Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Helder Marucci: o maquiador que a internet apresentou para o mundo

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 08/02 | 0 |

Um fato bem corriqueiro no meu dia a dia de maquiadora é a cliente chegar me mostrando fotos de um make realizado por Helder Marucci como referência para o visual que vou criar para ela. E não é pra menos! Parece que hoje o trabalho de Helder está espalhado por toda a internet: nas redes sociais de digital influencers, de marcas de maquiagem, de fãs e de outros maquiadores – todos curtem e repostam o seu trabalho. E não é só nas redes alheias que ele faz sucesso. Hoje, o próprio Helder conta com mais de 400 mil seguidores no seu Instagram (@heldermarucci) e mais de 90 mil inscritos no seu canal no YouTube. Um espanto!

Helder Marucci em ação no curso que rolou em Salvador: precisão e técnica são os sobrenomes do expert!

Helder Marucci em ação no curso que rolou em Salvador: precisão e técnica são os sobrenomes do expert!

No final do ano passado, ele passou aqui por Salvador para dar seu badalado curso para profissionais. E eu, que queria muito mergulhar em seu universo tão particular de maquiagem, aprender novas técnicas e saber um pouco mais sobre sua carreira incrível, não perdi a chance! Me inscrevi, claro, e, junto com vários outros colegas curiosíssimos, passei dois dias assistindo Helder executar seus looks de beleza e impressionar com o seu primor técnico. E, mais: ainda consegui marcar uma conversa particular com o moço, para transformar a experiência em um post especial aqui para o Beauty Editor. A partir de agora, vou dividir as minhas descobertas  com você.

Maquiagem com delineador gráfico e sombra supercintilante, primeiro vista com os olhos fechados, depois...

Maquiagem com delineador gráfico e sombra supercintilante, vista primeiro com os olhos fechados, depois…

 

...com a modelo já de olhos abertos. Um bom exemplo do que Helder denomina de "maquiagem social com"!

…com a modelo já de olhos abertos. Um bom exemplo do que Helder denomina de “maquiagem social no último volume”!

Dono de um estilo próprio, que ele chama de “maquiagem social no último volume”, Helder começou a maquiar de forma tímida em 2009, quando ainda trabalhava em uma loja de shopping em Campo Grande, MS (a sua cidade natal), e embelezava suas colegas vendedoras com os produtos que elas próprias tinham. A paixão por cores e pincéis já era forte naquela época; ele adorava folhear revistas buscando inspiração e não raro maquiava celebridades digitalmente, usando imagens capturadas na web e brincando com os efeitos do Photoshop. Tudo era hobby até que mais tarde, no mesmo ano, ele tomou a decisão de seguir a carreira no mundo da beleza. Saiu do emprego de vendedor no shopping, fez um primeiro curso básico de maquiagem, criou um blog para promover o seu trabalho e distribuiu alguns cartões de visita.

Tutorias diferentes: uma grande sacada!

YouTube, naquele momento, já estava cheinho de vídeos de meninas brasileiras e gringas fazendo tutoriais de maquiagem em si mesmas. De olho nesse movimento,  Helder resolveu criar o seu próprio canal em 2010 – mas desenvolveu um trabalho bem particular. Perfeccionista que é, já começou fazendo vídeos muito profissionais, com uma boa iluminação, roteiro amarradinho, edição com trilha sonora e nomes dos produtos usados no rodapé. Eu acompanhei o canal desde o comecinho (procura lá, é Helder Marucci mesmo) e, apesar de ele não ter cativado no primeiro momento o grande público feminino, que se identificava mais com as meninas que faziam automaquiagem, acabou ganhando bastante audiência de maquiadores profissionais que estavam sedentos por conteúdo em vídeo criado por colegas de profissão.

Na mesma época, ele criou o seu Instagram, onde começou a postar fotos dos seus trabalhos. Com a ajuda das hashtags, em pouco tempo o seu trabalho caiu no radar de grandes blogueiras, como a brasileira Bruna Tavares (@pausaparafeminices) e as internacionais Huda Kattan (@hudabeauty) e Naomi Giannopoulos (@vegas_nay). Quando essas meninas começaram a repostar suas fotos, Helder percebeu que suas redes sociais projetavam seu trabalho para muito além das fronteiras do Mato Grosso do Sul. Para quem havia começado nas redes apenas para ajudar a aumentar a clientela na sua cidade, o desenvolvimento foi inesperado: ele tinha conquistado seguidores espalhados pelo mundo inteiro, sua carreira como expert de beleza estava passando por um boom!

Bancada recheada de produtos e superorganizada: uma pista do cuidado e do detalhismo de Helder na realização de seus trabalhos.

Bancada recheada de produtos e superorganizada: uma pista do cuidado e do detalhismo de Helder na realização de seus trabalhos.

E não demorou muito até que colegas de profissão pedissem para que ele desse cursos profissionais. No final de 2013, montou o primeiro em Campo Grande mesmo, para uma turma pequena, nada muito elaborado. Em seguida, foi aceitando outros convites: São Paulo, Belo Horizonte, até que a coisa se organizou e virou uma turnê que hoje passa por varias cidades todos os anos. Hoje, Helder continua a atender clientes em seu ateliê em Campo Grande, principalmente noivas, segue alimentando suas redes sociais com maquiagens incríveis e possui uma agenda de cursos de makeup lotadíssima, que só no primeiro semestre de 2017 passará por 11 cidades brasileiras e 10 destinos internacionais. Sempre mostrando maquiagens com aqueles detalhes que têm a sua assinatura de beleza: pele muito construída, olho esfumado com vários produtos e com efeitos sobrepostos e sobrancelhas bem arqueadas.

Linha de maquiagem própria? Ele já começou a investir nisso!

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-carol-lapenda-luisa-suassuna-cilios-posticos-helder-marucci-nina

E pensa que o artista fica só por aí? Seu mais novo projeto é uma coleção edição limitada de cílios postiços, lançada em dezembro do ano passado em parceria com a blogger Nina (a.k.a. @makeupwithnina), que traz seis modelos, todos com o estilo mais minky, sendo um deles específico para cílios inferiores. Esses cílios mais cheios e com fios mais “espalhadinhos” são realmente mais difíceis de se encontrar aqui no Brasil e fazem toda a diferença quando se quer elaborar uma maquiagem com um olhar mais intenso, como os que Helder gosta de fazer. Cada par custa entre 24 e 48 reais (compras através do site da marca).

Selfie ao final da conversa. Obrigada, Helder, por dividir com a gente a sua história!

Selfie ao final da conversa. Obrigada, Helder, por dividir com a gente a sua história!

Bem, depois de ficar sabendo tanto sobre a trajetória do makeup artist e sobre o que ele já alcançou, posso dizer que o reconhecimento que ele tem hoje, seja aqui, seja lá fora, não é fruto de nenhuma mágica. É, sim, o resultado de muito esforço, um olhar superaguçado, uma mão hiperprecisa e um perfeccionismo inquietante no que se refere à beleza, tudo isso temperado com o tino para trabalhar nas redes sociais. Fiquei impressionada!

Para quem quer fazer o curso de maquiagem com Helder (super recomendo!) segue a agenda do primeiro semestre de 2017.

Janeiro

09 e 10 – São José do Rio Preto, SP

17 e 18 – Bahrein

21 e 22 – New Dehli, Índia

30 e 31 – São Paulo, SP

Fevereiro

06 e 07 – Cascavel, PR

13 e 14 – Francisco Beltrão, PR

Março

06 e 07 – Brasília, DF

13 e 14 – Porto Alegre, RS

26 e 27 – Qatar

30 e 31 – Kuwait

Abril

03 e 04 – Belém, PA

17 e 18 – Egito

29 e 30 – Holanda

Maio

05 e 06 – Istambul, Turquia

09 e 10 – Sidney, Austrália

15 e 16 – Fortaleza, CE

22 e 23 – Florianópolis, SC

29 e 30 – Maceió, AL

Junho

03 e 06 – Foz do Iguaçu, PR

19 e 20 – Equador

29 e 30 – Azerbaijão

É fã do trabalho do Helder e de outros maquiadores top? A gente sempre dá perfis desses superespecialistas em makeup aqui no BE! Um deles é o do Junior Mendes, outra referência em maquiagem de festa – dá uma olhada no post!

Por Luisa Suassuna @luisasuassuna

Fotos: Luisa Suassuna e reprodução Instagram

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários