Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Brigitte Calegari: a fera da beleza e seus cursos de make badalados

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 12/04 | 2 |

Brigitte em seu escritório, na escola em Maringá.

Quando pensamos em um profissional reconhecido pelos cursos que oferece, seja em qual área for, logo deduzimos que se trata de alguém cuja longa carreira a preparou para encontrar tanta aceitação. Daí a inevitável surpresa quando nos deparamos com a história de Brigitte Calegari. Aos 25 anos de idade, essa paranaense de Maringá é hoje um dos nomes mais badalados quando se pensa em cursos de maquiagem profissional no Brasil. Foi mais ou menos de 4 anos para cá que comecei a perceber a repercussão de seus workshops de beleza entre os colegas maquiadores daqui de Salvador. Era impressionante como todos (to-dos!) que passavam por suas aulas faziam elogios! Fui ficando curiosa, depois interessada, e então decidi passar pela mesma experiência. Além de me matricular no seu curso Aprimoramento Intensivo (contarei os detalhes sobre ele em um próximo post, aguarde!), decidi aproveitar a viagem ao Paraná para entrevistar a talentosa professora e conhecer melhor a sua trajetória. A partir de agora, você vai poder mergulhar comigo nesses bastidores e entender porque essa moça delicada no trato, mas fera nos negócios e com os pincéis, faz tanto sucesso.

BEAUTY LOVER DESDE CRIANCINHA

Brigitte conta que desde pequena era fascinada pelo mundo da beleza. Adorava brincar, em segredo, com as maquiagens da mãe e amava receber de presente brincos ou outras peças que a madrinha, muito próxima e dona de uma vasta coleção de acessórios, não estava usando mais. Além de ser inspirada por essas duas mulheres vaidosas, sempre teve bastante facilidade com trabalhos manuais. E, dado divertido e que vale anotar, era sempre a professora quando brincava de escolinha com os amigos.

Alguns anos depois, no início da adolescência, Brigitte já tinha desenvolvido uma enorme habilidade com os pincéis e era conhecida como a mais estilosa entre as amigas e parentes. Isso acabou lhe rendendo o posto informal de personal stylist não apenas na hora da escolha de roupas e acessórios, mas também no momento de definir a maquiagem e o penteado para alguma ocasião especial. Cuidava da produção completa de quem estivesse à volta! Em uma dessas situações em que produziu pessoas mais próximas, Brigitte ficou tão apaixonada pela maquiagem realizada em uma amiga (um olho esfumado em tons de rosa e roxo) que decidiu postar uma foto do look final em seu perfil no Orkut (na época, essa rede social ainda existia). O registro inocente gerou uma repercussão tão grande que em pouco tempo, e com apenas 16 anos de idade, ela estava atendendo clientes e dando cursos de automaquiagem em casa.

Uma das famosas maquiagens de Brigitte vista por dois ângulos. Aqui, ela demonstrou dois efeitos diferentes – um em cada olho da modelo – e comprovou para mim que…

 

…tem realmente uma técnica impecável ao maquiar!

Não demorou muito para alguns maquiadores começarem a pedir cursos de aprimoramento. Assim, aos 18 anos, Brigitte fez sua estreia como professora “de verdade” – dessa vez, assessorando profissionais. Inicialmente, as aulas aconteciam em Maringá. Depois, passaram a ocorrer em Curitiba, em Belo Horizonte, em vários cantos do Brasil. Eram verdadeiras turnês! A coisa realmente estava ficando séria e, ao mesmo tempo em que ensinava, Brigitte se dedicou a aprender mais. Fez cursos na Make Up For Ever Academy de Paris e de Nova Iorque, na Escola de Maquiagem Illamasqua em Londres e, mais recentemente, com Philip Hallawell, referência brasileira em visagismo.

Atendimentos e aulas de automaquiagem acabaram suspensos e a dedicação se voltou exclusivamente aos cursos profissionais. Inicialmente, o carro-chefe era o de Técnicas de Maquiagem, com um dia de duração, com demonstrações das suas técnicas e a reprodução dos looks pelos alunos, sempre usando modelos. Depois, o cardápio foi expandido para cursos mais específicos e/ou prolongados.

E O QUE ESSA PROFESSORA TEM DE TÃO ESPECIAL?

Brigitte é realmente muito criteriosa em tudo a que se dedica. Diz que se faz sempre a mesma pergunta quando está montando ou aprimorando um programa: “Se fosse eu que me inscrevesse nesse curso, o que gostaria que ele incluísse?”. Então, vai listando um conjunto sem fim de detalhes, dos pequenos ao grandes, que fariam a diferença em seu julgamento – e que faz questão de proporcionar para seus alunos. Entre eles, o capricho na escolha do conteúdo, todo devidamente embasado, a metodologia super didática, o material de consulta de altíssima qualidade (inteiramente elaborado por ela), a seleção de produtos que ela usa durante as aulas, a iluminação do ambiente especialmente calibrada para revelar a maquiagem em todos os seus detalhes… E também a escolha do cardápio dos coffe-breaks, a gramatura do papel dos face charts (aqueles desenhos de rosto onde podemos anotar os passos do make), os vários vasos com flores espalhados pela escola e até a cor da xícara do café – tudo é pensado com cuidado para compor uma harmonia maior que dá unidade a absolutamente todo o ambiente. É impressionante! Uma equipe de seis pessoas a ajuda a manter a engrenagem funcionando bem e a deixar tudo lindo e em ordem.

Uma geral da sala de demonstração teórica…

 

…detalhe do balcão que fica ao fundo (todas essas gavetas espelhadas estão recheadas com produtos de maquiagem das melhores marcas!) e…

 

…vista da sala de aula prática. Atenção para os espelhos individuais lindinhos e a iluminação profissional!

E é claro que essas características todas também dão o tom ao seu estilo de maquiagem. Se hoje temos produções super impactantes nas redes sociais e, num outro extremo, looks geralmente mais leves nas passarelas, para mim a estética de Brigitte está entre elas. Ao mesmo tempo em que seus makes parecem suaves, causam impacto. Para ela, a maquiagem deve ajudar a revelar a beleza de cada mulher, sem se sobrepor a ela. Quando olhamos seus trabalhos, não vemos uma bela pintura sobre uma tela inicialmente em branco, vemos uma mulher e uma maquiagem igualmente deslumbrantes, que só se revelaram assim porque uma enalteceu a outra. E essa harmonia é o que leva tantos profissionais aos cursos orientados por Brigitte.

ESSA MULHER NÃO PARA!

Como ela dá conta de administrar tantos compromissos Brasil afora é um enigma para mim. Ainda mais agora, que os cursos itinerantes para 20 alunos foram substituídos pelo workshop Tendências de Maquiagem, que pode atender até 60 alunos! É muita gente para dedicar atenção… mas ela dá conta, acredite.

No menu de cursos exclusivos de sua escola, que tem capacidade para 12 alunos por turma, seus xodós atuais são o Aprimoramento Intensivo, com 6 dias de duração (aquele que fiz e que mencionei no início do post), e também o bastante requisitado La Beauté, que trata especificamente da beleza de noivas e de mães de noiva.

Pensa que acabou? Tem mais! No ano passado, Brigitte inaugurou uma plataforma de cursos online, que trouxe de volta o seu curso de automaquiagem (chama-se Minha Maquiagem) e que também marcou o início da parceria com outros profissionais educadores para auxiliar em outras disciplinas, como Marketing para Maquiadores (ministrada por Jhonatan Penteado, diretor de marketing da marca Brigitte Calegari) e Fotografia e Iluminação para Maquiadores (aulas orientadas pelo fotógrafo Bulla Jr., que está por trás das lindas imagens dos trabalhos de Brigitte). Em breve, a plataforma também oferecerá cursos com temas mais específicos. Alguns dos que vêm por aí: Segredos do Esfumado, A Maquiagem Profissional e Edição para Maquiadores.

Brigitte e eu em um dos momentos do curso. Virei fã da moça!

Conhecer Brigitte Calegari mais de perto durante essa semana e fazer o curso de Aprimoramento Intensivo com ela foram experiências incríveis! Em primeiro lugar pelo próprio curso, sem dúvidas o melhor que eu fiz até hoje na minha carreira (aguardem o próximo post, no qual vou explicar com detalhes por que ele foi tão impactante!) e por compreender que todo esse sucesso, antes tão espantoso para mim, é na verdade muito fácil de se explicar (porém dificílimo de alcançar). Trata-se de uma soma de doses imensas de talento, apuro estético e trabalho duro, com bastante consistência e atenção aos detalhes. E eu, que esperava aprender sobre técnicas de maquiagem, recebi muito mais. Saí de lá com lições preciosas sobre minha carreira de makeup artist e inspiradíssima! Quero repetir todo ano!

Fotos: arquivo pessoal Luisa Suassuna

 

 

 

 

 

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários