Blog das convidadas

Juliana Franco

As convidadas 1/3

Globetrotter por vocação, morei sete anos fora, entre Nova York, Madri e Florença, onde me formei em Gestão Cultural. Apaixonada por moda, fui repórter na Revista Estilo e desbravadora do mercado de luxo, como coolhunter da Revista A, da Editora Abril. Foi por lá que conheci a Maria Cecilia Prado, sempre trilhando caminhos pelas belezas da vida. Migrei para o digital e me tornei editora de moda sênior do e-commerce OQVESTIR, onde trabalhei desde a sua fundação. Como sempre fui multi-task, continuei escrevendo sobre moda e luxo para diversos veículos, como ELLE, Veja Luxo e Marie Claire. Também contribuí com o site de tendências Pantone View, cobrindo o mercado de moda brasileiro. Hoje, tenho uma consultoria para e-commerces e estou empreendendo – acabei de abrir a Bump Box, e-commerce especial para grávidas e mães recentes. Acredito sempre que o melhor ainda está por vir. Por aqui, vou contar um pouquinho dos encontros entre moda e beleza, num mundo de cores, texturas e tendências que caminham sempre lado a lado. Enjoy!

Veludo molhado e a volta do brilho anos 1970: moda e beleza do look

Por Juliana Franco em 27/10 | 0 |

A gente sabe que uma tendência chegou para ficar quando ela é vista por todo lado. Começa na passarela e nas early-adopters, aquelas meninas superantenadas, que são sempre as primeiras a usar. Depois é vez das bloggers e do povo da moda, que vive de olho nas novidades. Por fim, chega às prateleiras e começa a se disseminar. Com o avanço das marcas de fast-fashion e as mí­dias sociais, que postam em tempo real todos os looks das semanas de moda, esse processo encurtou muito nos últimos anos e rapidinho o que estava nos desfiles ou nos tapetes vermelhos pode ser visto nas ruas.

É o que está acontecendo com o veludo molhado, material queridinho da vez. Ele veio chegando de mansinho, surfando na onda de um revival anos 1970, cheio de texturas e brilhos.

E quando a gente se deu conta, já estava lá, no street-style descolado em Milão, nas bolsas superdesejadas da Gucci e até no Emmy!

Um tour pelas aparições do veludo molhado

 

Looks em Milão, durante a última Fashion Week

 

Look da passarela de Primavera-Verão Gucci 2018

Apesar de ser um material tendencialmente invernal, os novos usos em acessórios e peças leves, como o slip dress, provam que ele atravessa bem as estações mais quentes.

Bolsa Gucci Marmont, em veludo com detalhes bordados, bem ao estilo decorativista de Alessandro Michele, designer da marca italiana

Look da passarela Jill Stuart na NYFW Primavera/Verão, com slip dress de veludo molhado

Shailene Woodley usa longo de veludo Ralph Lauren no Emmy 2017

T-shirt de veludo molhado supercool

A ideia de unir brilho e textura, como no veludo molhado, funciona também em outros materiais. Se você quiser apostar em algo que tenha o mesmo brilho, mas um pouco mais leve, o lurex pode ser uma ótima opção.

 

Tessa Thompson usa vestido de lurex multicolorido Rosie Assoulin no Emmy 2017

Inesquecível a passarela-homenagem que Donatella Versace fez para o irmão, Gianni, morto há 20 anos. Ela reuniu as tops mais tops – as supermodels dos anos 1990 Carla Bruni, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Helena Christensen – todas com um vestido-ícone da década , feito de malha de metal.

Carla Bruni, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Helena Christensen, todas na passarela da Versace

O veludo e os tecidos de brilho com textura, pedem pele levinha e iluminada, com foco nos olhos. Amo quando eles seguem a mesma linha setentinha do tecido, com um esfumado escuro, meio borrado, bem rock star, como a mítica editora francesa Carine Roitfeld ama usar. Ou então com delineado gatinho e risca preta na linha d´água, no melhor estilo vintage Cher.

 

Carine Roitfeld e seu indefectível olho esfumado preto

Cher clicada por Richard Avedon para Vogue 1966

Eleja o seu preferido e brilhe muito!

Fotos: AP Images / divulgação Emmy (Shailene Woodley) e reprodução internet (outras imagens)

 

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários