Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Dicas da maquiadora Katia Freire para fazer misturas top com maquiagem

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 05/03 | 0 |

Maquiadora Katia Freire em seu estúdio de maquiagem

Uma coisa que me chama a atenção no trabalho da maquiadora paraibana Katia Freire, de quem fiz o perfil semana há duas semanas aqui no site, é a sua capacidade de inventar produtos de beleza novos a partir dos cosméticos que ela já tem em seu kit. Já pensou em criar um tom exclusivo de batom usando corretivo rosado, blush e reparador de pontas? Eu também não, mas, acredite, funciona!

Durante um trabalho de ensaio fotográfico, Katia quis um tom muito especifico de batom e teve que criá-lo do zero. Depois, em um post no Instagram, ensinou direitinho como fazer. O curioso é que ela usou tudo nessa misturinha, menos batom de verdade – pra você ver como subestimamos as combinações possíveis entre nossos produtos, não é mesmo?

TESTAR, CUSTOMIZAR, INOVAR

Numa época em que a indústria da beleza lança produtos novos no mercado num ritmo frenético, tenho percebido uma acelerada no ritmo de consumo – tanto por parte dos profissionais quanto para uso próprio. Entendo perfeitamente a vontade de ter um produto fresh para experimentar novas possibilidades e efeitos na nossa rotina de beleza, mas a verdade é que a cada nova compra jogamos um item mais antigo para o canto mais escondido da gaveta, não é mesmo?

E não precisa ser assim! Aliás, existe todo um movimento de consumo consciente que alerta para os benefícios de dar mais usos ao que já se tem. E, pensando nas centenas de produtos que um kit de maquiagem profissional costuma incluir, nada mais natural que se misture ainda mais para conseguir customizar os efeitos nos resultados finais.

E é justamente essa a bandeira que Katia Freire levanta: explorar possibilidades. Ela defende que para desenvolver um estilo próprio de maquiagem, é preciso sair do convencional, enxergar além, exercitar a criatividade. E misturar produtos é uma ótima forma de praticar isso. Sem contar que, quanto mais misturamos, melhor vamos conhecendo nossos produtos de beleza e mais apaixonadas vamos ficando por eles! Não é uma ótima idéia?

Um dos meus truques favoritos que aprendi xeretando o Instagram de Katia é usar corretivos coloridos para criar corretivos convencionais, “de cor de pele”. Ela começa misturando um corretivo laranja com um verde e, voilá, eis um corretivo de fundo quente num tom médio, bem versátil, que eu certamente conseguiria usar em boa parte das minhas clientes. Depois ela vai além e adiciona mais produto (uma dose extra do corretivo verde, um toque de corretivo lilás…) para exemplificar outras variações do truque. Dá uma checada no vídeo acima para ver como é sensacional!

A dica que acabei de citar, eu tenho certeza que irá agradar outros colegas maquiadores, pois estamos sempre customizando corretivos e bases para o tom de cada rosto. Mas não pense que você só irá encontrar lá truques “profissionais” como esse! Basta você ter, no seu arsenal de maquiagem, um pigmento solto de uma cor bem curinga (como o tom de pêssego luminoso Melon, da MAC Cosmetics, por exemplo) que Katia garante que você consegue fazer uma série de produtinhos DIY. Quer ver? Então vamos lá:

a-) Misture o pigmento com um pouco de gloss transparente e crie um gloss metálico totalmente tendência sem precisar investir em um. Dica extra: use, no lugar do pigmento, um pouco de glitter ultrafino e faça um top coat personalizado.

b-) Adicione um pouco do pigmento à sua base (lembre que o tom deve ser coerente, puxado para o bege, o rosado ou o marrom – não vale usar pigmento azul!) e consiga um acabamento luminoso na pele para esbanjar glamour em uma ocasião especial.

c-) Misture um pouco de pigmento a um batom líquido mate e consiga uma sombra cremosa super brilhosa. Tem vídeo aí acima também, confira!

d-) Adicione um pouco do pigmento a uma mistura de iluminador líquido e blush em pó (é só raspar um pouco com a ajuda de uma espátula) e crie um blush cremoso luminoso lindo!

As possibilidades são muitas! Para descobrir mais delas, fica aqui a minha sugestão: entrar no Instagram da maquiadora e pesquisar em suas postagens os vídeos que mostram a sua bancada de trabalho. Eu sei que é difícil pular todas aquelas outras fotos com maquiagens maravilhosas e focar nessa busca, mas resista, vai valer a pena. Nesses vídeos, você irá encontrar outras dicas de misturinhas nada óbvias e que vão multiplicar exponencialmente as possibilidades de uso dos seus produtos de maquiagem.

E se vocês experimentarem algumas dessas dicas, não deixem de avisar / marcar a Katia em suas postagens. Tenho certeza que ela vai adorar saber!!

Fotos e vídeos: acervo Katia Freire

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários