Make sem mistério: a maquiadora Fê Guedes ensina como aplicar sombra em pigmento solto

Por Maria Cecília em 08/10 | 0 |

post-como-fazer-abre - Cópia

As sombras em pigmento solto (aquelas que vêm em potinho) têm cor intensa, brilho incrível, proporcionam efeito luxuoso. Por outro lado, o uso desse pozinho mágico ainda causa polêmica. Tem gente que reclama que ele não proporciona uma boa cobertura, que não dura muito na pálpebra, que borra… Mas será que é culpa do produto? Acreditem: não é, não. O que faz a diferença é a técnica de aplicação. Para ajudar quem tem dificuldades para lidar com ele, fui conversar com uma expert: a maquiadora Fê Guedes, de São Paulo. Durante um evento recente da Bare Minerals, do qual participou como consultora, Fê me contou como é que se faz uma maquiagem perfeita usando esse tipo de cosmético.

passo_01

1. Prepare a pálpebra

Isso é essencial para aumentar a aderência e a durabilidade. Fê ensina seus truques: passar uma camada fina de base em toda a pálpebra (é importante para igualar o tom da pele), depois um primer específico para a área dos olhos (isso mesmo, nesse caso o primer entra depois!) e só então acrescentar a cor.

passo_04

2. Adote um truquinho

O segundo passo é salpicar um pouco da sombra sobre uma superfície lisa – pode ser a própria parte de dentro da tampa do produto. Isso vai facilitar o seu trabalho na hora de aplicar o pigmento.

passo_03

3. Escolha o instrumento certo

Uma boa opção é usar um pincel de maquiagem tipo esponjinha. Aperte a esponja contra o pó e depois pressione sobre a pele da pálpebra. Repita até cobrir toda a área. Outra opção: utilizar um pincel de cerdas macias no lugar da esponja. Prefira um modelo com formato achatado, que deposita melhor o pigmento.

passo_02

4. Faça o acabamento

Depois de passar o produto em toda a pálpebra superior, marque o côncavo com uma sombra marrom clarinha, neutra (aqui, utilize um pincel de maquiagem mais arredondado e fofo). Isso é importante para dar mais profundidade ao olhar – o sombreado com pigmento cintilante pode deixá-lo meio chapado, sem volume, e comprometer a beleza do look. Finalize com bastante máscara para cílios.

Os produtos indicados pela Fê foram, é claro, da Bare Minerals – afinal, estávamos em um evento da marca. Mas outras grifes têm tanto o pigmento em pó solto como os outros itens utilizados neste passo-a-passo. M.A.C e Duda Molinos, por exemplo, contam com os pigmentos em suas linhas. Pincéis de maquiagem similares estão disponíveis nas linhas da M.A.C, da Make Up For Ever, da The Beauty Box, da Avon… E máscara para cílios, basta aplicar sua favorita. Ah, uma última dica: maquiagem com pigmento em pó solto fica linda para ocasiões especiais, como festas, baladas, casamentos (Fê o utiliza muito para maquiar noivas, por exemplo). No dia a dia, sombras prensadas com acabamento acetinado costumam funcionar melhor.

Update: a Bare Minerals, infelizmente, não é mais vendida no Brasil. Mas lá fora os pigmentos em pó continuam sendo vendidos normalmente – se tiver curiosidade de checar as cores disponíveis para quem viaja para os EUA, é só entrar no site da marca!

Fotos: Maria Cecília Prado

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários