Blog das convidadas

Vanessa Ventura

As convidadas 1/3

Cacheada assumida e apaixonada por novidades de skincare e de maquiagem, eu vivo a paixão pela beleza desde criança, quando adorava passar creme anti-idade escondido. Além de blogueira de beleza (já conhece o Belícia?), sou formada em RP e pós-graduada em Gestão de Marcas, o que me fez desenvolver um olhar atento para o comportamento das empresas diante de seus consumidores. Será que as marcas já sabem lidar com as mulheres negras e com cabelo afro? No Blog das Convidadas, minha missão é mergulhar fundo nos lançamentos nacionais e internacionais e contar para você o que há de bacana para o nosso segmento. Chega de sofrer para encontrar a base certa ou o creme milagroso!

Skincare das maquiadoras, 3: mais segredos para ter uma pele incrível

Por Vanessa Ventura em 23/08 | 0 |

Ufa: chegamos ao fim da leva de três posts com as dicas de skincare de algumas das maiores maquiadoras do país (confira os dois primeiros aqui e aqui)! Embarcando na onda da beleza coreana e do boom dos cuidados com a pele, decidimos investigar a fundo as rotinas das experts e descobrir seus segredos – afinal, quem entende de pele bonita mais que elas? Dessa vez, vamos mergulhar no nécessaire da maquiadora carioca Nathalie Billio e de Luisa Suassuna e Carol Lapenda – que, além de maquiadoras, colaboram com o Beauty Editor diretamente de Salvador e de Recife. Aproveite!

NATHALIE BILLIO

Maquiadora e hair artist

Você ama brilho e esse efeito parece estar presente em todas as suas belezas, inclusive na pele, que apresenta sempre um efeito glowy. Tem produtos preferidos e truques de skincare para ajudar nessa missão?

Eu gosto de usar produtos que deixam a pele firme e viçosa, nada que repuxe ou resseque muito. Tenho usado o tônico Lotion Lactée, da Joelle Ciocco, antes da maquiagem e estou adorando! Além disso, curto hidratar bem o rosto como ritual pré-make, usando produtos específicos para meu tipo de pele. No momento, meu queridinho é o hidratante para pele oleosa da Clarins. À noite, uso o tônico que mencionei antes e, de vez em quando, aposto no óleo Midnight Recovery, da Kiehl’s, que dá hidratação e viço natural. Amo!

Muitas mulheres com franja têm rituais especiais para que os cabelos não atrapalhem na oleosidade da testa. Você é uma delas?

Como eu tenho franja há mais de dez anos, nunca precisei fazer nada específico, acho que a pele se acostumou (risos)! Eu tenho espinhas e capricho no cuidado com elas, mas as benditas nunca aparecem na testa. Sorte a minha!

 

LUISA SUASSUNA

Beauty expert, professora de maquiagem e colaboradora do Beauty Editor

Lu, você sempre fala sobre a importância de remover bem a maquiagem para ter uma pele bonita. Qual é o seu método e quais são os seus produtos favoritos para tirar bem os resíduos sem agredir o rosto?

Olha, sou bem cuidadosa, quase uma expert em K-Beauty na remoção da maquiagem, rsrs… Meu método é:

1º – “quebrar” o make dos olhos com um demaquilante bifásico (não tenho nenhum favorito, mas, no momento, estou usando o da Hinode).

2º – tirar o grosso da maquiagem, ou usando um lenço demaquilante (adoro o da Neutrogena, mas sempre compro de acordo com a promoção de beleza do dia – agora estou usando o da Nivea); ou com uma água micelar, que também compro de acordo com a promoção da vez.

3º – lavar o rosto no banho. Nos olhos, passo o Frex Clean, da Allergan, um produto de indicação oftálmica (é de farmácia, não de perfumaria) que amo! No rosto, adoro o gel de limpeza Effaclar Concentrado, da La Roche-Posay. Uso há anos, super fiel. E se eu precisar de alguma ajuda mecânica pra tirar o restinho da maquiagem, aposto em alguma esponjinha.

4º – Para enxugar, utilizo uma toalhinha demaquilante, só pra não correr o risco de sujar a minha toalha de rosto com algum resíduo que eventualmente tenha ficado. Mas não esfrego, só enxugo mesmo.

Um segredinho: mesmo que eu não tenha aplicado nada à prova d’água, jamais deixo de lado o demaquilante bifásico na hora de limpar os olhos. Quando utilizo esse produto, percebo que é necessário fazer menos fricção e que, com isso, agrido menos a pele da pálpebra e perco menos cílios. E passar o Frex Clean na sequência é o pulo do gato para a limpeza das pálpebras ficar realmente completa. Só não recomendo o que inclui melaleuca, acho que causa uma certa ardência nos olhos. Prefiro a versão original, que vem sem esse ingrediente. É mais suave.

Você mora em Salvador, uma cidade super quente e úmida, que favorece a oleosidade, mas está sempre com a pele linda. Quais os truques para driblar o clima?

Minha pele é mista e já tem linhas de expressão, então preciso controlar o brilho e usar agentes anti-idade ao mesmo tempo. Meus cuidados são vários: na limpeza, uso de dia e à noite o gel de limpeza Effaclar Concentrado, da La Roche-Posay (que já mencionei antes) e esfolio uma vez por semana com o Pó Esfoliante Revitalizante da Granado. Para tratar, pela manhã eu opto pelo Light Moisturizer da Simple (se a pele estiver boa) ou o Blemish + Age Defense, da Skinceuticals (se eu estiver numa fase de manchas ou espinhas), e completo com filtro solar Minesol Oil Control, da Roc, com FPS 70. À noite, vou de fórmula manipulada anti-idade com controle de oleosidade prescrita pela minha dermatologista, Dra. Marília Acioli, ou de Crème Jour da linha Abeille Royale, da Guerlain. Ah, e sempre aplico um creme na região dos olhos! Estou usando o Hydro Boost, da Neutrogena. Se precisar dar um removida no brilho da pele ao longo do dia, passo um adstringente (da Needs) e depois retoco o filtro solar, mas isso é raro.

 

CAROLINA LAPENDA

Maquiadora, hair artist e colaboradora do Beauty Editor

Carol, você tem uma pele incrível! Tem uma rotina super complexa para mantê-la  em dia?

Sou vaidosa sem exageros quando se trata da minha pele. Ela sempre foi boa, sem grandes problemas. Depois que me tornei mãe, senti que mudou um pouquinho, se tornou um pouco mais seca e ganhou discretas manchas. Procuro ir à minha dermatologista de seis em seis meses e sempre solicito que ela não passe um tratamento com muitas etapas e rituais. Aplicar muita coisa não pertence ao meu estilo de vida, no qual praticidade é fundamental! Desse modo, concentro todo tratamento da minha pele antes de dormir e deixo algo mais leve para as minhas corridas manhãs.

Me conta sobre sua rotina. Quais os produtos favoritos e de que rituais que não abre mão?

Ao chegar em casa à noite, sempre limpo bem a pele com algum demaquilante, de preferência água micelar. Durante o banho, uso um sabonete apropriado para o rosto, com uma fórmula que não resseque – geralmente um para pele sensível ou para pele seca. Atualmente, estou usando o Cleanance Gel Facial, da Avène. Ao sair do banho, hidrato com DermovanceS, da farmácia FQM Derma, indicado para pele seca e/ou sensível. Adoro sua consistência, leve e nem um pouco grudenta! Depois desse ritual prévio noturno, vou fazer minhas atividades rotineiras, que envolvem filhas e marido, e só depois, antes de dormir, é que uso realmente um produto mais poderoso para área dos olhos e outro para todo o rosto. O da área dos olhos é  o Agecare, da farmácia Mantecorp. Já para o rosto uso Redermic R, da La Roche-Posay. Sinto que minha pele acorda bem luminosa e hidratada e, como já mencionei que minhas manhãs costumam ser corridas, adotei algumas manobras… Por exemplo: quando vou lavar o rosto, diluo um pouco do sabonete na água e faço uma lavagem mais “gentil”, ou seja, procuro não lavar com tanta profundidade, para assim não levar embora o conforto proporcionado pelo tratamento noturno. Depois disso, hidrato com o mesmo hidratante noturno e passo o BB Cream da Missha, que já tem fator de proteção solar 42. Durante o dia, uso o pó compacto com FPS da Shiseido para retocar a proteção solar. Isso é tudo! Sem menos nem mais.

Mas, antes de encerrar as minhas dicas, quero falar sobre algo que li já faz muito tempo em uma entrevista da supermodel Linda Evangelista. Perguntaram qual era seu maior segredo de beleza e ela respondeu que uma boa noite de sono e litros de água operavam milagres na sua pele. Na ocasião, eu era bem jovem e por isso não entendi bem a mensagem. Hoje entendo, concordo e assino embaixo. Incrível como dormir com qualidade e beber água faz toda a diferença!

E aí, aprendeu muita coisa depois dessa verdadeira aula de cuidados com a pele? Agora, queremos saber os seus truques de skincare! Deixa aqui embaixo nos comentários!

Por Vanessa Ventura (@beliciablog)

Fotos: Carlos Sales (Nathalie Billio) / Fabíola Freire (Luisa Suassuna) / Divulgação (Carol Lapenda e produtos).

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários