Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Cosmética natural com Mona Soares: a história da Ewé Alquimias e dicas

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 06/08 | 0 |

Mona Soares expert em cosmética natural

A história da Ewé Alquimias, marca de cosmética natural fundada por Mona Soares, não segue a típica trajetória linear de um projeto que ganhou vida depois de ser longamente sonhado e planejado. A marca – que já comercializou cosméticos artesanais, já ofereceu cursos online e presenciais e hoje se dedica a transformar em e-books seus três livros esgotados sobre cosmetologia natural e saboaria –, se criou, cresceu e se transforma num ritmo rápido porém, perdoem o trocadilho, bem orgânico.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE MONA

Foi após ser desligada da farmácia em que trabalhava, isso em 2012, que Mona, farmacêutica formada pela UFBA, investiu em livros, cursos e material para dar os primeiros passos dentro da cosmética natural. Até então, a sua breve experiência como professora de Química do Ensino Médio e sua participação em grupos de cabelos naturais no Orkut (lembra dele? rsrs…) não pareciam ter conexão, mas eis que, após o Curso Vivencial de Plantas Medicinais da Ervanaria Marcos Guião e de todo o estudo que dedicou a assuntos como aromaterapia, perfumaria e saboaria, Mona começou, ela mesma, a produzir os seus primeiros cosméticos e a comercializá-los online no e-commerce de produtos hand made Tanlup.

Naquela época, em 2013, o movimento que valoriza os cabelos naturais e prega a transição ganhava cada vez mais força. No entanto, produtos voltados para fios cacheados e crespos, principalmente aqueles mais artesanais, ainda não eram tão comuns. Muito por isso, os cosméticos da Ewé Alquimias tiveram uma ótima aceitação, o que motivou Mona a dar o próximo passo e lançar seus cursos online de Cosmetologia Natural e oficinas presenciais de Saboaria Natural.

Livro de saboaria feita com cosmética natural

Não demorou muito para que os cursos tomassem o tempo antes dedicado à produção dos cosméticos, passando então a ser a sua principal atividade. Na fase seguinte, escreveu e publicou três livros: Saboaria Natural com Ervas, Cosmetologia Natural Artesanal e A Arte da Saboaria Artesanal, esse último já disponível para compra na versão e-book.

APRENDENDO COM ELA

Apesar de intimamente conectada à natureza, Mona Soares reconhece amar muito mais transformá-la do que cultivá-la. E, mesmo não produzindo mais uma linha de cosméticos para comercializar (que dó!), continua fazendo suas alquimias no dia a dia, de onde extrai boa parte dos produtos que utiliza: xampu, condicionador, máscaras, sabonetes, etc. Adepta do uso de ingredientes da flora brasileira, Mona acredita que eles são um instrumento de resgate da nossa ancestralidade e de exercício de autoconhecimento. E que quanto mais nos conectamos com a nossa natureza e reconhecemos a nossa própria beleza, mais libertas ficamos dos padrões tão duramente impostos sobre nós mulheres. Realmente, a Ewé Alquimias é plataforma para um movimento muito mais abrangente e poderoso, que toca em assuntos de extrema importância que jamais podem ser dissociados, como sustentabilidade, consumo consciente, saúde, multiplicação de conhecimento, etc.

Como usar cosméticos naturais

Para quem quer adentrar nesse mundo, Mona dá algumas dicas valiosas, sempre lembrando que é importante comprar os ativos de fontes confiáveis e jamais fazer experiências sem antes checar as indicações de cada componente natural – o fato de virem da natureza não exclui a possibilidade de eles causarem alergias e sensibilizações, é bom lembrar.

ÓLEOS E CHÁS: COMECE POR ELES!

A primeira dica é fazer uso de óleos vegetais, que você encontra em lojas de produtos naturais e online. O mais popular hoje, sem dúvidas, é o de óleo de coco. Eu, que sou maquiadora, já perdi a conta do número de clientes e colegas de profissão que o usam para remover maquiagem, até mesmo aquela máscara de cílios à prova d’água super resistente. Também conheço muitas que adoram aplicar nos cabelos antes de dormir ou antes do treino na academia, para enxaguar no banho seguinte. Mona lembra outras opções das quais ela gosta, como os de castanha e de semente de uva e de girassol, todos ótimos para cuidar da pele.

Outra dica envolve os chás. Prepare-os da mesma forma como se fosse tomá-los, porém guarde em frascos com borrifador e use na pele e nos cabelos! Recentemente, experimentei usar chá de camomila depois de um dia de exposição ao sol sem a devida proteção solar. Deixei um tempinho na geladeira e depois o apliquei com a ajuda de um algodão. Adorei a sensação do ritual e o efeito calmante que ele teve sobre a pele.

COSMÉTICA NATURAL: ONDE COMPRAR PRODUTOS?

Se você, assim como eu, ficou sentido(a) por não poder experimentar os produtos da Ewé (já que eles pararam de ser produzidos há alguns anos), não se desespere! Acesse o insta de Mona e, na parte de destaques, clique em “alunes 2.0”, lá há uma lista com as lojinhas dos alunos dela e os links de seus respectivos Instas e lojas.

Fora isso, não deixe de acompanhar o feed principal e os stories, para conferir muitas outras dicas de como adicionar mais produtos artesanais e naturais na sua rotina de beleza, no maior estilo “faça você mesma”. Como boa professora que é, Mona explica o passo a passo e mostra tudo direitinho, é muito interessante! Sem contar que você vai ter a chance de acompanhar um pouco de suas incursões na natureza: seja para explorar insumos para seus próximos experimentos e criações, seja para recarregar as energias em lindas viagens, trilhas e caminhadas. Mergulhe e divirta-se!

Quer saber mais sobre cosméticos naturais e orgânicos? Leia este post da Maria Cecília aqui! Tem muitas dicas e esclarecimentos sobre eles!

Por Luisa Suassuna (@luisasuassuna)

Fotos: divulgação Mona Soares

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários