Mechas coloridas: novas propostas para usar um tonalizante já conhecido

Por Maria Cecília Prado em 17/06 | 1 |

beleza-beauty-editor-cabelo-cores-e-tendências-tonalizante-de-cabelo-colorido-hairchalk-loreal-professionnel-moda-fashion-abre

O cabelo colorido em tom vivo ou pastel  não é exatamente uma novidade – os punks já os adotaram na década de 80 e as roqueiras e celebridades vêm popularizando seu uso de três ou quatro anos para cá (de Katy Perry à veterana atriz britânica Helen Mirren, muita gente já experimentou). Mas algo chamou minha atenção nos últimos meses: um grande cabeleireiro brasileiro (o Celso Kamura) e uma superpotência das colorações (a L’Oréal Professionnel) lançaram, em intervalo curto, suas próprias versões de tonalizante colorido. E abordando-o de uma forma diferente: como um look possível para quem é romântica, patricinha, e, sim, rock’n’roll – tanto faz. A ideia é tirar as mechas coloridas do nicho e deixá-la viável para qualquer mulher que queira, ainda que por um período curto, parecer diferente.

beleza-beauty-editor-cabelo-cores-e-tendências-tonalizante-de-cabelo-colorido-hairchalk-loreal-professionnel-moda-fashion-abre-ilustração-hair-chalk-look-diva

Conversei recentemente com o Celso Kamura sobre o assunto e ele me disse que decidiu colocar seu Fashion Star Colours no mercado somente agora, tempos depois da febre fashion das mechas coloridinhas, porque acha este é o momento em que as mulheres estão prontas para usá-lo – perderam o medo e querem experimentar o visual. E a L’Oréal, inclusive, cercou o lançamento do Hair Chalk, sua coloração temporária em tons como magenta, violeta e azul, com um vasto material inspiracional – fotos e ilustrações lindinhas de mulheres dos mais diferentes estilos utilizando o produto e usando penteados como coque, trança, rabo-de-cavalo… Para provar que sim, independentemente do seu estilo, você pode se arriscar (algumas dessas imagens você pode ver ao longo deste post).

beleza-beauty-editor-cabelo-cores-e-tendências-tonalizante-de-cabelo-colorido-hairchalk-loreal-professionnel-moda-fashion-abre-ilustração-hair-chalk-look-morena

Será que pega, será que populariza? Ainda não tenho muita certeza. Mas sinto que, além de se manterem como um ótimo recurso para chamar a atenção (vamos falar a verdade, ninguém quer pintar o cabelo de pink e passar anônima na multidão…), os tonalizantes coloridos agora estão voltando como uma espécie de recurso sofisticado de maquiagem. As fórmulas são mais elaboradas: os pigmentos são feitos para aderir ao fio sem necessidade de oxidante e para ir embora, sem deixar resíduos, com algumas lavagens. Além disso, há componentes de tratamento no mix. Como resultado, os fios ficam muito mais bonitos do que quando pintados com tinta pastel (truque que muita gente já usou para improvisar o look).

beleza-beauty-editor-cabelo-cores-e-tendências-tonalizante-de-cabelo-colorido-hairchalk-loreal-professionnel-moda-fashion-abre-ilustração-hair-chalk-look-cool

Cada um desses tonalizantes tem seu próprio ritual de uso (ou seja, tem que seguir direitinho as indicações de embalagem), mas há algumas infos importantes a levar em conta quando for pintar seus fios. Eu as chequei com o Celso, com a L’Oréal e também com a Camila Irala, cabeleireira aqui de São Paulo que tem mechas azuis esverdeadas e que me contou os cuidados que toma. Confira abaixo, e bom cabelo colorido para você!

* o do Celso funciona melhor para quem tem cabelo claro – o tom fica mais vivo, ele explica. O da L’Oréal promete colorir até os tons castanhos.

* o do Celso dura até um mês; o da L’Oréal, sai entre duas e quatro lavagens.

* use camiseta e toalha velhas para proteger os ombros durante a aplicação. Pigmento colorido mancha roupa! Lave mãos e unhas assim que terminar a aplicação.

* separe as mechas que vai colorir daquelas que vão manter a cor natural (vale usar piranhas e clipes de cabelo para deixá-las bem afastadas).

* se decidir descolorir o cabelo antes de aplicar (para criar mais realce), lembre-se de que ele vai precisar de muito tratamento. Aplicações de queratina para reconstruir os fios são bem importantes (há vários tratamentos de salão que incluem a proteína), assim como hidratações mais tradicionais, que trazem maciez e brilho. Em casa, use xampus, condicionadores e máscaras para cabelo descolorido, que incluem queratina, aminoácidos e outros ativos importantes para manter o fio equilbrado. A própria L’Oréal Professionnel tem boas linhas para tratá-los, caso da Absolut Repair e da Fiberceutic.

* use leave-in com filtro solar. O sol contribui para a tinta desbotar mais rápido! Camila Irala indica o Color Protect Locking Spray, da Paul Mitchell, que é leve e pode ser utilizado até por quem tem fios finos, como ela.

* água quente, secador, chapinha… Tudo o que gera calor também faz o pigmento ir embora com mais rapidez. Se você quer manter a cor por mais tempo, cuidado com eles.

* para acelerar o desbotamento da tinta, você pode usar xampu de limpeza profunda. Mas em exagero ele resseca os fios – então, melhor não abusar! No caso específico do Hair Chalk, o time da L’Oréal indica passar xampu comum (aí não é o de limpeza profunda, atenção!) diretamente sobre os fios secos, massagear bem e então enxaguar. Segundo a marca, também faz o desbotamento ocorrer de forma express.

Fotos e ilustrações: divulgação L’Oréal Professionnel

 

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários