Descabeladinho chique: cinco razões para você usar este penteado cheio de frescor

Por Maria Cecília Prado em 10/12 | 0 |

beleza-tendência-penteado-preso-desfeito-desfile-nina-ricci-paris-primavera-verão-2014-beauty-editor-abre-1

Penteado com um ar meio displicentedesconstruído, descabeladinho mesmo – não é exatamente novidade, vem dando as caras aqui e ali (editoriais, cabeças das famosas, passarelas…) já há alguns anos. Mas chegar a uma temporada com força máxima, ah, isso é inédito para esse tipo de look. Pesquisando as fotos das últimas semanas de moda, encontrei muitas, mas muitas mesmo, ideias para criar uma produção bacanérrima a partir de um cabelo mais podrinho. Notícia rolando, post saindo: fiz uma seleção caprichada e, com a ajuda do cabeleireiro e maquiador Helder Rodrigues, de São Paulo, listei alguns bons motivos para quem ainda não experimentou aderir à moda já!

Nina Ricci RTW Spring Summer 2014 Paris Fashion Week September_October 2013

1. Esse tipo de penteado é fácil de fazer. É só pegar de exemplo a beleza do desfile Nina Ricci (Paris), que abre este post e também está na foto logo acima, para perceber isso. É um rabo de cavalo baixo feito sem tirar o volume dos fios, com algumas mechas soltas e uma fita de veludo preta dando acabamento (voilá, olha o toque de glamour!). Mamão com açúcar, concorda?

Alberta Ferretti RTW Spring Summer 2014 Milan Fashion Week September 2013

Alberta Ferretti RTW Spring Summer 2014 Milan Fashion Week September 2013

2. O preparo dos fios também é simples. Se você já tem cabelo liso, porém volumoso, ou levemente ondulado, basta borrifar um spray texturizador (aqueles do tipo beach style) antes de secar sem modelar. O Helder adora o da L’Anza (Healing Style Beach Spray), mas outros dois que fazem o maior sucesso com os cabeleireiros são o beach spray original, da Bumble and Bumble (Surf Spray) e o da Davines (This Is a Sea Salt Spray). Se você tem o cabelo muito fino, o Helder indica passar um produto volumizador antes de secar (também prefere um da L’Anza, o Healing Volume Thickening Treatment). Isso encorpa e faz o penteado ficar mais cheio, além de dar mais textura. Já para quem tem cabelo bem ondulado ou cacheado, como provavelmente é o caso da modelo de trança nas duas fotos acima (desfile Alberta Ferreti, em Milão), a dica é minha: passar um produto que controle o volume sem esticar os cachos, espalhar muito bem, prender um coque frouxo, esperar secar naturalmente e depois soltar as mechas com os dedos antes de começar a fazer o penteado para valer. Adoro o The Cream, da Paul Mitchell, e o Curl Wise 14, da Redken. Ah, lembre de lavar com um xampu e um condicionador hidratante antes, OK? Também ajuda no resultado final!

Dolce Gabbana RTW Spring Summer 2014 Milan Fashion Week September 2013

Dolce Gabbana RTW Spring Summer 2014 Milan Fashion Week September 2013

3. O look pode ser puro glamour. Não fique pensando que, por ser desconstruído, esse tipo de penteado não vai a festas ou outros eventos mais poderosos. O visual do desfile da Dolce & Gabbana (Milão), por exemplo, é luxo do começo ao fim. O cabelo tem textura, mas também tem muito brilho. Faz uma releitura de um coque clássico, trançado, mas com frescor. E traz acessórios chiquérrimos, uma overdose deles, aliás. Muito ouro, muita riqueza, tudo perfeito para acompanhar as roupas igualmente glamourosas e cheias de bordados e brocados da grife.

beleza-tendência-penteado-preso-desfeito-desfile-gianfranco-ferre-2-milão-primavera-verão-2014-beauty-editor

beleza-tendência-penteado-preso-desfeito-desfile-gianfranco-ferre-milão-primavera-verão-2014-beauty-editor

4. Permite muitas variações. Acha que penteado podrinho é só trança e coque básico? Errou! Além da produção superelaborada da Dolce & Gabbana (Milão), mostrada na dica anterior, escolhi esta outra aqui, de Gianfranco Ferré (também de Milão), para mostrar como é possível ser a-) chique e b-) diferente com um descabeladinho fashion. Um look sessentinha revisitado, com volume na parte de trás da cabeça, para divar e ser cool ao mesmo tempo. Mas os básicos continuam permitidos, viu? Experimentar todas as possibilidades faz parte da brincadeira!


beleza-tendência-penteado-preso-desfeito-desfile-colette-dinningan-paris-primavera-verão-2014-beauty-editor

beleza-tendência-penteado-preso-desfeito-desfile-colette-dinningan-paris-primavera-verão-2014-detalhe-beauty-editor

5. Vai bem com vários tipos de maquiagem. Das mais limpas como, voltando, às de Nina Ricci e Gianfranco Ferré, como a makes mais elaborados, com delineador, batom vivo ou então um sombreado monocromático (cintilante ou metalizado), detalhes que fazem o look do dia pular para a noite sem escalas. Olha só este olho aqui, do desfile de Colette Dinningan (Paris). Tem sombra acobreada, uma levíssima marcação na linha dos cílios, iluminador no cantinho interno, um pouco de máscara para cílios e só. Moderno, antenado, uma aposta certeira para acompanhar a displicência dos fios.

E aí, se convenceu? Então vá de descabeladinho chique nas suas festas de fim de ano. Só lembre de que o look deve ser tudo, menos hippie. Para o conjunto ficar lindo, preste atenção aos detalhes da produção. Pele bem preparada, toques de iluminador em pontos estratégicos, sobrancelha desenhada e ao menos um balm nos lábios indicam que você é cool sim, mas muito esperta ao cuidar da sua imagem!

Fotos: Agência Fotosite

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários