Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Maquiagem na gravidez

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 06/04 | 0 |

Eu dias atrás: caprichando no make leve que valoriza o glow natural da gravidez!

Eu dias atrás: caprichando no make leve que valoriza o glow natural da gravidez!

Desde o início do ano passado, quando resolvi tentar engravidar do segundo filho, percebi que minha rotina de beleza, inclusive de maquiagem, mudou bastante. É impressionante como os hormônios podem alterar radicalmente não só a nossa pele e o nosso corpo em geral, mas até mesmo a forma com a qual enxergamos a nossa própria beleza! Hoje, às vésperas de ter bebê, posso dizer que foi uma jornada e tanto, de autoconhecimento e de muitas experimentações, que quero compartilhar um pouco aqui com vocês.

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-base-studio-fix-mac-fluid

Bom, antes mesmo de engravidar, eu já tive que lidar com uma grande mudança: minha pele, que é originalmente mista, ficou bem oleosa e cheia de espinhas, isso por conta de eu parar de tomar pílula. E mais: como tinha nojinho do aspecto delas, não me controlava e mexia bastante, o que levou a um segundo problema, o aumento das manchas. Então, mesmo sendo adepta de uma maquiagem leve para o dia a dia, tive que optar por uma base de alta cobertura. E dentro das opções que tinha na minha gaveta, optei pela Studio Fix Fluid, da MAC.

Com o uso, percebi que a base tinha uma cobertura ótima, perfeita para disfarçar os pontos necessários. Porém, a experiência de usá-la no calor de Salvador nem sempre foi confortável. Justamente por ter uma consistência mais pesada, era comum ao longo do dia perceber que ela havia se acumulado ao redor no nariz, nas linhas de expressão, e às vezes também acontecia de derreter com o suor. Enfim, tive que buscar uma solução para esses probleminhas, pois não queria investir numa base nova sabendo que provavelmente a minha pele iria mudar de novo quando eu engravidasse…

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-beauty-blender

Foi aí que eu resolvi experimentar o truque de aplicar a Studio Fix Fluid com minha Beauty Blender, e fiquei super satisfeita com o resultado! Quando úmida, a famosa esponja de maquiagem em forma de gota ajuda a deixar a base mais fluida, o que facilita a aplicação e acaba com o acúmulo de produto nos cantinhos. Fora que, no geral, o acabamento fica bem mais natural e a cobertura permanece alta, exatamente o que eu tanto buscava!

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-o-boticario-make-b-color-adapt-base

Segui usando essa base até mais ou menos a metade da gestação, quando o verão, a sobrecarga que o corpo sente e o uso contínuo do repelente e das roupas mais fechadas (para proteger contra o mosquito da dengue e da zika!) me deixaram com muito, muito calor. Por sorte, as manchas de acne já tinham melhorado e me encantei pela nova base líquida Make B. Color Adapt, do Boticário, que tem efeito natural e cobertura leve – estou usando-a até agora. É verdade que eu preciso de um bom corretivo nas olheiras e um pó facial de vez em quando, mas sinceramente não me incomodo com isso. Eu apenas queria algo que não “derretesse” com o suor, que disfarçasse o aspecto esbranquiçado que o meu protetor solar deixa no rosto e que fosse leve de usar. Bingo!

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-iluminador-benefit-moonbeam

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-benefit-benetint-blush-e-batom-liquido

De uma forma geral, passei a preferir makes que dessem um efeito de saúde, de quem acabou de voltar de férias ou de um spa. Queria parecer linda, mas de uma forma despretensiosa e quase imperceptível. Para garantir esse efeito, os batons tradicionais, os blushes e os iluminadores em pó cederam lugar a produtos em consistência líquida/cremosa. O meu combo favorito foi o iluminador Moon Beam nas têmporas e o blush líquido Benetint nas bochechas e nos lábios, ambos da Benefit. Vale ressaltar que o uso de produtos com esse acabamento aumenta bastante a durabilidade da maquiagem, fora que são tão discretos que você nem vê que estão lá, apenas percebe o efeito lindo e natural que deixam na pele.

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-lapis-para-contorno-dos-olhos-mac-chromografic

Nos olhos, me apeguei demais ao lápis bege Chromographic Pencil na cor NW25/NC30, da MAC, só pra usar na linha d’água e tirar qualquer ar cansado, e muita, muita máscara para cílios.

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-sombra-em-lapis-eudora-acqua-fix-24h-bronze-luminoso

Para colorir, apostei em sombras neutras que permitem  várias combinações diferentes, aplicadas com muita leveza. Às vezes, uso um único pincel de esfumar, para deixá-las mais translúcidas, quase aquareladas. Já para os dias de pressa, o melhor truque de todos é a sombra lápis de longa duração Acqua Fix 24h da Eudora, aplicada de forma intensa ou esfumada, num traço grosso ou fino (pois tem apontador no fundo!): é garantia de um olho lindo em segundos sem nem precisar de pincel (e que vai durar o dia todo)!

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-face-contour-kit-light

Eu uso esse estilo de maquiagem tanto de dia quanto à noite. As pequenas variações ficam mais por conta do humor do que da ocasião ou do horário. A única coisa que eu adicionei à rotina agora na reta final foi um produto de contorno, o Sleek Makeup Face Contour Kit Light, que uso de uma maneira bem de leve, porque as bochechas e o nariz incharam. E mesmo achando que não vou usar, eu separei uns produtos para levar à maternidade. Um mínimo do mínimo, nada de pincel, só para ficar com uma cara mais fresh nas fotos: corretivo, blush líquido (aquele que uso como batom também), máscara e lápis bege.

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-1

Agora, é só aguardar a chegada de Gustavo!

 

Outros produtos queridinhos que são bons de ter à mão:

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-blush-batom-cremoso-mac-cream-colour-base-virgin-isle

MAC Cream Color Base cor Virgin Isle (produto de uso múltiplo: batom, blush e sombra)

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-iluminador-liquido-fashion-light-yes-cosmetics

Yes Cosmetics Fashion Light (iluminador nacional bacaninha)

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-stick-elf

Elf All Over Color Stick cor Spitlight (iluminador em stick – bem prático!)

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-mascara-para-cilios-eudora-soul

Eudora Soul Turbo (máscara de cílios que dá aquele up no olhar)

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-maybelline-colossal

Maybelline Colossal Superfilme (outra máscara de cílios – esta é um clássico!)

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-maquiagem-MAC-Pedro-Lourenco-Quarteto-de-sombra-Nude

MAC Pedro Lourenço quarteto de sombras (uma das minhas favoritas, é edição limitada, não está mais à venda… Mas o tom Sable – o de baixo, à direita – pode ser encontrado em versão mono no site da marca – e lá há outros marrons e beges parecidos também)

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-luisa-suassuna-maquiagem-para-gravidas-corretivo-liquido-o-boticario

O Boticário Make B. Color Adapt (corretivo líquido – aquele que salva das olheiras!)

 

Nota do Beauty Editor: a Luisa acabou de fechar este post na manhã do dia 6 de abril e na madrugada seguinte já teve bebê. Seja bem vindo, Gustavo – e obrigada por esperar a mamãe conferir tudo para fazer sua estreia!

Fotos: arquivo pessoal (retratos Luisa Suassuna) e divulgação / reprodução marcas (produtos)

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários