Franja: ela aparece em vários tipos de cabelo nas passarelas da SPFW

Por Maria Cecília em 17/03 | 0 |

A franja voltou. É só dar uma olhadinha rápida nas passarelas da SPFW para perceber que há muitas modelos (mas muitas mesmo!) exibindo esse tipo de hair look. Quem não tinha, cortou. Quem já tinha mas não dava muita bola resolveu valorizar. E, o mais interessante, agora a franja aparece com destaque em todos os comprimentos e tipos de fio. Liberou geral!!!

E por que esse movimento todo por conta da franja? Fui investigar, claro. E já posso contar para você porque franja, beleza e modernidade agora têm tudo a ver. Confira os motivos!

Leila Zandonai desfila para Animale

 

Stefanie Medeiros no backstage da À La Garçonne.

Porque o momento é de belezas menos padronizadas e mais personalizadas

Conversando com o top maquiador e cabeleireiro Max Weber, chegamos a uma primeira conclusão: a franja agora vale para todas porque, neste momento da moda, todas as belezas são permitidas. “A franja que respeita a forma natural do cabelo ajuda a reforçar o estilo de cada menina, o que tem super a ver com o que está em alta, que é a valorização da individualidade. Hoje em dia, a regra é não seguir regras, é experimentar, é gostar da gente do jeito que a gente é”, me falou Max, que está a-do-ran-do essa mudança. “Tem franja lisa, ondulada, bagunçada, encaracolada, crespa… Amo! Tem que cortar e acreditar!” O especialista aproveita para contar que, no caso das mulheres cacheadas, a franja acrescenta tanto um ar descolado como uma pitada romântica ao visual. E que, quando o cabelo é liso, ela costuma trazer uma coisa mais forte, mais poderosa, para a imagem. Anotado, Max!

Jaqueline Cantelli no show da Memo.

 

Isabela Ridolfi na catwalk de Fabiana Milazzo.

 

Porque franja recicla o look

O cabeleireiro e maquiador Helder Rodrigues concorda com essa história de valorizar a individualidade e vai mais além: acha que também tem muita conexão com a-) reciclar a imagem e b-) trazer mais atitude para o visual. “Investir em uma franja é uma forma certeira de mudar o look sem ter que cortar muito o cabelo. E, claro, denota atitude. Uma mulher com franja dificilmente passa desapercebida!”

Clara Raddatz na exibição da Llas.

 

Ana Flavia no desfile da Lolitta.

Porque franja embeleza – e muito!

O cabeleireiro e maquiador das celebs Rodrigo Costa (que está aqui nos backstages da SPFW também) acrescenta outra informação importante: franja costuma deixar qualquer mulher mais bonita. “Ela emoldura o rosto, valoriza a expressão e, ao mesmo tempo, tira o foco daqueles detalhes que a gente não curte tanto – um nariz meio grande ou redondinho, por exemplo. É muito difícil encontrar quem não fique legal com esse tipo de recurso.”

Mas como usar, afinal?

Helder dá duas dicas bacanas para quem quer investir no look. A primeira: se o seu cabelo é fino e liso, use pomada em pó ou xampu seco na raiz. “Traz volume na hora, e desgruda a franja do couro cabeludo”, explica. A segunda: se o seu cabelo é encaracolado, vale investir em um leave-in modelador mais específico, como o Curvaceous Full Swirl, da Redken. “Passo um pouquinho no cabelo já seco e vou ajeitando com os dedos. Valoriza muito os cachos e o caimento.”

Conversando com estes feras que estão fazendo as belezas aqui na Bienal, lembrei também de uma dica que o supercabeleireiro Wilson Eliodório me deu dias atrás, quando cortei uma leve franja (é, também aderi! Depois vou fazer um post sobre isso, prometo). É essa: para as cacheadas, vale passar o leave-in habitual, pentear somente as raízes da franja para dar uma assentadinha (fixar o seu movimento para frente) e finalizar dando uma leve bagunçada nas pontas, para acentuar o cacheado.

Quer checar algumas dicas de como manter a franja? Recomendo este post aqui, que dá o serviço de uma maneira bem divertida!

E aí, vai se animar e cortar também? Super recomendo!

 

Fotos: Agência Fotosite/divulgação SPFW

 

 

 

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários