Blog das convidadas

Julia Fernandez

As convidadas 1/3

Costumo brincar e dizer que sou uma “cheiradora profissional”. E, jogo de palavras à parte, a verdade é que estou sempre procurando um novo frasquinho de perfume pra cheirar e decodificar o que têm lá dentro. Sempre fui apaixonada por perfumes, mas foi somente após me formar em Desenho Industrial que decidi trocar os projetos de automóveis pelo criação olfativa. Desde 1998 trabalho no desenvolvimento de fragrâncias e em 2007 fui transferida para Nova York para trabalhar com Design Olfativo. Em paralelo, fiz MBA em Gestão de Marcas de Luxo e tudo o que aprendi no curso agora me ajuda a analisar o frenesi de lançamentos – que não para um só minuto. Aqui no meu espaço dentro do Beauty Editor quero, além de explorar o universo das novidades, trazer pra vocês em primeira mão aquelas tendências que mal despontaram no mercado. E, claro, falar de outras gostosuras desse mundo cheirosérrimo – e delicioso demais.

Aprimorando o olfato: cursos sobre perfumaria para quem ama o assunto

Cursos de perfumaria ultra bacanas para você virar expert no assunto

Por Julia Fernandez em 16/03 | 0 |

beleza-beauty-editor-blog-das-convidadas-julia-fernandez-cursos-sobre-perfumaria-perfumaria-paralela-1nariz-faculdade-santa-marcelina

O mundo da perfumaria é uma delícia! Nos transporta para lembranças impactantes, para o lado de uma pessoa querida, ou até mesmo para um momento futuro em que você adoraria usar um perfume chiquérrimo – e com significado. Você já pensou em fazer um curso olfativo para aprimorar este sentido tão especial?

Esses cursos são muito parecidos com cursos de degustação de vinho: a gente aprende as notas principais e as famílias olfativas e experimenta clássicos da perfumaria para criar uma boa base de memória (é como se você estivesse montando uma biblioteca pessoal de fragrâncias). Podem tanto servir para mergulhar mais a fundo em um assunto apaixonante como até inspirar a abraçar uma nova carreira! Gostou da ideia? Então aqui vão alguns cursos superbacanas que vão acontecer ao longo deste ano:

Perfumaria Paralela, com as ultra experts Alessandra Tucci, Monica Rosetto e equipe
Conheço a Alessandra Tucci há muitos anos. Ela é uma das profissionais mais consideradas dentro do mercado perfumista brasileiro, pois se trata de uma grande conhecedora do mundo da perfumaria sob todos os ângulos. Uns anos atrás, fundou a Perfumaria Paralela, que representa com exclusividade no Brasil a escola francesa Cinquième Sens e que oferece os mais variados cursos sobre o assunto. O mais completo deles, de Formação em Perfumaria, começou há um mês e vai até dezembro, mas há vários outros mais curtos se iniciando em abril e em maio. Ah, em tempo: outros profissionais superantenados – como os perfumistas Mônica Rossetto e Paulo Fonseca, a especialista em Marketing de Perfumes Cynthia Rezende e a especialista em cosmetologia Danielle Barbizan –também são professores da escola.

Link: http://perfumariaparalela.com.br/

1nariz, consultoria olfativa pelo descolado Dênis Pagani
Dênis Pagani
é um apaixonado por perfumaria, e tem um site bem moderno, com dicas ótimas e super na vanguarda do que está acontecendo mundialmente na perfumaria. Mas o mais legal é que ele também oferece uma gama de cursos e consultorias para quem quer aprimorar o conhecimento em perfumaria. No curso de matérias primas, por exemplo, explica passo a passo toda a composição de um perfume navegando pela história da perfumaria.  Como ele mesmo diz, “É uma experiência prazeirosa que estimula o olfato para a vida”. Outro curso superinteressante é sobre perfumaria de autor, que aborda aquelas marcas pequenas, mais exclusivas. Mais um exemplo bacana? O curso para consultores de estilo – é uma espécie de complementação da formação que promete ajudar os profissionais a orientar sues clientes sobre perfume, como já fazem com cabelo e maquiagem.

Link: http://1nariz.com.br/cursos-de-perfumaria

Faculdade Santa Marcelina, focada na pós graduação de profissionais da perfumaria
O curso da Santa Marcelina é de pós-graduação  e oferece aos alunos desde os elementos básicos de educação na arte olfativa até a contextualização do perfume, através de treinamentos e workshops multissensoriais. Os alunos têm ainda a oportunidade de mapear o comportamento do consumidor, estudar a cultura olfativa brasileira, construir sensorialmente, entender o uso do perfume e conferir estratégias de marketing das principais marcas do mercado nacional e internacional. Aprende, também, a gerir projetos de produtos de conceituadas marcas, sempre com ética e responsabilidade. O curso tem duração de 18 meses.

Link: http://www.fasm.edu.br/pos-graduacao/curso-moda-cultura-do-perfume

Ane Walsh – Perfumaria Natural
A dica deste curso fora de São Paulo é do Dênis Pagani, do 1Nariz. Ele super recomenda o curso da Ane Walsh, que trabalha com perfumaria natural. Ane mora em Cambuquira, MG, e dá cursos de composição em Belo Horizonte.

Link: http://www.anewalsh.com.br/index.php

E aí, gostou? Conhece mais algum curso de perfumaria superbacana que está rolando no Brasil? Conte pra gente, assim ele pode aparecer em um outro post futuro!

Fotos (montagem): divulgação Balmain

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários