SOS pele: cinco perguntas para Chris Castro, do Blog Nutrição e Beleza

Por Maria Cecília Prado em 28/08 | 2 |

dicas para pele perfeita

Você conhece a Chris Castro? Eu não a conhecia até cerca de um ano atrás, quando passamos a nos encontrar em eventos de beleza e a ter mais contato. Chris criou um blog bem bacana, o Nutrição e Beleza, que combina seus dois temas favoritos: nutrição (ela é nutricionista formada) e beleza (é apaixonada pelo assunto). E em um desses nossos encontros recentes, tivemos uma ideia: e se uma entrevistasse a outra sobre nossos pontos de vista e nossas paixonites de beauté? O resultado você pode conferir aqui, com as respostas que a Chris deu para minhas perguntas focadas na saúde da pele, assim como no blog dela, onde estão publicadas as minhas respostas para sua entrevista.

1. Chris, conta para a gente: por tudo o que você estuda e observa, o quanto é possível melhorar a qualidade da pele incrementando a dieta?

É possível melhorar muito! 20% da beleza e do viço da pele têm a ver com a genética e 80% têm relação com nossos hábitos de vida, especialmente com aqueles ligados à alimentação. As células da nossa pele, assim como as de outros tecidos do corpo, se alimentam dos nutrientes vindos das refeições. Ou seja, manter uma dieta equilibrada é fundamental para a sua saúde e a sua beleza!

2. O que seria uma dieta favorável para a pele, afinal?

A dieta ideal para trazer saúde, viço e aspecto radiante é aquela que garanta a hidratação, as proteínas e os antioxidantes nas quantidades suficientes para a manutenção e a reparação da pele. Em linhas gerais, o que eu recomendo é que se tome muita água – o hidratante mais econômico, mais democrático e mais potente que existe – e que se consuma quatro nutrientes em especial:

a-) o colágeno, proteína estrutural importantíssima para a firmeza da pele. Como é raro a pessoa conseguir obter todo o colágeno necessário por meio da dieta, na maioria dos casos é necessário usar suplementos (sempre com orientação de um nutricionista profissional);

antioxidantes pele perfeita

b-) a vitamina C, que é um antioxidante potente – ela está presente, principalmente, nas frutas cítricas (laranja, limão, kiwi etc.);

c-) o betacaroteno, que ajuda a proteger contra os efeitos nocivos do sol (cenoura e mamão são duas fontes bem conhecidas desse ativo);

d-) o licopeno, um antioxidante potente que atua tanto protegendo contra danos como estimulando a regeneração celular. Ele está presente em vegetais de cor vermelha, como a pimenta, o pimentão e o tomate.

3. E os alimentos (ou substâncias) que roubam o viço da pele e a enfraquecem, quais são?

No geral, são os mesmos que envenenam o corpo com um todo. Mas, se fosse para citar um principal, seria o açúcar. Ele prejudica muito a firmeza da pele, pois se liga ao colágeno e à elastina, fibras responsáveis pela sustentação, e provoca sua quebra. Quanto mais o açúcar está presente no cardápio, menos colágeno e menos elastina ficam disponíveis e maior é a flacidez.

4. Sobre cabelo e unhas: como a alimentação pode deixá-los mais fortes?

No geral, os nutrientes que atuam em benefício da pele também melhoram a qualidade do cabelo e das unhas. Porém, caso a pessoa esteja passando por uma situação mais crítica – perceba que unhas e cabelo estão fracos e quebradiços –, pode ser necessário potencializar o consumo de nutrientes específicos, como a biotina e o silício. Sempre sob a orientação de um endocrinologista ou nutricionista!

5. Para fechar: existe algum nutriente específico do qual você seja fã? Qual e por que?

Depois de passar dez anos estudando nutrição e beleza e trabalhando com isso (e de ter, inclusive, escrito dois livros sobre esses temas), comecei a indicar um cardápio focado na beleza para minhas pacientes. E pude constatar que mulheres que aderiam a uma dieta farta em antioxidantes apresentavam uma melhora significativa no aspecto da pele!!! O passo seguinte foi democratizar o que eu fazia com poucas mulheres no consultório: transformei essa minha expertise em um programa de educação online, no qual oriento as mulheres a seguirem o cardápio da beleza e incentivo às práticas saudáveis de cuidados com a pele. Batizei de Programa Fórmula da Pele Radiante e asseguro: em 30 dias os resultados são visíveis no espelho!

Gostou? Então checa também os conteúdos que produzimos juntas em nossos canais de IGTV – nos animamos tanto com o colab que resolvemos gravar vídeos dividindo dicas de beleza. Anote já nossos IDs do Instagram (@mceciliaprado e @chriscastro1) e acompanhe a gente por lá!

Fotos: reprodução Instagram @eliane_contreras e @ernani_mesquita

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários