Blog das convidadas

Vanessa Ventura

As convidadas 1/3

Cacheada assumida e apaixonada por novidades de skincare e de maquiagem, eu vivo a paixão pela beleza desde criança, quando adorava passar creme anti-idade escondido. Além de blogueira de beleza (já conhece o Belícia?), sou formada em RP e pós-graduada em Gestão de Marcas, o que me fez desenvolver um olhar atento para o comportamento das empresas diante de seus consumidores. Será que as marcas já sabem lidar com as mulheres negras e com cabelo afro? No Blog das Convidadas, minha missão é mergulhar fundo nos lançamentos nacionais e internacionais e contar para você o que há de bacana para o nosso segmento. Chega de sofrer para encontrar a base certa ou o creme milagroso!

Iluminador para pele negra: top produtos de beleza dessa categoria

Por Vanessa Ventura em 28/06 | 3 |

Se, no passado, iluminadores só faziam parte de nécessaires mais avançados de maquiagem, hoje eles são presença quase garantida no kit básico de toda mulher que se maquia diariamente. Em meio a tendências como o strobing e o “brilho aprisionado”, as marcas começaram a lançar cada vez mais opções de highlighters e as mulheres descobriram que a missão de encontrar o iluminador para pele negra perfeito não era tão simples assim: várias opções esbranquiçam a pele ou a deixam prateada demais, brigando com seu pigmento dourado natural. Sem falar naqueles que não contém partículas iluminadoras e simplesmente não aparecem em cútis mais escuras. De certa forma, dei sorte: quando a onda da pele iluminada surgiu, eu já era mega fã desse tipo de produto. Aprendi a gostar deles com a editora de beleza e blogger Vic Ceridono e, aos poucos, fui descobrindo opções que funcionavam bem no meu rosto. Hoje, vim compartilhar os queridinhos que conheci ao longo da minha trajetória de beauté – e não são poucos!

1 – Mineralize Skinfinish Gold Deposit, da MAC

Tenho um carinho especial pelo Gold Deposit, que foi o primeiro iluminador que comprei. Na época, lembro que fui à loja da MAC e rapidamente fiquei encantada pelo brilho dourado queimado desse produto de beleza, que deposita uma película fina de pó sobre a pele. A cor “some” no rosto, dando apenas um realce na nossa tonalidade natural – não fica aquela marca amarela clara, sabe? Apesar de dourado, ele pode criar tanto um look de dia-a-dia (para quem curte brilhos na beleza a qualquer hora) como uma maquiagem para festa, a depender de quantas pinceladas você der. Ah, fica lindíssimo como sombra também!

2 – Feeling Younger, da Lush

Devo a descoberta desse produto a Luisa Suassuna, maquiadora e colaboradora aqui do Blog das Convidadas, que há tempos me apresentou um highlighter da marca Sleek e me iniciou no maravilhoso mundo dos iluminadores cremosos. Numa ida a São Paulo, visitei a Lush e me encantei com o Feeling Younger, um creminho branco sem partículas evidentes de brilho que, em contato com a pele, cria um efeito natural de reflexo. A área com iluminador vira um refletor de luz! A vantagem de ser um creme é que dá para aplicar embaixo da base, para o tal brilho aprisionado, ou por cima mesmo, para um iluminado belo que pode ser trabalhado em camadas. Devo dizer que ano passado, nos corredores da SPFW (que cobri aqui pelo BE), uma maquiadora super famosa elogiou o efeito do produto. Morri de orgulho, rsrs! Esse produtinho de beleza não passa despercebido!

3 – Ambient Lighting, da Hourglass

Esse iluminador da marca americana Hourglass tem uma característica única: ele consegue criar alternadamente uma cobertura super leve, que inclusive pode ser aplicada no rosto inteiro para dar uma radiância à base, e um visual mais luminoso, desde que você o concentre nos pontos-chaves do rosto (têmporas, osso do nariz, cantos internos dos olhos, arco do cupido). E não tem partículas evidentes de brilho – é um recurso de maquiagem eficiente e, ao mesmo tempo, delicado. Lindo! Entre as cores, indico o douradinho Golden Beige Powder e o neutro Ethereal Light.

4 – Mineralize Skinfinish Soft and Gentle, da MAC

Um clássico que é ótimo também na pele negra! O Soft and Gentle foge dos dourados e tem um tom mais neutro, que reflete muito bem a luz e combina com diversos tipos de maquiagens, das mais quentes às frias. É um bom curinga para quem não curte tons dourados ou quer ter uma opção mais clarinha no acervo.

5 – Strobe Cream, da MAC

Vivia atrás desse iluminador, mas estava sempre esgotado. Até que uma amiga achou a versão mini e me deu de presente! Acredito que esse é o produto de beleza chave para quem está começando no mundo da pele luminosa e não quer algo muito festivo logo de cara. O Strobe Cream tem textura líquida/cremosa, acabamento supernatural, não tem partículas de brilho evidentes e funciona tanto como um boost de luz na base (basta misturar uma gotinha dele), quanto como um iluminador natural para os pontos mais altos do rosto. Também cai bem como iluminador corporal (experimente nas clavículas) e também como um refletor para disfarçar as olheiras (aplique antes do corretivo, bem naquele vinco mais escuro, mais marcado). Aproveite que a MAC lançou novas cores de Strobe Cream e se jogue no tradicional, no Goldlite e no Redlite.

6 – Shimmering Skin Perfector Pressed Highlighter Opal, da Becca

Minha mais recente descoberta, através da maquiadora Giovanna Leddomado. Parece mágica! Ele não tem partículas evidentes e fica lindo sozinho ou por cima de outro iluminador cremoso (a combinação dele com o Feeling Younger, que citei antes, é matadora!). Infelizmente, a Becca é uma marca de maquiagem que não está à venda no Brasil, mas vale muito a pena colocar na lista de compras quando for viajar.

E você, já escolheu seu iluminador para pele negra? Se você tem outro favorito diferente dos que citei aqui, deixa a dica pra mim nos comentários!

Fotos: reprodução Temptalia (Gold Deposit, Soft and Gentle e Opal); reprodução MakeUpAlley (Feeling Younger); divulgação marcas (outras).

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários