Noivas: ideias para penteados (+ makes!) direto do tapete vermelho

Por Maria Cecília Prado em 18/09 | 0 |

Quando casei, 14 anos atrás, tive várias dúvidas em relação a meu penteado. Queria algo que mantivesse minha identidade – cabelo solto, cachos – mas com uma bossa a mais. Que conversasse com o meu vestido – na verdade, uma blusa e uma saia, assinados pelo estilista André Lima – e que fosse moderno, romântico e simples, tudo ao mesmo tempo. E que não desse muito trabalho – o dia do casamento prometia ser bem agitado, já que a festa seria no interior e eu passaria metade do dia recebendo os convidados. Não achava nada, em revistas especializadas ou de moda, que refletisse as minhas ideias. No fim, o look acabou saindo da minha cabeça mesmo, em pareceria com o Lula Renc, que cuidava do meu cabelo na época. Fizemos baby-liss largo, prendemos a frente e, sacada de última hora, finalizamos com algumas das rosas usadas na decoração do salão. Gostei muito do resultado.

Contei essa história toda para dizer que quando a gente casa, às vezes sofre para encontrar as melhores referências de penteado e de make para nossa produção. E que muitas vezes o que a gente busca é o inesperado – algo que pode ser tanto mais cool como mais fashion (ou extravagante) do que se espera dos looks de noiva. Foi com essa ideia na cabeça que fiz, com a ajuda da Letícia Homsi (que escreve no Blog das Convidadas), uma seleção de looks de red carpet que podem funcionar sim, e de uma maneira incrível, no tapete vermelho mais especial em que você vai pisar na vida: o do seu casamento. Veja as fotos, confira as dicas de três superespecialistas em produzir noivas lindíssimas – o cabeleireiro Ricardo Rodrigues e os maquiadores Nádia Tambasco e Saulo Fonseca * – e chegue na igreja confiante, com um visual de arrasar!

 

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-amanda-seyfried

Amanda Seyfried

Pensa em uma noiva romântica com um toque de ousadia. É esta aqui, que mistura trança com rabo-de-cavalo, sombra metalizada cobre e boca rosa, mas rosa intenso. “Batom pink favorece em especial as mulheres de pele bem branca”, diz a Nádia Tambasco. Para durar, você pode preencher toda a boca com um batom mate de longa duração e depois finalizar com gloss. Ricardo dá o truque para o penteado funcionar para vários tipos de rosto: “Se você tiver muita bochecha ou um formato de rosto redondo, posicione as tranças laterais mais no alto, para alongar. Se, ao contrário, tiver o rosto magro e fino, faça as tranças mais na lateral da cabeça, para balancear o efeito final.” Dúvida: penteado assim só serve para jovem? Não, mulheres mais velhas podem aderir também. “Mas aí a trança precisa ser mais bagunçada, mais desconstruída, para não forçar um ar indesejável de menininha”, avisa Ricardo.

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-anne-hathaway

Anne Hathaway

O cabelo com comprimento entre o curto e o médio, quando solto e texturizado, fica bom para mulheres de qualquer idade e funciona super para um casamento mais cool – com um almoço ou um coquetel após a cerimônia. Para fazer, Ricky Rodrigues ensina: lave o cabelo, condicione e depois passe um pouco de xampu de novo, para o cabelo não ficar mole demais. Seque fazendo uma escova rápida e modele com um baby-liss largo (ondule mechas desencontradas) ou criando movimento com uma chapinha (em vez de passá-la de cima para baixo, puxe para o lado, para fazer a onda). No make, um esfumadinho entre o marrom escuro e o preto, bem rente aos cílios, reforça o olhar sem ficar pesado demais. É a pitada de sensualidade que faz toda a diferença nesta maquiagem bem delicada!

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-cate-blanchett

Cate Blanchett

Tem mais de 30, vai casar, quer um look que exale elegância e nem envelheça, nem faça você parecer jovenzinha demais? Siga Cate, aposte em um coque (médio ou baixo) ou em até em um rabo de cavalo acompanhado por um franjão lateral – ela traz jovialidade e frescor para o cabelo preso de uma maneira mais clássica. Detalhes importantes aqui: a franja é leve, não tem muito produto (no máximo um jato leve de spray para ficar bem posicionada), e o fato de uma orelha aparecer e outra não traz uma assimetria interessante, moderna, para o visual. No make, batom avermelhado, gloss para aumentar o efeito fresh e sombras cintilantes de tons médios a claros, que não marcam tanto linhas e vincos. E atenção para a observação que o Saulo Fonseca faz: “Cílios postiços e muita máscara ajudam a levantar o olhar e deixar o conjunto mais glamouroso.”

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-emily-blunt

Emily Blunt

Este coque baixo clássico parte de um truque para ficar mais moderno: o cabelo é ondulado com baby-liss e bagunçado com um pouco de pomada em pó para ganhar movimento e textura, perder o ar de certinho. Outro segredo para atualizar o look? Prender o comprimento de uma forma meio frouxa, não enrolar/esticar demais os fios antes de fixar com grampos. No make, muita suavidade. Para Nádia Tambasco, o segredo desta beleza é apostar nas sombras de tons de marrom e dourado. “Elas embelezam todo tipo de mulher e trazem sofisticação sem carregar demais no resultado final.” Boca nude também é sucesso garantido!

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-jamie-chung

Jamie Chung

Cabelo de diva revisitado + boca avermelhada = romantismo, elegância e atualidade em um mesmo look. Para Ricky Rodrigues, o lado romântico vem da risca lateral e do ondulado largo. Mas ele alerta: se o casamento for do tipo festão, com dança e balada até de madrugada, melhor esquecer este penteado. “Vai desmontar inteiro, não importa o quanto tenha sido bem preparado”, explica o cabeleireiro. Segundo Nádia Tambasco, o que quebra um pouco o romantismo e faz o look ficar contemporâneo é exatamente a boca mais viva. “Esse batom cereja que não amadureceu de vez é coisa para noiva muito segura!”

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-Hayden-Panettiere

Hayden Panettiere

Um visual de princesa moderna – para quem quer estar feminina e muito elegante ao entrar na igreja. “Pomada em pó, salpicada de leve no cabelo quando ele ainda está solto, ajuda a dar essa textura um pouco seca, quase podrinha“, explica nosso consultor  Ricardo Rodrigues. “E ela ainda traz um outro benefício: cria volume na raiz, algo que dá mais movimento a esse tipo de penteado” (que, só para detalhar, é um coque preso de forma irregular entre o topo da cabeça e o alto da nuca). A tiara (cheia de brilho, mas fina, leve) finaliza o look princesinha de luxo. Nos lábios, batom nude levemente rosado. “Faz qualquer mulher ficar mais bonita”, garante Nádia Tambasco (mas se você for muito morena, prefira um nude mais escuro, ainda que com uma pitada de rosa).

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-Jessica-Alba

Jessica Alba

Você se casaria de batom vinho? “E por que não?”, pergunta Nádia Tambasco. “Tem que estar bem segura, claro, para entrar na igreja com uma boca escura. Mas fica muito chique e também com uma pegada sexy.” Diquinha da Na para quem ama batom forte mas está indecisa se aposta no vinho ou não na hora do casamento: usar um tom mais claro com fundo avermelhado – cor de carne ou gloss framboesa translúcido, por exemplo – para entrar na igreja e dizer sim e depois, na festa, trocá-lo pela nuance mais intensa. Assim você mantém sua assinatura e ainda varia o look! Sobre o cabelo: escova rápida + baby-liss largo só do comprimento para as pontas (e feito de maneira desencontrada) asseguram esse resultado. E aplicar uma mousse como primeiro passo, antes da secagem, garante o acabamento polido, mesmo com o styling mais bagunçado.

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-modelo-gigi-hadid

Gigi Hadid

Muito, muito moderno, este cabelo tem um segredinho para funcionar bem: a parte da frente é preparada com um toque de pomada à base de água, que deixa as mechas da frente bem assentadas e firmes atrás da orelha. “Antes, os fios são preparados com uma escova que mantenha o volume. Depois, ganham um borrifo leve de um spray de cabelo mais sequinho“, ensina Ricky Rodrigues. Look para quem faz o estilo minimalista e, atenção, é mais jovem – a simplicidade do cabelo reforça o frescor natural do visual. Na maquiagem, o frescor também dá o tom. Mas com toques de glamour – a sombra rosada/acobreada extracintilante, os cílios bem marcados com máscara e os lábios brilhantes entregam um efeito de luxo light. “É um jeito novo e nada careta de usar uma paleta de cores clássica das noivas, a dos rosas e afins”, diz o Saulo Fonseca, que diz, sim, sim e sim para esta produção.

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-emilia-clarke

Emilia Clarke

Como a estrela de Game of Thrones ficou bonita de cabelo escuro, não acha? Opinião dada, vamos lá ao penteado: um presinho desfeito, muito leve, muito lindo, muito despojado. “Para chegar nesse efeito, deixe secar ao natural, texturize com um pouco de cera em spray, separe alguns fios de maneira assimétrica na parte da frente e então prenda sem esticar demais”, diz Ricky Rodrigues. Para prender, opte por um coque frouxo, uma trança ou até um rabo de cavalo baixo. No make, delineador contido (que não vai muito além do canto externo do olho), muita máscara para cílios, blush coral e balm da mesma cor nos lábios. O efeito é encantador!

beleza-beauty-editor-mc-investiga-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-atriz-diane-kruger

Diane Kruger

Para terminar nosso post com chave de ouro, uma inspiração para noivas nada tradicionais. “Adoro o efeito curto fake que este cabelo traz – o comprimento é preso pelo lado de dentro de uma forma frouxa que fica supercool”, diz Ricky Rodrigues. Atrás, Diane usou uma trança também frouxa, desestruturada – um jeito perfeito para finalizar este penteado. O delineador pesado é outra informação inesperada para um look de noiva – ele é bem gráfico e tem um toque de brilho envernizado que o deixa mais impactante ainda. “Mas olha só como o resto do make é leve”, aponta Saulo Fonseca. “O rosinha da boca e a pele luminosa e perfeita criam um contraponto para o peso do delineador e o conjunto da obra fica resplandecente.”

E aí, curtiram as ideias? Eu amei fazer este post. Espero que a gente tenha ajudado você na hora de escolher seu wedding look!

 

* Ricardo Rodrigues é cabeleireiro do Studio W Higienópolis; Nádia Tambasco é maquiadora do salão Marcos Proença e Saulo Fonseca, além de maquiar para editoriais, publicidade e desfiles, atende noivas em domicílio – todos são de São Paulo.

Fotos: Image Net/divulgação

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários