De ruiva para ruiva: Juliana Rakoza e o make certo para red hair girls

Por Maria Cecília Prado em 05/02 | 2 |

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-jessica-chastain-julianne-moore-emma-stone-amy-adams-bryce-dallas-howard-nicole-kidman-ok

A ideia surgiu logo depois da premiação do Golden Globe, uns 20 dias atrás. Estava conversando com a Juliana Rakoza – que é ruiva, gata e, o principal, uma maquiadora muito competente – e, de repente, nos pegamos falando sobre como era legal ver tantas mulheres de cabelo vermelho desfilando pelo tapete vermelho, todas muito lindas, de várias faixas etárias e sempre com makes de arrasar. E então, clique, nos animamos: que tal produzir um post com dicas de maquiagem específicas para quem tem pele clara, fios em fogo e, no caso das ruivas naturais, algumas (ou muitas) sardas para administrar? Troca e-mail daqui, senta para almoçar dali (porque a gente foi ficando empolgada com a ideia!) e finalmente está nascendo este nosso post tão especial. O resultado desse projeto De ruiva para ruiva (que tem, claro, alguns pitacos desta ruiva aqui também!) você confere na sequência – com direito a muitas fotos de red hair girls para exemplificar.

Mas primeiro, algumas dicas gerais:

* a paleta de cores quentes é a que costuma favorecer mais as ruivas  – ou seja, aquela gama que inclui tonalidades com fundo avermelhado ou alaranjado. Exemplos: marrons terrosos, vinho amarronzado, berinjela, dourado, bronze, laranja e rosas mais abertos, mais vivos. Segundo a Ju, não chega a ser uma regra – não existe nada 100% certo ou errado quando o assunto é escolher cor para sua maquiagem (e eu, uma fanática por rosas intensos porém frios nos lábios, estou aqui para assegurar que uma variação de magenta bem escolhida pode fazer maravilhas pelo look das ruivas). Mas vale ressaltar que, por se assemelhar à nuance do cabelo, a cartela caliente costuma valorizar mais nosso tipo de beleza.

* batom vermelho, rosa ou coral são apostas que sempre dão certo – basta olhar para o look das famosas para constatar como usar essas cores nos lábios é tudo de bom para a gente. Destes, gostamos bastante: Avon Vermelho Ruby Luxo, MAC Lady Danger, Clinique Soft Matte Peony, Natura Faces Maxxi Cor Coral, Quem Disse, Berenice? 

* blush pêssego ou rosado funcionam lindamente em nosso caso. Alguns investimentos com retorno garantido: Smashbox Halo nas cores Warm Glow e Peachy Dream,  Nars Orgasm, Benefit Marjorette, Natura Una Blush em Bastão Rosa e o recém-lançado Vult Blush Mosaico.

* algumas sombras que costumam dar certo para a gente: Nars Cordura, Maybelline NY Color Tatoo Bad to the Bronze e a novíssima paleta de sombras da coleção Make B. Universe, do Boticário (a que traz uma combinação de marrons). Tem a pele mais morena e decidiu se bandear para o time das ruivas? O conselho é apostar em sombras metalizadas – bronze e dourada – ou no tom vinho com fundo mais quente. Eles não pesam no visual e conversam bem tanto com a tonalidade da pele como com a do cabelo. Algumas ideias: Sephora Collection Colorful Eyeshadow Hollywood’s Calling e Dior 5 Couleurs Palette Trafalgar.

* O preparo correto da pele é um detalhe importantíssimo em qualquer maquiagem, e em especial na das ruivas naturais. Nada de querer escondê-las, menina: o segredo é corrigir olheiras e manchas com um bom corretivo e então apostar em um BB Cream ou CC Cream com transparência, que não mascare as sardas – apenas funcione para dar luminosidade e viço ao rosto. Alguns que a Ju e eu amamos: Avon Ideal Face CC Cream FPS 50, Smashbox Camera Ready BB Cream, Clinique Moisture Surge CC Cream L’Occitane en Provence Creme de Beauté Sublime SPF 30. Aplique com pincel e finalize com uma esponjinha macia para fundi-lo de forma ainda melhor à pele (Ju e eu adoramos a famosa Beauty Blender, encontrada em perfumarias dos EUA).

* É ruiva fake, parece natural e quer que as pessoas acreditem nisso? Então não se esqueça de maquiar a sobrancelha. A dica da Ju é ressaltá-la com um uma sombra marrom avermelhada, porque fios muito escuros e fechados não se harmonizam como deveriam com o tom do cabelo e entregam que ele não nasceu vermelho assim. Eu, aqui do meu lado, prefiro as canetinhas para sobrancelhas. Não vivo sem uma da Quem Disse, Berenice? – ela tem uma tonalidade entre o avelã e o marrom neutro que funciona para lá de bem com o meu visual.

E agora, vamos a elas: as maquiagens dignas de qualquer tapete vermelho. Em detalhes, claro – para você poder copiar.

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-amy-adams-divulgação

Amy Adams
Superfeminina, Amy não é de grandes ousadias na maquiagem – se quiser aliar glamour à delicadeza, vá na onda dela. Destaques do look:
1. olhos contornados com sombra cobre (vale substituir por um lápis metalizado fácil de esfumar).
2. delineador discreto.
3. cílios postiços.
4. batom cor de boca levemente puxado para o coral e com um toque de gloss para finalizar.

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-emma-stone-divulgação-look-2

Emma Stone – 1
Emma é muito animada e gosta bastante de brincar com o make. Então, aparece aqui em dose dupla. Destaques deste primeiro look:
1. pele transparente, bem do jeitinho que recomendamos no começo do post. Repare só como as sardas ficam aparentes – e como isso não compromete nem um pouquinho a beleza da maquiagem!
2. batom vermelho rosado, meio cor de framboesa (está meio desbotadinho no centro, mas isso é por culpa da passagem das horas, é bom avisar!).
3. sombra marrom de um tom entre o neutro e o quente.
4. delineador (que ajuda a dar uma alongada na pálpebra gordinha dela).

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-emma-stone-divulgação-look-1

Emma Stone – 2
E de tão animada que é, Emma às vezes subverte o senso comum – olha ela aqui com a pálpebra preenchida com um tom verde frio! E funcionou, viu? Ressaltou os olhos dela! Mais destaques deste segundo look:
1. lápis de contorno preto na linha d’água e na raiz dos cílios (embaixo e em cima).
2. blush pêssego.
3. batom entre o nude e o coral.

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-julianne-moore-divulgação

Julianne Moore
Quem foi mesmo que disse que mulheres acima dos quarenta (no caso dela, cinquenta) não podem usar olho esfumado escuro? Julianne provou que dá, sim: ousou no grafite com brilho e arrasou. Destaques do look:
1. sombra prata-acinzentada no canto interno.
2. sombra grafite cintilante no canto externo e também contornando o canto externo inferior.
3. muita máscara para cílios para levantar o olhar.
4. blush rosado aplicado de forma muito sutil.
5. gloss bege cintilante (esses dois últimos itens trazem leveza e contrabalançam o efeito do olho ressaltado).

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-bryce-dallas-howard-divulgação

Bryce Dallas Howard
Cabelo à parte (definitivamente este corte combinado a esta modelagem envelheceram a linda Bryce…), esta ruiva com ar etéreo mostra que o rosa é frescor certo para o nosso biótipo. Destaques do look:
1. sombra perolada iluminadora em toda a pálpebra móvel.
2. sombra marrom mais escura aplicada com muita leveza no canto externo, bem próxima à raiz dos cílios.
3. blush rosado (sempre ele!).
4. batom rosa chiclete com gloss por cima.

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-nicole-kidman-divulgação

Nicole Kidman
Outra que resolveu quebrar regras e usar tons frios nos olhos – e que se deu bem com isso. Mas, vamos combinar, o blush e o batom quentinhos ajudam a equilibrar o resultado… Destaques do look:
1. sombra prata no canto interno do olho.
2. sombra azul frio misturada com a mesma sombra prata do parágrafo anterior no canto externo.
3. cílios postiços (muito bons para fazer um lifting quando a pálpebra está meio caidinha).
4. blush pêssego.
5. batom laranja queimado.

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-jessica-chastain-divulgação-look-1

 Jessica Chastain – 1
Musa absoluta entre as ruivas (quem aí não anda apaixonada pelos looks dela?), Jessica também mereceu entrar em dose dupla em nosso post. Destaques deste primeiro look:
1. sombra bege claro, quase manteiga, no canto interno do olho.
2. sombra marrom quente no côncavo e acompanhando os cílios inferiores.
3. cílios postiços do tipo wowww.
4. blush pêssego.
5. batom rosa avermelhado.

beleza-beauty-editor-maquiagem-como-fazer-maquiagem-para-ruivas-jessica-chastain-divulgação-look-2

Jessica Chastain 2
O make do Golden Globe, apesar de a gente já ter mostrado aqui no Beauty Editor, merece replay. Até porque, vamos combinar, foi o mais elogiado da premiação… Então, fecha com chave de ouro o nosso post. Detalhes do look:
1. sombra dourada no canto interno da pálpebra móvel e no canto interno da pálpebra inferior.
2. sombra marrom escura (quase um bronze) no canto externo do olho (embaixo e em cima).
3. cílios postiços.
4. blush bege rosado.
5. batom entre o cor de boca e o cor de carne com um leve toque de brilho.

E aí, gostou? Se inspirou? A gente, Juliana e eu, espera que sim! Mas se tiver dúvidas, conte aqui embaixo, nos comentários – vamos responder o mais rápido possível!

Fotos: Image Net/divulgação

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários