Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

SPFW verão 2017: um olhar fresco sobre beleza, backstage e tendências

Minha primeira experência no SPFW

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 05/05 | 1 |

Semana passada desembarquei em São Paulo com uma missão superespecial: cobrir a SPFW temporada verão 2017. Foram duas primeiras vezes juntas: a de acompanhar essa semana de moda que é a principal do Brasil e a de fazer parte, ao vivo e a cores, da equipe aqui do site Beauty Editor durante uma grande cobertura. Foi sem dúvida uma experiência incrível, na qual aprendi bastante e pude conhecer de perto esse evento grandioso que movimenta tanto a moda brasileira.

Loucura, loucura, loucura: é assim que posso resumir esses dias nos quais entrei e saí de backstages abarrotados de gente, locais em que vi diante dos meus olhos profissionais e artistas da beleza transformarem em cores e texturas os rostos das jovens modelos, deixando-as prontas para subir na passarela. Algo que sempre aguçou minha curiosidade era justamente compreender como esses profissionais conseguem trabalhar nesse ambiente tão conturbado. Observei um pouco de tudo, desde artistas que assinavam a beleza tranquilos e serenos, até aqueles mais estressados e nervosos. Mas independente dos ânimos e dos humores, vi trabalhos incríveis feitos com muito preciosismo e profissionalismo.

Maquiador, cabeleireiro, fotógrafo, modelo: muita gente e muita agitação nos bastidores da SPFW!

Maquiador, cabeleireiro, fotógrafo, modelo: muita gente e muita agitação nos bastidores da SPFW!

Achei muito rico para minha profissão poder mergulhar e entender melhor como funciona o processo de criação. Sinceramente, não entendia tão bem o que significava a construção e a idéia de beleza por trás de um desfile. Sabia sim que era algo conceitual, mas pude entender que tal beleza é quase teatral. Os estilistas criam uma personagem voltada para aquela mulher que tem interesse nas suas roupas e os maquiadores e cabeleireiros tentam reproduzir com seus pincéis e produtos essas ideias.

 

O cabeleireiro e maquiador Rodrigo Costa em ação para a grife Apartamento 03

O cabeleireiro e maquiador Rodrigo Costa em ação para a grife Apartamento 03

 

O cabeleireiro e maquiador Max Weber em ação para a marca de moda praia Triya

O cabeleireiro e maquiador Max Weber em ação para a marca de moda praia Triya

Antes de passar por essa experiência, confesso, nem sempre era fácil entender e compreender aqueles makes de passarela. Já cheguei a criticar muitos deles, inclusive. Sempre os achava um pouco sem sal, mas quando conheci de perto todo o conceito, o conjunto ficou mais claro. Entendi a marca, seu desejo e a criação do beauty artists.

E em falar em ficar pertinho dos maquiadores aproveitei para pescar as principais tendências para a temporada mais ensolarada do ano. Para a pele vi uma explosão de leveza, com correções pontuais tomando o lugar de uma pele feita por inteiro, com base em todo o rosto. A idéia é só corrigir o que é necessário, sem pesar na mão. Nada melhor, não é? Pele pesada no calor não dá!!!! O produto que vi bombar nas bancadas para a pele foi a sempre queridinha base Face and Body, da M.A.C (leveza garantida no visual).

 

Beleza da grife A La Garçonne, elaborada por Celso Kamura

Beleza da grife À La Garçonne, elaborada por Celso Kamura

 

Beleza da marca A. Brand

Beleza da marca A. Brand, por Rodrigo Costa

 

Beleza do desfile da coleção Karl Lagerfeld para Riachuelo, realizada por Daniel Hernandez

Beleza do desfile da coleção Karl Lagerfeld para Riachuelo, realizada por Daniel Hernandez

Além da leveza, continuamos com muita iluminação, vale salientar que uma iluminação quase molhada. Para obter o efeito, vi os maquiadores abusarem do gloss: quando é aplicado na pele, dá um aspecto de pele suada ou recém-saída da água. Sei que o gloss não é um produto tão fácil de usar no nosso dia a dia, mas podemos sim encontrar iluminadores que possam simular esse efeito. Uma boa alternativa é buscar um que tenha consistência mais fluida, pois os desse tipo são mais dramáticos. Eu adoro o Copacabana, da Nars, na sua versão líquida. Fica a dica!!!

 

O visual com foco no dourado de Samuel Cirnansck, criação de Celso Kamura

O visual com foco no dourado de Samuel Cirnansck, criação de Celso Kamura

 

O look de beleza completo da Triya, elaborado por Max Weber

O look de beleza completo da Triya, elaborado por Max Weber

Para os olhos, as cores que chamaram mais minha atenção foram o dourado, o cobre e suas variações: os resultados são lindos de viver, têm um acabamento digno daquele tipo de pôr de sol arrasador que só o verão traz. E essa cartela de tonalidades invade as bochechas também. Bronzants e blushes em variações de terracota com leve brilho fizeram a cabeça de muitos beauty artists.

Beleza rosa acobreada para Lilly Sarti

Beleza rosa acobreada para Lilly Sarti

 

A beleza de Samuel Cirnansck por outro ângulo – repare nos brilhinhos nas sobrancelhas!

A beleza de Samuel Cirnansck por outro ângulo – repare nos brilhinhos nas sobrancelhas!

As sobrancelhas foram um caso à parte, pois traziam informações bem diferentes. Ou vinham totalmente apagadas, ou apareciam bem naturais, apenas penteadas para ficarem um pouco mais arrumadas, ou então recebiam efeitos especiais – aplicação de glitter, por exemplo. Alguém se anima?

E fiquei passada com a quantidade de makes sem máscara para cílios. Apesar de ser superfashion,  não sei se é um bom look para a vida real nem se me adaptaria a ficar sem usar esse produto – na minha opinião, ele é importantíssimo para um up incrível no olhar.

Para as bocas vi também muito gloss ou então batons sendo usados com leves batidinhas – os lábios ficam com um aspecto menos desenhado e mais “naturalmente sexy”. Legal, não é?

Juliana Franco, colaboradora de moda que vai estrear aqui no Blog das Convidadas e que conheci na SPFW, Maria Cecília Prado, criadora e diretora do site, e eu, nos corredores da SPFW durante a cobertura. A foto foi feita pela Patrícia Canola, fotógrafa superbacana que fez as fotos de beauty street style aqui para o site.

Juliana Franco, colaboradora de moda que vai estrear em breve aqui no Blog das Convidadas e que conheci na SPFW, Maria Cecília Prado, criadora e diretora do site, e eu, nos corredores da SPFW durante a cobertura. A foto foi clicada pela Patrícia Canola, fotógrafa que fez as fotos de beauty street style aqui para o site.

Enfim, espero que tenham gostado do post, de saber como foi minha experiência na SPFW e que consigam colocar em prática algumas das diquinhas que deixei por aqui. Eu voltei da viagem exausta, mas cheia de novas ideias para realizar meus trabalhos como maquiadora e como colaboradora aqui do Blog das Convidadas!

Fotos: Carolina Lapenda

 

 

 

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários