Blog das convidadas

Leticia Homsi

As convidadas 1/3

Sou formada em Negócios da Moda e até já trabalhei na área, para a grife Carlos Miele. Porém, acabei virando repórter de beleza após fazer um estágio na revista ESTILO. Foi nessa época, em 2010, que me dei conta de como já era encantada pelo mundo da beauté. Sempre gostei de testar técnicas para fazer penteados ou maquiagem sozinha, em casa, e há muito tempo sou apaixonada por esmaltes, produtos para o cabelo, lápis, delineador e máscara para cílios. Depois da experiência na ESTILO, escrevi para outras revistas, como ELLE, CLAUDIA e GLOSS. Hoje, cuido do departamento de marketing e sou social media manager de um recém-criado e-commerce de beleza, o Pop Make Up, e continuo colaborando para algumas revistas femininas. Aqui, vou mostrar novidades em serviços e produtos da minha terrinha, São José do Rio Preto – onde fico a maior parte do tempo –, além de contar minhas impressões sobre os lançamentos mais recentes.

Beauty Trends: o evento que trouxe o maquiador Patrick Ta ao Brasil

Por Leticia Homsi em 31/07 | 0 |

Maquiadores Brigitte Calegari e Patrick Ta

Quase dois meses atrás (dia 5/6, mais precisamente), realizei um sonho: ver o maquiador Patrick Ta no Brasil. O famoso beauty artist americano, queridinho de Gigi Hadid, das irmãs Kardashian e de outras influencers bafônicas, veio dar uma master class de maquiagem em São Paulo. Ele participou da maratona de beleza Beauty Trends, organizada pela maquiadora Brigitte Calegari. Para quem não a conhece, a moça está famosérrima  (já contamos a história dela aqui no Beauty Editor!). Te explico porque. Ela foi a primeira professora de muitos maquiadores que bombam no Instagram atualmente. Ministra cursos intensivos em sua escola luxuosa em Maringá. Viaja o Brasil falando de maquiagem. E agora ainda inventou o Beauty Trends – um mix de aulas e muita conversa sobre makeup, empreendedorismo e internet que, já na primeira edição, foi um sucesso.

O happening começou às 10:25 da manhã com a aula de Brigitte. O momento mais esperado, porém, foi a aula do fofíssimo (vocês precisavam ver o show de simpatia que ele é!) Patrick Ta, que encerrou, próximo das 10 da noite, a jornada de beleza.

Quer saber mais detalhes desse dia incrível? Então vamos lá!

AQUECIMENTO: AULA COM BRIGITTE

Em sua aula, logo pela manhã, Brigitte Calegari falou sobre pele negra. Deu ótimas dicas de como criar uma maquiagem perfeita para esse tom de pele. Entre os pontos que eu ressaltaria:  criar camadas de produtos e dar borrifadas de água termal antes da base. Ou seja: você hidrata e borrifa o jato, aplica o primer ou iluminador e repete o jato, até, enfim, aplicar a base. Outro detalhe interessante foi o fato de ela usar dois tons de produto. Já tinha ouvido muito falar na técnica, mas nunca tinha visto uma demonstração ao vivo. Brigitte explicou que a pele negra tem seu contorno (o redor do rosto, partes próximas à raiz do cabelo e das orelhas) mais escuro, enquanto a área central, alinhada com os olhos, costuma ser mais clara. Por isso, a necessidade de uma cor diferente ser aplicada em cada região e depois ambas serem muitíssimo bem esfumadas em sua transição até se fundirem e se tornarem perfeitamente adaptadas ao tom de pele da modelo.

MAQUIAGEM E DIVERSÃO COM FABI GOMES

Depois de Brigitte, foi a vez de Fabiana Gomes a porta-voz da M.A.C Cosmetics no Brasil. Super desenvolta, mulher muito bem resolvida, foi Fabi quem deu “voz” à plateia e estimulou  o público a participar ativamente de sua demonstração de make, propondo conversas e respondendo todas as perguntas feitas. Fabi quebrou protocolos (não havia microfones para o público e parece que a ideia era até não haver muita participação), mas deixou o dia muito mais divertido. Ela falou da maquiagem pesada e carregada que se vê no Instagram de hoje e ressaltou o conceito de beleza atual e mais natural que o momento pede.

CONVERSA COM AS EMPREENDEDORAS

Após a apresentação de Fabi, pausa para o almoço. E, então, voltamos com o bate papo voltado ao empreendedorismo com cinco convidadas. Quem estava entre elas? Dani da Mata, maquiadora e dona da única escola de maquiagem voltada para pele negra aqui no Brasil (a única que conheço, pelo menos). Bruna Tavares, que dispensa apresentações (mas se você ainda não a conhece, ela é jornalista, blogueira e empreendedora de beleza, com uma linha de produtos de maquiagem linda que leva seu nome e outra que leva o nome de seu blog, o bombado Pausa Para Feminices). Completaram o time Luciana Seródio, uma das sócias do e-commerce Beleza na Web, Simone Barcelos, maquiadora e proprietária da Escola Madre e, Ale Garattoni, do extinto It Girls e especialista em branding.

 

Beauty Trends: o evento que trouxe o maquiador Patrick Ta ao Brasil

Todas empreendedoras e donas de seus negócios, elas falaram sobre o poder da mulher nos negócios, sobre as dificuldades em conciliar carreira e família e sobre o preconceito e a curiosidade que despertam em alguns homens por comandarem seus negócios com o jeito mulher poderosa de ser.

E DEPOIS, MAIS MAQUIAGEM!

Depois delas, foi a vez de Nathalie Billio entrar no palco. Com toda sua fofura e delicadeza, ela criou uma make com olho neon bem lindo. E ainda contou da sua trajetória como maquiadora e deu dicas para quem está iniciando na carreira.

Aí, chegou Alex Cardoso, o maquiador da marca VULT, umas das patrocinadoras do evento. Ele falou sobre as grandes tendências para a maquiagem e apresentou quatro lançamentos de produtos da marca.

Sobre as tendências mostradas (porque é legal dividir, né?):

Makeup no Makeup: fala sobre a naturalidade e a preocupação com a beleza natural, além de mostrar as imperfeições como forma de empoderamento.

Colorfull: defende a ideia de cores vivas para todas as idades.

Glossy Glow: traz de volta o poder do brilho verniz, gloss na boca, nos olhos…

Super Ingredientes: fala de ativos que melhoram a performance da maquiagem.

DICAS DAS INFLUENCERS PODEROSAS

E então, antes do Patrick Ta brilhar no palco, tivemos o bate-papo Beleza e Internet com as blogueiras/youtubers Lu Ferreira, do Chata de Galocha, a jornalista e blogueira Vic Ceridono, do Dia de Beauté e editora da Glamour Brasil, Jana Rosa, do ig Bonita de Pele e a jornalista Vania Goy. Elas deram várias dicas sobre como se destacar nas redes.

Mas disseram que o mais importante é frequência de posts, para trabalhar direito com o algoritmo das plataformas, e a qualidade do conteúdo. Um outro ponto que achei interessante foi quando a Vic falou sobre os diferentes públicos do Youtube e do Instagram. Ela comentou que, em seu perfil do Insta, retomou alguns assuntos já mais que batidos em seu canal do Youtube, mas para o público do IG pareciam frescos e novos.

Minha-foto-com-Bruna-Tavares

Pausa para uma foto com a musa do empreendedorismo da Beleza, Bruna Tavares

E AFINAL… CHEGOU A VEZ DELE!

Finalizada a parte das meninas da Internet, chega então a estrela da noite, o divo, querido, maravilhoso Patrick Ta. A plateia vai à loucura. Ele é a síntese da fofura em pessoa. Disse que veio ao Brasil para arrumar um marido, porque há muitos caras gatos aqui. A plateia pirou e amou! Enquanto maquiava sua modelo, ele interagia e respondia às perguntas da plateia.
Em relação à sua maquiagem, me chamou atenção  a força que ele coloca nos pincéis para “drenar” o rosto da modelo enquanto ele a hidratava. Ele usou um pincel desses que utilizamos para contorno, com base reta e fina e cerdas firmes. Ele aplicava o creme e empurrava o produto da direção próxima ao nariz até quase as orelhas para drenar a área das olheiras. A modelo até parecia que estava sendo um pouco “empurrada”. Porém, ele explicou que isso faz parte do truque para estimular a corrente sanguínea e deixar o rosto com cara de saudável e mais corado.

Beauty Trends: o evento que trouxe o maquiador Patrick Ta ao Brasil

Ele perguntou para a plateia quanto tempo elas demoravam para maquiar suas clientes e todos responderam que era uma hora (vida corrida de maquiadora social que precisa ganhar dinheiro e tem muitas clientes para atender…). Ele disse então: “Mas é muito pouco! Eu levo de duas a duas horas e meia para maquiar. Preciso de clientes que tenham tempo.” Como deve ser maravilhoso ser o Patrick Ta! Rsrsrsrs…

Outra observação técnica: ele aplica o contorno, cremoso, antes da base. Depois, ele esfuma a base próximo ao contorno. Ah! Ele usa o bronzer (o Hoola da Benefit) nos olhos para criar o fundo). Aliás, ele disse que não gosta de variação muito grande de cores na pele. “Não gosto de cores muito diferentes: do iluminador, blush e sombras. Prefiro tons parecidos entre si para criar naturalidade.”

Feito isso, ele dá um banho de iluminador spray da sua linha de maquiagem no colo da modelo. Depois, aplica cílios postiços em tufinhos e um batom vermelho absurdamente lindo. E, a plateia fica completamente estarrecida em ver, ao vivo, o mestre do tapete vermelho criando um look power.

Beauty Trends: o evento que trouxe o maquiador Patrick Ta ao Brasil Beauty Trends: o evento que trouxe o maquiador Patrick Ta ao Brasil

Oh glória, temos que agradecer a Brigitte por essa iniciativa, por promover esse evento e por trazer Patrick até nós! Foi simplesmente maravilhoso. Aguardo ansiosa pelo próximo – que, aliás, vai rolar sim! Brigitte já está até fazendo uma enquete com suas seguidoras no Instagram para pesquisar qual é a programação dos sonhos delas. Vou torcer para ser bem bombástica, como esta!

Por Letícia Homsi (@leticiahomsi)

Fotos: divulgação Brigitte Calegari, @byjaquelline (modelo) e arquivo pessoal Letícia Homsi

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários