Olhos em destaque no make Dior: a arte e as cores de Peter Philips

Por Maria Cecília Prado em 07/07 | 2 |

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-couture-julho-2016-b

Olhos, olhos, olhos. O maquiador Peter Philips pode até ser conhecido por colorir bocas belíssimas ou por idealizar esmaltes icônicos. Mas basta fazer uma rápida retrospectiva do seu trabalho nestes pouco mais de dois anos como diretor criativo da Dior para perceber uma outra paixão explícita: o maquiador tem uma (grande) queda por embelezar o olhar.

No último desfile da marca – o de alta costura, que aconteceu no começo desta semana, em Paris –, não colocou apenas um, e sim dois looks de beleza bombásticos na passarela. O primeiro, um delineado preto supergráfico e alongado, podia surgir tanto com ênfase no contorno inferior como destacando o olho por cima e por baixo. O segundo, também sensacional, era um colorblocking feito em dourado – um bloco de cor e de brilho, com desenho também alongado, que gritava luxo e atitude. Difícil escolher qual é o mais bonito/interessante/arrasador, e fácil saber que a gente vai querer copiar logo, logo, assim que a próxima grande festa ou balada pintar na programação.

Nenhuma dessas duas produções tem muito seu estilo? Sem problemas. Como falei lá no começo do post, não faltam inspirações para ressaltar as pálpebras quando se tem um artista tão criativo como Peter Philips por perto. A seguir, um painel do que ele já elaborou nos backstages da Dior desde o começo de 2014, quando assumiu seu posto na maison, para cá. Divirta-se e faça suas escolhas!

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-cruise-collection-2015-maio-2015

Cruise Collection, abril 2014

Em seu desfile de estreia, o maquiador apostou em um delineado duplo, com um traço acompanhando toda a pálpebra superior e outro marcando somente o canto externo da pálpebra de baixo. Curvex e muita máscara para cílios acrescentaram impacto ao conjunto.

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-couture-outono-inverno-2014-2015-delineador-adesivo-prateado

Alta Costura, julho de 2014

O delineador adesivo metalizado trazia um brilho diferente e um grafismo sutil para a pálpebra. (dicas para copiar? Clique aqui!)

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-primavera-verao-2015

Prêt-à-porter, setembro 2014 (primavera-verão 2015)

O artista repetiu a brincadeira dos delineadores adesivos, mas desta vez trocando o acabamento metálico pela delicadeza do cetim e das cores pastel.

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-pre-fall-2015

Pre-fall Collection, dezembro 2015 (outono-inverno 2015-2016)

Philips foi buscar na maquiagem kabuki, característica do teatro japonês, os traços dramáticos que marcavam o centro das pálpebras. Partículas gigantes de glitter foram coladas rente aos cílios, trazendo um brilho inesperado para o olhar.

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-couture-janeiro-2015

Alta costura, janeiro 2015

Depois da série de efeitos gráficos, um esfumado superdelicado. Mal é possível perceber o desenho alongado diáfano, feito com pinceladas sutis de sombra marrom cintilante.

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-outono-inverno-2015-2016-2

Prêt-à-porter, março 2015 (outono-inverno 2015-2016)

Blocos de cor arredondados, feitos com sombra ameixa, bronze ou caqui, ocupavam a pálpebra inteira, invadindo inclusive a área da sobrancelha. Truque para obter a cobertura intensa: aplicar a sombra com esponja ou pincel de maquiagem umedecidos. Aplicar bastante máscara foi essencial para os cílios não “sumirem” em relação ao fundo marcante.

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-couture-julho-2015

Alta costura, julho 2015. Novo retorno à delicadeza, graças à cobertura translúcida elaborada com sombra entre o coral e o pêssego. A ideia era evocar a paleta de cores do pintor renascentista Botticelli, mas com um tratamento mais moderno e jovial.

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-desfile-primavera-verao-2015-2016

Prêt-à-porter, outubro 2015 (primavera-verão 2016)

A sombra coral foi trocada por outra rosada, para criar uma nuvem de cor.  Rosa, segundo o maquiador, é uma nuance mais “amigável”, pois funciona bem em todos os tons de pele: claro, médio ou escuro, neutro, com fundo frio ou quente. É maquiagem de bonita na certa!

beleza-beauty-editor-acontece-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-maquiagem-para-olhos-peter-philips-dior-cruise-2016-c

Cruise collection, janeiro 2016 (outono-inverno 2016-2017)

sombreado bronze escuro se espalha da raiz dos cílios até a sobrancelha, onde chega um pouco mais esfumado.

Revendo todas essas imagens do post, não tem como não pensar uma coisa – impressionante como Peter consegue elaborar maquiagens tão lindas, tão diferentes e com vida tão longa. Tirando o look de beleza estilo kabuki – que é bem dramático, mesmo –, acho que eu usaria qualquer um dos outros makes ainda hoje (provavelmente com o maior sucesso). O trabalho desse artista é simplesmente genial.

UPDATE: Quer conferir outra maquiagem com foco nos olhos criada por Peter Philips mais recentemente? Então clica rápido aqui!

 

Fotos: Vincent Lappartient/divulgação Dior

 

 

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários