Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Maquiagem de Carnaval: looks de beleza para brilhar em blocos e bailes

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 18/01 | 0 |

As festas de final de ano mal acabaram e a gente, aqui em Recife, já entrou em outra sintonia: a do Carnaval. Porque os nordestinos como um todo, e os pernambucanos em particular, adoram a folia e também se preparar para ela! Este post surgiu bem por causa disso: pela vontade de dividir com você um pouco da alegria de se produzir para pular no bloco ou curtir o baile. E traz quatro looks de beleza  bacanas que preparei inicialmente para mostrar no meu Instagram, mas que depois viraram pauta aqui para o Beauty Editor. Dá uma olhada, confere as dicas e depois me conta qual o seu favorito!

LOOK 1 – Delineador dourado com glitter

Neste Carnaval, decidi deixar as pedrarias brilhantes um pouco de lado. Apesar de renderem uma maquiagem mais linda do que a outra, são sempre um risco para quem vai passar o dia inteiro dançando e cantando pelas ruas de Recife e Olinda (ou de qualquer outra cidade do Brasil que tenha Carnaval de rua). Conforme a gente sua e passa a mão no rosto, lá se vão as pedrinhas embora – e adeus look de beleza poderoso…

Mas como maquiagem de Carnaval sempre pede brilho e impacto, ando dando muita ênfase às produções com glitter, como é o caso desta aqui. Me inspirei no trabalho de uma colega maquiadora, a carioca Nathalie Billio, que ama glitter de paixão e fez um look parecido na atriz Mariana Ximenes (na foto abaixo, reprodução do Instagram da Nathalie, você pode ver como era). 

Voltando para o make que eu fiz. Depois de maquiar a pálpebra e o contorno inferior do olho com sombra violeta (outra aposta minha do momento – Ultra Violet é a cor do ano da Pantone!), fiz um traço alongado para fora usando um delineador preto. Aí veio o truque: misturei glitter dourado (usei um da Vult, bem fininho, para o efeito ficar glamouroso) com fixador para glitter e fui, com cuidado, aplicando com pincel sobre o traço “guia” feito com delineador. O segredo para brilhar bastante é repetir a aplicação várias vezes, pois assim o glitter se deposita em quantidade maior e reflete mais a luz. 

(Dica: se você tiver em mãos um glitter que seja em gel – a Nyx, por exemplo, tem produtos assim –, não precisa fazer a misturinha de glitter com cola, pode usar direto esse cosmético)

Não é preciso passar muita máscara para cílios nem exagerar demais no realce das sobrancelhas, e um batom nude já vira o complemento perfeito para esse olho chic e luminoso. Já iluminador na pele é vida para complementar o look de Carnaval!

Para quem ama boca forte, uma sugestão: trocar o batom nude pelo rosa impactante. Também funciona muito bem com esse tipo de olho.

LOOK 2 – olho prata total

Esta maquiagem aqui foi feita pela minha irmã, a Mônica Lapenda, que também é maquiadora e cabeleireira. Ela usou glitter sem economia para iluminar os olhos. Mas, antes de aplicá-lo, fez um esfumado sutil, com sombra bege (use a sua favorita ou então um marronzinho clássico, como o Tease, da Urban Decay, ou o Cork, da MAC…).

Depois, vem o brilho propriamente dito. Por cima do marronzinho, passou, sem deslizar (com toques de pincel), um fixador para sombra e glitter da Dailus Pro. Só aí começou a aplicar o glitter com um pincel de maquiagem achatado, apropriado para depositar pó ou produtos em partículas sobre a pele. Mônica escolheu um produto também da Vult para usar aqui, o Glitter 01.

(Dica: depois de passar o fixador na pálpebra toda, deslize a ponta do dedo sobre a pele, para sentir se o produto realmente aderiu em toda a extensão. Deposite o glitter só após fazer essa checagem!)

Importante: como vocês podem perceber, minha irmã fez o contorno inferior do olho adotando as mesmas técnicas. Mas esse passo já é mais complicadinho, só recomendo para quem tem mais prática com maquiagem! E, para todas, uma dica complementar: antes de acrescentar o glitter a seu make, proteja a pálpebra inferior com um papelzinho. Assim, você evita que as partículas cintilantes que caírem durante o processo fiquem grudadas abaixo do olho ou nas bochechas…

Nos lábios, violeta, nossa nova cor paixão. O produto é um batom líquido da Quem Disse, Berenice? , o Lilali, e achei que a combinação ficou bem bonita.

LOOK 3 –  Frida em versão moderna

Nesta beleza de Carnaval aqui, invertemos os papéis: quem bancou a modelo foi a minha irmã, a Mônica. Mais uma vez, coloquei o foco nos olhos (estou adorando trabalhar efeitos diferentes, sempre com muito brilho, nessa área!). Só que, em vez de utilizar glitter solto, escolhi trabalhar com dois delineadores diferentes.

Primeiro (como sempre), fiz a pálpebra com uma sombra marronzinha, para dar uma leve profundidade. Depois, desenhei um primeiro traço com um delineador violeta metalizado da Yves Saint Laurent. O produto que usei está fora de linha, mas a própria marca tem uma opção parecida dentro da família Couture Liquid Eyeliner – é a cor 05 Burgundy.

O passo seguinte foi cobrir esse primeiro traço com um outro delineador roxo, o Heavy Metal ACDC, da Urban DecayA estratégia de sobrepor os produtos é interessante porque você valoriza o brilho ainda mais, sabia?

No restante, o make é simples e elegante. Tem blush mais desenhado, marcando a bochecha, sobrancelha valorizada e um batom nude com leve reflexo cintilante.

Variações para o mesmo look:

a-) em vez de usar nude nos lábios, vá de batom vermelho aberto, também fica bacana (e está super na moda!).

b-) no lugar da trança presa no alto (aprenda a fazer um penteado parecido aqui!), você pode usar o cabelo solto. Se não for calorenta, é outra ótima opção!

 4 – Arara estilizada

Este último look aqui eu produzi para uma cliente minha, a Bruna Boeckmann. A inspiração são os pássaros tropicais, em especial a arara. Depois de preencher a pálpebra toda – inclusive a área próxima à sobrancelha – com uma sombra marrom, fiz aquele truque de passar uma camada de fixador de glitter em toda a área e então depositar glitter dourado em toda a região. Dessa vez usei um da Tracta, mais “pedaçudo” e menos fino.

Embaixo, criei um traço de delineador que, em vez de se alongar para fora, no sentido da têmpora, se estende para dentro, em direção ao nariz. O propósito da brincadeira? Imitar o bico de um pássaro. Achei que ficou gráfico e bacana. O tom que escolhi foi um marrom, da MAC, que tem reflexos metalizados: é da família Fluidline e se chama Rich Ground (no site da MAC tem um similar, o Deliciously Rich).

Acima da sobrancelha, capitulei e colei algumas pedrinhas e miçangas. Como Bruna ia participar de uma festa, e não de um bloco de rua, achei que era mais viável acrescentar esses adereços. Mas acredito que o look de beleza funcione com ou sem esse plus. Vai da sua vontade adicionar ou não as pedrarias a esta maquiagem para Carnaval!

Os principais produtinhos que usei nas maquiagens deste post: potinhos de glitter da Tracta, batom Lilali da Quem Disse, Berenice?, delineador com glitter Heavy Metal da Urban Decay, delineador metalizado Yves Saint Laurent Baby Doll, tons prateado e dourado de glitter da Vult e fixador de sombra e glitter da Dailus.

Ah, duas infos finais. Primeira: os arranjos de cabelo foram todos feitos por mim, com miudezas compradas em lojas aqui e ali. Os passarinhos do visual com sombra prata, por exemplo, eram originalmente enfeites de Natal! Segunda: para um make de Carnaval durar a festa toda, a pele tem que ter um preparo especial. Mas sobre isso eu vou fazer um post exclusivo – semana que vem ele está no ar, aguardem.

Por Carol Lapenda

Fotos: Carol Lapenda e Monica Lapenda

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários