Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Katia Freire: história e segredos da premiada maquiadora paraibana

Katia Freire: a história e o novo studio da maquiadora ícone no Brasil

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 19/02 | 0 |

Maquiadora paraibana Katia Freire

 

Hoje em dia, em meio às minhas constantes visitas ao Instagram em busca de inspiração e de entretenimento, me parece que o cursor desliza cada vez mais rápido e o tempo dedicado a apreciar cada imagem é cada vez menor. E isso acontece não só por haver cada vez mais perfis dedicados à maquiagem e cada vez menos tempo para dedicar à cada uma das atividades cotidianas. Somado a esses fatos, tenho observado um certo fenômeno: as maquiagens que vemos nas redes sociais estão, em sua maioria, muito parecidas. E, apesar de essa “parecência” ser algo fácil de entender – toda imagem que gera um resultado positivo nas estatísticas tende a ser recriada –, isso vem deixando o feed algo repetitivo e até meio tedioso de se acompanhar… 

Por isso mesmo, quando observo um perfil que se apresenta constantemente inovador ao longo de anos, é impossível não parar para apreciar, com todo o tempo e atenção, cada nova imagem ou vídeo postado. Assim é pra mim o trabalho de Katia Freire, maquiadora que em breve completará 20 anos de carreira e que traz sempre algo de fresco em suas produções. Alheia ao mito de que maquiagem de moda, artística, publicitária e social não se misturam, Katia bebe de todas as fontes e insere pitadas de cada uma delas em pequenos detalhes, usa produtos de beleza das mais diversas marcas e preços, customiza efeitos misturando produtos diferentes (falarei sobre suas famosas #alquimiasdakatia em um próximo post) e é super disposta a compartilhar seus conhecimentos em vídeos divulgados em suas redes sociais – e também nos cursos que ministra. Realmente um trabalho que dá gosto de acompanhar e de apreciar!

A TRAJETÓRIA DA ARTISTA

O que hoje é estabelecido foi construído ao longo de muitos anos de dedicação. Katia começou a maquiar em 1999, quando precisou procurar um trabalho que pudesse conciliar com o seu curso de fisioterapia, que ocupava todo o horário comercial nos dias de semana. Depois de fazer um workshop para aprender as principais técnicas e de comprar os produtos básicos, começou a maquiar as amigas e acabou sendo contratada por um dos principais salões de João Pessoa, onde ficou por sete anos. Lá, aprendeu a maquiar com rapidez (as clientes eram agendadas em intervalos de 25 minutos, em média) e a otimizar os recursos, que eram mais escassos na época. A pouca variedade de pincéis de maquiagem era compensada com o uso dos dedos para esfumar e dar acabamento, por exemplo – um costume que, de tão incorporado e aperfeiçoado, preserva até hoje.

Maquiadora Katia Freire recebendo prêmio Natura

Katia recebendo o prêmio da Natura – só felicidade!

Com o tempo, apesar de ter concluído graduação e pós graduação em fisioterapia, o volume crescente de trabalho acabou fazendo com que se dedicasse exclusivamente à maquiagem, acumulando também trabalhos de moda e de publicidade. Teve a oportunidade de passar algumas temporadas no exterior e, em paralelo, foi participando de concursos aqui no Brasil, que lhe renderam títulos importantes e reconhecimento da indústria da beleza em geral. Em 2009, ganhou o Prêmio Natura Maquiadores do Brasil; em 2011, foi a vencedora do quadro Transformação do programa TV Xuxa; em 2013, faturou o Prêmio Avon de Maquiagem na categoria Publicidade e em 2018 foi eleita a melhor maquiadora pela revista Cabelos e Cia.

Katia participando em um programa de TV: empenho em todas as atividades.

E nem só de prêmios se compõe o seu currículo estrelado. Já assinou a beleza de capas e colaborou em matérias de revistas como Fashion News, Cabelos e Cia, Estilo, Contigo, Glamour, Máxima, Caras etc. E é presença constante – como palestrante – em congressos, feiras e programas de televisão locais e nacionais.

Há menos de seis meses, inaugurou o seu próprio espaço, o Studio Criativo Katia Freire, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Lá, além de seguir com os seus atendimentos, pretende intensificar seus cursos voltados a profissionais e aditivar a produção de conteúdos para a sua plataforma digital. Ela vive a mil por hora!

E A MAQUIAGEM DE KATIA, COMO É?

 

A artista em ação: criatividade e técnica aliadas.

Quando perguntei sobre como consegue fazer maquiagens impecáveis seja em que ponto do Brasil – ou do mundo – estiver, Katia me explicou que não segue técnicas ou escolhe produtos de acordo com a região ou o clima local. Para ela, o mais importante é buscar constantemente uma solução personalizada para cada maquiagem, fugindo da “receita de bolo”, ou seja, evitando se tornar refém de uma única forma de maquiar. “Porque seguir a mesma fórmula sempre não vai dar certo nunca!”, ela jura. Por isso acredita tanto nas misturas de beleza, na customização. E também no aprendizado constante – pois só quem estuda e treina consegue se adaptar a trabalhos em qualquer circunstância. “Quanto aos produtos escolhidos, o mais importante é adaptar o melhor àquela pessoa e às suas características de pele. Minha dica é: não se apeguem a uma única formulação, misturem e criem. Só assim vocês desenvolvem um estilo pessoal de sucesso”. 

Katia, que também reflete bastante sobre o recente boom da maquiagem e à recriação infinita de looks de beleza na internet, diz que todo mundo deveria se desafiar a fazer um trabalho mais autoral. “Cada profissional tem seu dom, sua forma única de maquiar e de revelar a beleza das pessoas. É preciso explorá-lo para fazer aflorar uma assinatura e tornar o trabalho algo personalizado e identificável pelos outros.” Concordo plenamente! E fico aqui imaginando como alguns dias ou semanas de imersão no Studio Criativo Katia Freire fariam bem a todo maquiador profissional em processo de construção de seu estilo! Eu mesma mal posso esperar para conhecer o espaço e fazer um curso VIP com ela!

Por @luisasuassuna

Fotos: arquivo pessoal Katia Freire

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários