Blog das convidadas

Vanessa Ventura

As convidadas 1/3

Cacheada assumida e apaixonada por novidades de skincare e de maquiagem, eu vivo a paixão pela beleza desde criança, quando adorava passar creme anti-idade escondido. Além de blogueira de beleza (já conhece o Belícia?), sou formada em RP e pós-graduada em Gestão de Marcas, o que me fez desenvolver um olhar atento para o comportamento das empresas diante de seus consumidores. Será que as marcas já sabem lidar com as mulheres negras e com cabelo afro? No Blog das Convidadas, minha missão é mergulhar fundo nos lançamentos nacionais e internacionais e contar para você o que há de bacana para o nosso segmento. Chega de sofrer para encontrar a base certa ou o creme milagroso!

Looks de festa de Janelle Monae: ideias de beleza para mulheres negras

Por Vanessa Ventura em 08/03 | 0 |

Quem é apaixonada por beleza já sabe: com os primeiros tapetes vermelhos do ano, surgem também milhares de fotos das produções das atrizes, que migram dos sites diretamente para as nossas pastas pessoais de inspirações. Guardamos aquilo como ouro, esperando a hora de usar os arquivos como base para o visual “daquela” festa. Quando se é negra, porém, há um probleminha envolvido: a quantidade de celebridades com cabelo e pele parecidos com os nossos é mínima e, frequentemente, as moças estão arrumadas de forma a esconder – e não ressaltar – essas características. Assim, ficamos sem referência, ou acabamos nos prendendo sempre às mesmas personagens, algo triste para quem busca novidades… Recentemente, a Maria Cecília, criadora aqui do Beauty Editor, me mostrou alguns looks da Janelle Monae que chamaram a atenção dela nos últimos tempos, e gostei muito do que vi: tudo, menos o óbvio.

O elemento “surpresa” de Monae começa nela própria: além de cantora e compositora, a bela ainda é bailarina e atriz – é possível conferir essa última faceta no filme Estrelas Além do Tempo, indicado ao Oscar 2017. Nos red carpets, Janelle aposta justamente no incomum para fazer a diferença. Seus penteados são sempre bastante estruturados – esteja com o cabelo alisado ou cacheado –, fugindo da pegada mais “sexy” ou “natural” de fios com balanço. Já as makes são sutis, porém com graça: rolam cílios marcados, delineador e, quase sempre, batom colorido. Dividi os looks por alguns temas para facilitar a visualização. Vamos lá?

FOCO: boca vermelha

Uma das fórmulas de sucesso da artista é unir o batom vermelhão aos olhos destacados com cílios postiços e lápis preto sobre os cílios superiores e na linha d’água, variando somente o penteado. Na primeira foto, esta aí acima, o make está, no geral, leve, e o diferencial fica por conta do blush coralzinho. Gosto muito do cabelo: ele assume duas texturas, uma mais definida e outra bem crespa, arquitetadas de uma maneira totalmente out of basics. Provavelmente as formas foram feitas com grampos invisíveis, já que é impossível enxergar marcações.

Aqui, Janelle carregou mais nos postiços, acrescentando um esfumado marrom mais visível e pouco blush. As sobrancelhas da atriz estão sempre bem penteadas e preenchidas sutilmente, sem alteração de formato. Gosto muito do cabelo, que foi escovado mas não tem a intenção de se parecer com um liso: o secador foi usado somente para modelar os fios e chegar ao penteado desejado. As presilhinhas me lembram os anos 1990, mas sem referências óbvias.

Poucos detalhes mudam completamente o look. Aqui, a marcação dos olhos está mais na base dos cílios, e não nas pestanas em si (o delineador grosso, inclusive, reforça esse efeito). A pele está bem iluminada e o penteado é uma trança grossa completamente estruturada, com ajuda de aplique – mais uma vez foi utilizado secador, mas sem o objetivo de alcançar fios lisinhos.

FOCO: contorno dos olhos

Saindo um pouco dos batons vermelhos, Janelle escolheu aqui os olhos “de sempre”, mas com um toque de sombra metalizada e de gloss na pálpebra inferior. Viu como fica legal o efeito nas fotos? Achei uma forma bem interessante de usar esse último produto sem ficar com medo de melar a maquiagem. Nos lábios, gloss também: neste caso, nude, bem discretinho. Cabelo estruturado sem preocupação com perfeição, soltinho dos lados, com grampinhos de pérolas.

Mais um cabelo super trabalhado – inclusive com os fios prateados que funcionam como um acessório –, mas que não se apega ao óbvio. Uma ótima ideia para fios crespos, já que faz parte de suas características não serem 100% certinhos. E quem disse que pele negra não combina com maquiagem colorida? Amei o delineado esmeralda usado em cima e embaixo, exatamente da cor das joias.

Variação do olho da foto anterior, mas com delineado colorido só embaixo, dessa vez azul e mais grossinho. O batom rosa fez um match bacana de cores. Já o cabelo ainda segue montado, mas agora num estilo old Hollywood (que está super em alta, fique ligada!).

E, para pôr fim à série de delineados coloridos/com efeitos especiais, traço vermelho puxadinho na pálpebra inferior, com bochecha corada e gloss cor de boca. O cabelo tem uma montagem parecida com o penteado com fios prateados que mostramos um pouco antes – quando Janelle percebe que acertou, não tem medo de repetir a fórmula (siga o exemplo!).

FOCO: esfumado nos olhos

Adorei este beauty look. No Oscar, dias atrás, Janelle apareceu com os cabelos curtinhos, no estilo pixie – um novo corte que ela estreou nessa premiação. Eles ficaram uma graça com o contraste entre o acabamento bagunçado e a tiara bem glamourosa. O make também é luxuoso: olho dourado com marrom, pele iluminada, gloss nude… Também rolou uma sobrancelha um pouco mais desenhada . Super usável e fácil de pedir ao maquiador.

A LIÇÃO DE JANELLE MONAE: não é preciso seguir a cartilha para brilhar na festa

 

É possível se divertir, brincar com texturas, formatos e imperfeições com elegância e modernidade, aproveitando as suas características para valorizar o look. Se quiser ter uma make assinatura para facilitar as coisas, se jogue – mas sempre dando um toque aqui, outro ali, para garantir a originalidade.

E aí, deu para preencher a pastinha de inspirações?

Ah, vale lembrar que toda maquiagem, para ficar ainda mais incrível, pede uma pele bem cuidada. Se você é morena ou negra e quer dicas específicas para tratar da sua, dá uma conferida nesta entrevista com a dermatologista Katleen Conceição, especialista em pele negra!

Quer ver mais detalhes destes e de outros looks de beleza da Janelle? Então checa a página sobre ela no Style Bistro!

Fotos: divulgação / Image Net

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários