quem sabe e domina o inglês tudo fica mais fácil já que são oferecidos vários tipos e formatos de curso. Espero que tenham gostado do post e qualquer dúvida, é só perguntar.

Recebendo meu certificado: eu e Floriane no dia da conclusão do curso!!!

Recebendo meu certificado: eu e Floriane no dia da conclusão do curso!!!

Vou deixar aqui o endereço da escola para quem quiser entrar em contato:

552 Broadway, New York, NY, 10012, Estados Unidos. Tel. : +1 212 3773600

www.makeupforever.com

Fotos: Carol Lapenda

 

 

 

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários