Tendência de beleza: as sobrancelhas naturais voltaram à maquiagem

Por Maria Cecília em 25/09 | 0 |

Água de Coco, SPFW N44: beleza por Rodrigo Costa

É uma lei da Física: toda ação leva a uma reação. Essa regrinha básica que a gente aprende nas aulas do cursinho, olha só que curioso, também pode ser aplicada quando o assunto é belezamaquiagem. As sobrancelhas supermarcadas, overdose no Instagram nos últimos anos, estão com o prazo de validade vencendo. A moda, agora, é ter arcos muito naturais.

O look, em detalhes

“A tendência teve início há mais ou menos duas temporadas”, me contou a Jake Falchi, maquiadora e professora de maquiagem na Escola Madre. Jake acompanhou o nascimento do movimento cerca de um ano atrás, ao integrar a equipe da MAC Cosmetics nas semanas de moda de Londres e Milão. E agora, aposta que a onda das sobrancelhas menos marcadas e quase selvagens está chegando ao auge. “Tem muita conexão com a valorização da beleza natural que estamos vendo no mundo da moda!”

O maquiador Rodrigo Costa, que assinou a maquiagem de vários desfiles nesta São Paulo Fashion Week (o beauty look da Água de Coco, acima, é dele), é um dos profissionais in love com esse tipo de visual. “Pentear os pelinhos para cima e fixar com um gel para sobrancelhas transparente é um jeito mais moderno e menos over de valorizar o arqueado”, me explicou em uma de nossas conversas de backstage. Ele não é o único: vi o look se repetindo em inúmeras passarelas, interpretado, com ligeiras variações, por muitos maquiadores top.

Giuliana Romano, SPFW N44: beleza por Celso Kamura

Robert Estevão, um dos papas da maquiagem fashion aqui no Brasil, é outro que aposta no novo eye brow look. “A suavidade está de volta às sobrancelhas“, comemora. Ele concorda que esse foco em arcos mais leves está vindo como uma resposta à supervalorização das sobrancelhas com sombras, cerinhas e lápis em excesso. E também como uma contrapartida mais customizada para aquele formatinho padrão que virou febre nas redes sociais.

Mas será que essa beleza tão fresca, tão jovem e quase rebelde vai sair das passarelas e pegar também nas ruas?

 

Iódice, SPFW N44: beleza por Henrique Martins

Adapte e acerte!

O próprio Robert Estevão aponta que essa beauté pode, sim, ser adaptada para a vida real. Quem quer um look mais refinado (ou acha que o novo visual só fica bem em quem tem 20 anos e olhe lá…) pode deixar suas sobrancelhas mais modeladas e ainda assim ficar moderna. Como? Evitando fios fora do traçado e realçando-as discretamente com sombra ou cerinha apropriada para valorizar os pelos. “Mas isso só vale se você fizer intervenções suaves e se o produto utilizado não for muito mais escuro que o tom do cabelo“, ele faz questão de avisar.

Bastidores do desfile Água de Coco, na SPFW N44: sobrancelhas penteadinhas para cima, ativar!

Para completar o post, então, vamos ficar com as dicas do maquiador Hélio Marcondes, especialista em sobrancelhas que atende em salão (no Zaa, aqui em São Paulo). Ele dá mais detalhes sobre como deve ser essa adaptação.

Limpe os fiozinhos em excesso, com pinça, apenas pelo lado de baixo dos arcos. Mantenha o desenho original na parte de cima.

Se os fios estiverem muito longos, corte as pontinhas para deixá-los um pouco mais curtos.

Preencha falhas com um lápis de sobrancelha de tom bem natural, criando riscos curtos, que imitem os pelos. O mesmo pode ser feito com sombra para sobrancelhas – neste caso, use um pincel chanfrado estreito para fazer os traços (e escolha um produto de tom só um pouquinho mais escuro que o cabelo, é bom relembrar!).

Termine penteando para cima com escovinha e fixando com cera transparente ou com o mesmo gel para sobrancelhas transparente utilizado nos desfiles. MAC, Benefit, Make Up For Ever e Quem Disse, Berenice? são algumas das marcas de beleza que têm produtos bem bacanas dessas categorias.

Será o fim das Instagram Brows? Não estou 100% certa (até porque ainda tem muita gente replicando o modelo over mídias sociais afora…), mas em uma coisa eu acredito: que está mais do que na hora de a gente repensar o jeito de deixar as sobrancelhas mais bonitas. Amo um bom produtinho, acho que elas precisam de realce, sim. Mas não curto o exagero, e estou adorando perceber que a discussão sobre o assunto está rolando a todo vapor. Que tal aproveitar o momento para limpar os excessos?

Quer saber mais como valorizar as sobrancelhas que você tem? Então confere a entrevista que fiz com a maquiadora Nádia Tambasco, do salão Marcos Proença, um tempinho atrás. Tem dicas ótimas!

Fotos: Thiago Travesso/divulgação Água de Coco; Patrícia Canola/divulgação Celso Kamura; Agência Fotosite/divulgação Iódice

 

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários