Damian Castellano, maquiador e educador regional da Make Up For Ever

Por Maria Cecília Prado em 11/08 | 2 |

beleza-site-beauty-editor-entrevista-damian-castellano-maquiador-make-up-for-ever-e-maria-cecília-prado-editora-de-beleza

Pincéis para maquiagem de formato clássico, a gente já conhece bem. Mas o que fazer quando se depara com acessórios com design tão diferente que não faz nem ideia de como começar a usá-los? A dúvida surge quando se observa alguns dos pincéis Make Up For Ever que acabam de chegar ao Brasil. Aproveitei um encontro com o maquiador americano (de origem cubana e alma baiana, segundo sua própria definição) Damian Castellano para desvendar o mistério e montar, com as respostas, um pequeno guia para quem quer descobrir as maravilhas de seis modelos inusitados. Confira abaixo as respostas (e, no final da entrevista, visualize os pincéis dos quais tanto falamos).

Beauty Editor: Por que alguns pincéis da Make Up For Ever têm formatos praticamente desconhecidos pelas consumidoras de maquiagem?
Damian Castellano: É que eles foram criados por uma artista meio obcecada pela perfeição, a diretora e fundadora da Make Up For Ever, Dany Sanz. Ao desenvolver a linha, ela não sossegou enquanto não encontrou o formato ideal para obter cada tipo de efeito. Por isso a gama acabou ficando tão grande [são mais de 70 pincéis ao todo, 19 deles à venda no Brasil] e com tantos modelos inesperados.

BE: Para que serve, por exemplo, o número 110, uma espécie de pincel kabuki com a ponta afilada?
DC: Ele foi desenhado originalmente para aplicar pó compacto de maneira bem precisa – você passa o produto exatamente onde quer fazer o retoque. Mas adoro dar a ele uma outra função: aplicar base. Funciona ainda melhor do que aquelas esponjas de látex pontudinhas, feitas para esfumar. Você vai fazendo movimentos para lá e para cá, levando a base para todos os cantos e, ao mesmo tempo em que obtém uma boa cobertura, consegue um efeito esfumado, o que deixa o resultado final impecável.

BE: E o 122? Ele se parece com os do tipo duo fiber, que algumas marcas oferecem. Por outro lado, é produzido apenas com fibras sintéticas, já que a Make Up For Ever não usa componentes animais em seus pincéis. Qual o seu diferencial, então?
DC: Sim, ele só tem fibras sintéticas. Mas elas são diferentes entre si! As mais longas são lisas, as mais curtas apresentam uma ondulação ao longo do seu comprimento. Se você usar o pincel com mão leve, aplica a base com muita sutileza – as fibras longas proporcionam um esfumado suave. Já se for mudando a inclinação do pincel enquanto trabalha e, assim, usando também as fibras mais curtas, a cobertura fica um pouco mais intensa – mas ainda assim bem natural.

BE: Continuando com a lista, qual a função do número 134? Me lembra um leque gigante, qual utilidade ele tem?
DC: Ah, esse é ótimo para espalhar pó bronzant sem marcar. Ao passar o produto com ele, o rosto ganha uma aura naturalmente dourada, não fica amarronzado além da conta. Mas se depois de fazer o espalhe geral você quiser ressaltar os traços, pode deitar o pincel e utilizá-lo dessa forma para marcar a área central da bochecha, esculpindo o rosto.

BE: Vamos mudar para os pincéis indicados para a área dos olhos. O 216 e o 234, o primeiro com cerdas curtinhas e arredondadas, o segundo com um formato chanfrado e diâmetro redondo, são úteis em que momentos?
DC: O 216 é o pincel perfeito para aplicar sombra e iluminador em áreas pequenas: o canto interno no olho, a linha dos cílios… Ao mesmo tempo em que dá firmeza ao movimento, é muito macio, não machuca a delicada área da pálpebra. Já o 234 é um dos modelos mais versáteis da Make Up For Ever. Coloque-o na posição deitada, com a ponta mais comprida para baixo, e encaixe-o na linha do côncavo: pronto, dá para esfumar com muita precisão, fazendo um movimento igual ao de um limpa-vidro de carro, sem estender a sombra exageradamente em direção à sobrancelha. Inverta a posição para aplicar a sombra em toda a área móvel da pálpebra. E se mudar de novo o seu ângulo, posicionando-o no canto externo do olho e movendo-o para cima, na diagonal, conseguirá fazer o desenho do esfumado lindamente – criar aquele bico marcado, que deixa o olhar mais felino.

BE: Para finalizar: porque a Make Up For Ever criou um pincel chanfrado para delinear o olho (262) que é mais largo do que os pincéis chanfrados habituais?
DC: Com ele, é possível delinear o olho com muito mais firmeza e rapidez. Você já começa o traço aplicando o produto em uma extensão maior da pele e desliza rapidamente do canto externo ao canto interno do olho. Costuma facilitar bastante o trabalho de quem não tem muita habilidade na hora de usar delineador!

Para saber como usar outros pincéis de maquiagem, assista a série de três vídeos com a maquiadora Vanessa Rozan na página de vídeos do Beauty Editor.

 

 

 

Pincéis indicados para maquiar a pele

Pincéis indicados para maquiar a pele

Pincéis recomendados para maquiar a área dos olhos

Pincéis recomendados para maquiar a área dos olhos

 

Fotos: divulgação Make Up For Ever (pincéis)

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários