Blog das convidadas

Katia Maluf

As convidadas 1/3

Comecei a carreira como jornalista e trabalhei como repórter e editora nas revistas Elle, Claudia e Interview. Mas o convívio com o mundo da beleza e da moda acabou me levando para um outro lado: me transformei em uma expert em cosméticos. Primeiro, fui ser gerente de produto da categoria esmaltes na Impala. Esse cargo fez com que eu me tornasse uma pessoa muito detalhista – até mesmo chata … – no que se refere a cor. Depois, me mudei para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde há sete anos dirijo os negócios da Markwins International (empresa que inclui as marcas Wet n Wild, Physicians Formula, The Color Workshop, Black Radiance e Front Cover) para a América Latina. Aqui no Beauty Editor, vou contar as descobertas que faço nas drugstores e beauty boutiques americanas.

Circle Lens: a lente de contato que faz uma “maquiagem” na íris

Por Katia Maluf em 13/08 | 0 |

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-katia-maluf-circle-lens-lentes-de-contato-que-aumentam-o-tamanho-da-iris-moda-na-ásia-abre Você já prestou atenção ao tamanho das íris dos seus olhos? Eu tenho que confessar que nunca tinha dado a menor bola às minhas até a semana passada quando, numa viagem de trabalho à China, descobri que, por lá, íris maiores e bem redondas são sinônimos de beleza. Conversando com a Maggie Chang, uma das fantásticas designers do nosso escritório de Shenzhen, me peguei olhando os olhos dela: achei que tinham algo de diferente e tive que perguntar… Ela me explicou que as Circle Lens (ou lentes circulares), moda da vez na Ásia, são lentes de contato que aumentam a circunferência das íris e criam uma linha mais demarcada entre a cor e o branco.

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O aumento da íris em fotos, com photoshop, é comum em anúncios e revistas na Ásia – mas a moda saiu das páginas e ganhou movimento (vide Lady Gaga no videoclipe Bad Romance que também tem efeitos especiais gerados em computador).A ideia é criar um visual de boneca, inocente e infantil. Um look popularizado pelos Mangás. Acima, no detalhe, vocês podem ver como ela é (fiz a foto com a lente grudadinha na ponta do dedo).

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As lentes da Maggie têm grau (ela tem prescrição médica) e são da Johnson & Johnson, o que a deixa segura em relação ao uso (são dela os olhos do antes e depois que você vê acima – Maggie bancou a modelo para mim!). Mas pode-se comprar – e compra-se muito – estas lentes como acessório de beleza. Um Google rápido me levou a um par de sites com lentes para todos os gostos e bolsos. Elas podem ter grau ou não e são usadas por muitas garotas diariamente, como se fossem máscara para cílios ou delineador.

Aqui nos Estados Unidos a venda de lentes de contato decorativas – ou de qualquer lente, corretiva ou cosmética, sem prescrição e acompanhamento médico – é ilegal. Quando esta moda começou, a Associação Americana de Oftalmologia declarou que comprar qualquer versão sem receita e sem orientação pode ser perigoso e causar, entre outros problemas, infecções e abrasões à córnea, o que pode levar à perda da visão. Infelizmente isso não detém uma quantidade enorme de garotas que compram o produto online ou, em cidades grandes como New York e San Francisco, em lojas informais de bairros asiáticos como Koreatown e Japantown.

Colocar qualquer coisa dentro dos olhos não é a minha praia (nem colírio, detesto!), então vocês não vão ver um post-experiência sobre este assunto. Mas acho que vale tanto contar sobre a modinha como  fazer o alerta: se for experimentar, tome muito cuidado com as lentes que for escolher – e converse com o seu oftalmologista antes de aderir a ela.

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Para fechar: um visual Mangá-like, criado pela artista plástica Kristen Yarber. E aí, acham que as lentes da moda criam mesmo esse tipo de efeito?

Fotos e modelo: Maggie Chang

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