Beleza hi-tech: creme que derrete, protetor bem leve e mais inovações

Por Maria Cecília Prado em 11/10 | 4 |

"produtos de beleza hi-tech com ativos Dow"

O que você acharia de um hidratante facial em bastão que, quando aplicado, se derrete em contato com o calor da pele? E de filtros solares que, finos e delicados na consistência, não interferem no resultado da maquiagem? Visitar o stand da Dow na feira In-Cosmetics – experiência da qual participei pela segunda vez dias atrás – é ter a chance de testar e avaliar formulações assim. Protótipos que a empresa desenvolve para apresentar a seus clientes e que, depois de conhecer, a gente fica torcendo para saírem no universo das ideias e se tornarem produtos de beleza na vida real.

O QUE A DOW FAZ, AFINAL?

 

Se os cosméticos da sua bancada incluíssem, em sua lista de componentes, informações a respeito de quem desenvolveu cada uma das substâncias ali presentes, você provavelmente encontraria vários ingredientes criados pela Dow. Silicones, polímeros e elastômeros de última geração, principalmente, que atuam deixando a textura fluida e o toque agradável, proporcionando efeitos visuais (como disfarçar poros e marcas e deixar a pele com aspecto mais uniforme) e até potencializando o efeito de outros ativos. Em feiras para o público profissional, como é o caso da In-Cosmetics, a empresa aproveita para apresentar protótipos de cosméticos para os grandes fabricantes do mercado de beleza. A proposta é que eles sirvam de inspiração para as marcas desenvolverem suas próprias fórmulas utilizando os ingredientes by Dow.

E NESTA EDIÇÃO DA FEIRA NÃO FALTARAM NOVIDADES

 

"Maria Cecília Prado entrevista cientistas da beleza"

Bate papo com Maria Rita e Gislene, que fazem parte do time de marketing e inovação da Dow. Elas me contaram mil detalhes sobre as fórmulas durante minha visita à feira!

A equipe da Dow desenvolveu 12 protótipos para o evento: ideias para aditivar a maquiagem, melhorar o styling do cabelo e cuidar da pele. Meus favoritos? Os protetores solares, sem dúvida. Porque as fórmulas desenvolvidas pelo time estão recheadas de novidades. Mas há destaques nas outras categorias também: elas incluíram ótimas surpresas. Confira!

HIDRATANTE FACIAL EXTRA-REFRESCANTE

 

"hidratante facial stick Dow"

O Coco Addict foi o primeiro protótipo a me causar impacto, e explico o motivo. É um hidratante facial que tem um formato bem diferente – em stick –, e que, surpreendentemente, tem uma consistência muito, muito leve. Você aplica e ele se derrete quase que imediatamente: se dissolve em contato com a pele e é absorvido enquanto deixa uma sensação de frescor. A sacada da fórmula é usar como base uma cera cosmética suave e não pegajosa (batizada de Dowsil 2501), que já atua como umectante. No mix proposto pela Dow, foi incluída a água de coco para potencializar tanto o sensorial prazeroso como a hidratação.

PRIMER EM SERUM

"primer iluminador para maquiagem"

Imagine um primer bem fluido. Agora, imagine uma consistência mais levinha ainda, quase aquosa – muito parecida com a de um serum. Pronto, você entendeu qual é a sensação de passar o Luminous Tone, uma formulação que tem a delicadeza de um serum, o toque (quando seco) de um pó bem sedoso e os benefícios de um primer de maquiagem, já que tem efeito soft focus (disfarça os poros) e facilita a aplicação dos produtos que vêm depois.

PRIMER COM EFEITO ANTIAGE

 

"creme de tratamento facial antiage"

O BBeautiful é um “creme em balm”, tratamento facial com uma consistência leve e fresca. A principal novidade incluída neste protótipo é um ingrediente de tratamento, o AgeCap. Desenvolvido nos laboratórios da Dow, ele tem ação antioxidante, ou seja, combate os danos causados pelos radicais livres e ajuda na prevenção do envelhecimento. Segundo testes realizados pela empresa, também tem o efeito, a médio prazo, de deixar a pele mais luminosa.

ÓLEO CAPILAR MULTIFUNCIONAL

 

 

Existem muitos óleos capilares no mercado, mas a Dow quis apresentar um protótipo da categoria com o objetivo de refinar o conceito do produto. A fórmula desenvolvida pela equipe científica combina óleos naturais, como o de argan, o de girassol e o de amêndoas, com silicones bem delicados, resultando em um fluido muito leve para trazer flexibilidade, brilho, maciez e desembarace sem pesar nos fios.

SPRAY PARA ACELERAR A SECAGEM

 

Este último protótipo aqui foi feito sob medida para as apressadinhas: é um fluido bem viscoso cujo superpoder é acelerar o tempo de secagem do cabelo (seja quando se modela com o secador, seja quando se seca ao natural). Além dessa propriedade útil e interessante, oferece outros benefícios que ninguém em sã consciência vai dispensar: aumenta o brilho, protege contra os danos térmicos e ajuda a manter a cor.

E QUANTO AOS PROTETORES SOLARES…

 

Foram três os apresentados, todos muito promissores. O St. Andres Beach (transparente) e o Copacabana Beach (com cor) incluem um ingrediente super hi-tech, o booster de SPF: ele potencializa a ação dos filtros solares, permitindo que se use uma quantidade melhor desse ativo na fórmula (benefício principal? Redução drástica do efeito esbranquiçado no resultado final). E o Dry Sunny Protection é um pó facial transparente, com esferas de proteção solar dispersas na composição. Uma arma para retocar a proteção solar ao longo do dia sem modificar o aspecto do make – e com efeito blur!

Achei os protótipos desta categoria tão especiais que preferi fazer um vídeo explicando mais detalhadamente quais as inovações em suas fórmulas. Em breve vou publicá-lo no Beauty Editor TV, canal do BE no YouTube. UPDATE: o vídeo já está publicado, clica aqui para assistir! Acho que você vai achar as novidades tão interessantes quanto eu achei!

Por Maria Cecília Prado (@mceciliaprado)

Fotos: Maria Cecília Prado e Beatriz Domene

Vídeo: Beatriz Domene

Este post é uma Ação Beauty Editor – uma parceria publieditorial com uma marca ou empresa que segue os mesmos critérios de qualidade de todos os conteúdos publicados aqui no site.

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários