Blog das convidadas

Leticia Homsi

As convidadas 1/3

Sou formada em Negócios da Moda e até já trabalhei na área, para a grife Carlos Miele. Porém, acabei virando repórter de beleza após fazer um estágio na revista ESTILO. Foi nessa época, em 2010, que me dei conta de como já era encantada pelo mundo da beauté. Sempre gostei de testar técnicas para fazer penteados ou maquiagem sozinha, em casa, e há muito tempo sou apaixonada por esmaltes, produtos para o cabelo, lápis, delineador e máscara para cílios. Depois da experiência na ESTILO, escrevi para outras revistas, como ELLE, CLAUDIA e GLOSS. Hoje, cuido do departamento de marketing e sou social media manager de um recém-criado e-commerce de beleza, o Pop Make Up, e continuo colaborando para algumas revistas femininas. Aqui, vou mostrar novidades em serviços e produtos da minha terrinha, São José do Rio Preto – onde fico a maior parte do tempo –, além de contar minhas impressões sobre os lançamentos mais recentes.

New cut, double cut, olho com glitter: make e técnicas by Pamela Lemos

Por Leticia Homsi em 02/11 | 0 |

Maquiagem é sempre um assunto que rende e que eu adoro. Ultimamente, minha mania é acompanhar maquiadores nas redes sociais para ver as novidades em técnicas de trabalho e estilos de produção. Especialmente aqueles de maquiar os olhos – aqui no interior, as mulheres AMAM um olhão superelaborado, a gente até brinca que quer mais é “fazer a drag” (haahaha).

Aliás, um aparte: como já morei por um bom tempo em São Paulo, sempre trabalhando com moda e beleza, e depois retornei para o interior, para mim é fácil enxergar as diferenças – de hábitos, de estilo, de preferências… – entre capital e interior. E para você que não mora aqui em Rio Preto (ou em outra cidade interiorana qualquer), eu conto: não só na minha região, mas de fora a fora no país (Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Nordeste em geral, Rio Grande do Sul…) as mulheres são, na maioria, MAXI. Maximalistas, MESMO! É tudo, tudo: é olho tudo, boca tudo, salto alto… alma de perua rules! Lembro de um programa Superbonita – do GNT – em que a cantora Wanessa Camargo dizia exatamente isso da mulher de Goiânia, e eu super me identifiquei. É um fato que acho  engraçado e interessante de reparar.

Justamente por conta disso é que, depois que terminei o curso de maquiagem do SENAC, senti falta de aprimoramento nessas técnicas superrebuscadas e diferentes de maquiar o olho. Sabia que teria clientes que iriam adorar, e eu precisava aprender. E daí começou a caçada pelo curso perfeito. Procurei, procurei e descobri um dia, meio sem querer, o perfil da Pamela Lemos, maquiadora lá de Ibitinga (also known as/também conhecida como A Capital do Bordado e que fica não muuuuito longe daqui de Rio Preto).

Eu vi uma foto de uma cliente minha fazendo o curso com ela e entrei em contato, junto com uma amiga, para também fazermos. Bruna, minha amiga, foi em uma quarta-feira do fim de julho, e na quinta foi a minha vez. Pamela dá somente cursos individuais, os chamados curso VIP de aprimoramento profissional.

beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-rio-preto-curso-aprimoramento-profissional-pamela-lemos-ibitinga-olho-preto-glitter-close

Saí de Rio Preto 6:20 da manhã e cheguei no ateliê às 8:00 em ponto. Às 8:30 a aula começou. De manhã, foram ensinadas duas técnicas: Olho Preto com Glitter (esse que você pode conferir na foto acima, no olho de uma das modelos do curso) e Chanfrado Lateral ou Esfumado Diagonal (nessa técnica usa-se uma cor mais escura bem esfumada no canto externo da pálpebra. Esse tom desce em diagonal até o meio da pálpebra, chegando até bem rente aos cílios, e então mistura-se com a cor de transição. Essa transição é feita com um tom clarinho, como um pérola ou begezinho opaco, e costuma ir até o cantinho interno dos olhos).

E COMO FUNCIONOU O APRENDIZADO?

Primeiro, ela fazia o make no lado esquerdo do rosto da modelo; a seguir, eu reproduzia do lado direito.  Apanhei um pouco no começo, mas depois fui ficando mais solta e ganhando agilidade. Também confesso que demorei a pegar o jeito dos pincéis – durante a aula, você usa o material da Pam (é, agora sou íntima, rsrs). Ela tem de todos os tipos: váaarios para esfumar, para aplicar a base, esponjinha queijo para esfumar a pele… Isso sem contar a paleta de corretivos Dermacolor da Kryolan, as Bases Studio Fix da MAC e True Match da L´Oréal, pigmentos, paletas de sombras variadas… Ou seja, um superparque de diversões para qualquer maquiadora!

beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-rio-preto-curso-aprimoramento-profissional-pamela-lemos-ibitinga-olho-new-cut-close

A tarde, depois de uma pausinha básica para o almoço, mais duas técnicas. A primeira foi o New Cut (Cut Crease com chanfrado lateral – esse aí da foto acima). O Cut Crease em si consiste na técnica de deixar a pálpebra bem definida, o que se faz recorrendo à uma base para olhos, como o Eyeshadow base da Nyx (branco ou cor da pele). Também vale utilizar algum tipo de Clown, como o da Catharine Hill (clown é uma pastinha que usa-se para fazer maquiagem artística como a de palhaço e que também serve para o Cut Crease). Primeiro, esfuma-se o canto externo da pálpebra e todo o côncavo com esse tipo de cosmético. Então, seguindo a linha do concâvo, aplica-se também em toda a pálpebra móvel. Por cima, você deposita uma sombra da cor da sua preferência (eu escolhi um marrom). O delineado é bem grosso e faz um movimento duplo: sai do canto interno do olho, vai em direção à têmpora e depois retorna, mas só até chegar perto do côncavo. Para não ficar exquisito, aplica-se uma sombra beeem esfumada por cima (neste caso, um tom de berinjela) e então faz-se a transição de cor (usando, como naquele primeiro look, um tom mais claro).

beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-rio-preto-curso-aprimoramento-profissional-pamela-lemos-ibitinga-olho-double-cut-close

A última técnica foi o Double Cut. Esta aqui usa o mesmo princípio que o New Cut, porém, cria-se um espacinho entre o delineado grosso e a parte de cima do côncavo. Então, nessa linha criada entre as duas partes, fica à mostra a sombra bem clarinha – um traço na mesma cor aplicada no resto da pálpebra móvel. Isso dá um efeito gráfico, como você pode perceber nessa imagem acima.

Além de todos esses olhos, aprendi também a fazer  a pele com alta cobertura (sim, por aqui todo mundo quer alta cobertura e base mate).

E você, que é boa de matemática, deve estar aí se perguntando: “Ué, não eram quatro técnicas? Cadê a imagem de uma delas?” Então… o dia foi tão corrido que não consegui fotografar a segunda, o Chanfrado Lateral… Mas acho que com estas imagens e com as minhas descrições todas já para você se divertir, né?

beauty-editor-blog-das-convidadas-leticia-homsi-rio-preto-curso-aprimoramento-profissional-pamela-lemos-ibitinga-selfie

Para quem se interessar em ir até lá, eu super indico! Pamela (à esquerda na selfie comigo) já fez vários cursos com maquiadoras-estrelas das redes sociais e há algumas semanas foi para Buenos Aires fazer os cursos de Pele e Especialização em Noivas lá na Kryolan!!! Um badalo!! E, mal chegou de viagem, já se jogou no curso do maquiador Alessandro Alcantara, muito conhecido pela pele perfeita e olhos de diva. Quer mais? Ela já garantiu a vaga dela para o Curso Avançado em Beauty & Fashion na Make up For Ever Academy de Nova York! Já sentiu que realmente a moça tem muito know-how além de talento, né?? Aii, brinquei que vou ver se garanto minha vaga para fazer com ela!! Estou realmente empolgada para esse curso da Make up For Ever – tomara que dê certo!

(Quer saber mais sobre o curso bapho da MUFE? Então clica neste post que a Carol Lapenda, que também colabora aqui no Blog das Convidadas, escreveu – ela fez no semestre passado)

Vale lembrar também que Pamela está fechando uma turma aqui em Rio Preto no dia 19 de Fevereiro de 2017. Nesse curso ela mostrará técnicas de Satin Skin – a pele acetinada – e tendências de maquiagem para o ano. Tô dentro!

O contato da Pamela: (16) 99108 5356.

Fotos: Letícia Homsi

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários