Blog das convidadas

Vanessa Ventura

As convidadas 1/3

Cacheada assumida e apaixonada por novidades de skincare e de maquiagem, eu vivo a paixão pela beleza desde criança, quando adorava passar creme anti-idade escondido. Além de blogueira de beleza (já conhece o Belícia?), sou formada em RP e pós-graduada em Gestão de Marcas, o que me fez desenvolver um olhar atento para o comportamento das empresas diante de seus consumidores. Será que as marcas já sabem lidar com as mulheres negras e com cabelo afro? No Blog das Convidadas, minha missão é mergulhar fundo nos lançamentos nacionais e internacionais e contar para você o que há de bacana para o nosso segmento. Chega de sofrer para encontrar a base certa ou o creme milagroso!

Skincare das maquiadoras, 2: experts mostram caminho da pele perfeita

Por Vanessa Ventura em 09/08 | 0 |

Curtiu o primeiro post que revelou os cuidados com a pele de algumas das maiores maquiadoras do país? Então, pode comemorar: chegou a vez de conhecer os truques de skincare de Vanessa Rozan, Mariana Ishizaka e Juliana Rakoza.

Embora as três dividam a paixão pela maquiagem, cada uma tem hábitos de beleza bem diferentes: enquanto Vanessa segue fielmente os cuidados manipulados pela sua dermatologista, Juliana adora descobrir novidadezinhas nas lojas. Já Mariana é apaixonada por k-beauty e coleciona produtos em seu acervo.

Todos os aprendizados são válidos e acrescentam muito à nossa rotina de beauté. Vale anotar tudo e se inspirar depois!

VANESSA ROZAN

Professora e fundadora do Liceu de Maquiagem, maquiadora do Esquadrão da Moda SBT e embaixadora Vult Cosmética

 

Seu trabalho é conhecido na mídia há bastante tempo e, desde sempre, sua pele perfeita chama a atenção! Você é “a louca” da skincare?

Eu tenho uma boa dermatologista, a Dra. Carla Vidal. Fazemos um acompanhamento regular, uso os cremes manipulados indicados por ela e formulados na Pharmacorum e regularmente marco sessões de laser para minimizar manchas e uniformizar a pele. Mas não sou a “louca” do skincare, apenas acredito que se a pele estiver pronta – bem cuidada e hidratada – o que vier por cima ficará melhor. Também tem uma questão familiar envolvida. Minha mãe, Vânia, é cosmetologista e sabe muito do assunto, inclusive dá aula aqui no Liceu. Foi ela quem me deu meu primeiro hidratante facial com FPS, isso quando eu tinha uns quinze anos. Desde então, nunca deixei de proteger e de cuidar do rosto.

Você costuma se posicionar contra modismos na beleza, como sobrancelhas “de Instagram” e apliques de cílios. O que acha do afã em torno da rotina de pele coreana?

Acho muito bacana esse movimento da rotina de beleza coreana, pois ele trouxe uma atenção maior para o cuidado com a pele e para a importância desse processo. Quando comecei a maquiar, percebia que muita gente tinha medo do skincare, achava que a maquiagem iria derreter ou até mesmo pensava que a pele oleosa não precisava de hidratante. Então, acho um alívio ver que essa questão dos cuidados faciais finalmente ganhou um status maior, garantindo o seu lugar no passo a passo da maquiagem. Quanto mais a pele estiver cuidada, menos correção será preciso e mais natural será o resultado.

MARIANA ISHIZAKA          

Makeup e Brow Expert da Benefit Cosmetics no Brasil, Chile e Colômbia

Mari, com o hype da beleza coreana, todo mundo está de olho na pele das orientais. Você tem uma super rotina para deixar o rosto lisinho assim?

Eu AMO skincare! Na hora de me maquiar (e de maquiar os outros também), gosto de usar pouco produto de cobertura (como base, por exemplo), e cuidar do rosto ajuda muito para que essa proposta de beleza fresca e leve funcione.

A pele oriental mancha muito fácil. Por causa disso, e também por se preocupar com a saúde, minha mãe sempre me orientou a usar filtro solar. Praia, era só de manhã, e bem protegida mesmo! Quando eu tinha 13 anos, evoluí em relação ao ritual de cuidados. Comecei a usar sabonete facial, protetor solar diariamente e hidratante na hora de dormir. E a partir daí, a paixão só foi crescendo. Sou bem prática com tudo na vida, mas amo uma rotina de skincare ao deitar e ao me levantar. E não só para deixar a pele bonita, não. Esse é um momento de prazer mesmo, curto muito!

Gosto de comprar produtos diferentes para testar e sempre pesquiso sobre o assunto para incluir mais e mais cosméticos na rotina. Então, obviamente, ando obcecada com o conceito de k-beauty! Fico trocando de produtos e até mesmo modificando a rotina de cuidados em si, sempre quero testar algo novo. Certos passos, no entanto, jamais deixo de lado: limpar, hidratar e proteger do sol são lei. Atualmente, devo usar uns 12 produtos na hora de dormir e uns seis de manhã (risos)! Mas juro que não sou escrava da beleza – se em alguma noite fico com preguiça de seguir o ritual inteiro, pulo as etapas que não são principais sem sentir culpa.

Você tem uma filha pequena, não é? Com a gravidez, seus cuidados mudaram?

Desde a gravidez, minha pele tem passado por várias mudanças. Já atravessou um período de muita oleosidade e também ficou bem seca. Então, vou alterando os produtos de acordo com a minha necessidade do momento (e também de acordo com o clima). As adaptações na rotina envolvem usar um tônico mais leitoso ou mais refrescante, um creme facial mais denso ou mais leve… Durante a gestação propriamente dita, a modificação principal que fiz em minha rotina de cuidados foi evitar todos os produtos com proposta antioxidante, pois muitos deles contêm ácidos. Além disso, reforcei a proteção solar e, apesar de não retocar o filtro solar e o make no meio do dia (o que seria o procedimento ideal), eu aplicava a toda hora uma camadinha de pó facial com protetor. Funcionou! 

JULIANA RAKOZA

Maquiadora e Empreendedora da Beauty 4Share

 

Um dos cursos da sua Escola de Influenciadores de Beleza, a Beauty 4Share, é voltado para o cuidado com a pele. Você também aprendeu truquinhos de skincare com a aula?

Claro! A Ana Lia, que é treinadora da marca Biossance e que ministra o curso, fala com profundidade sobre todos os tipos de pele, suas exigências e seus problemas. Sempre que assisto suas aulas, aprendo novos cuidados e truques! Descobri, por exemplo, que tratar o rosto com óleos faciais que sejam biocompatíveis com a pele funciona muito. Coloco um pouco no dorso da mão e espalho no rosto e no pescoço com movimentos de baixo para cima, para ir contra a gravidade. Aguardo ser absorvido e então continuo com o hidratante e o make. É muito rico estar perto de especialistas de cada área – mesmo sendo maquiadora e já tendo estudado muita coisa, sempre sinto que aprendo algo interessante nesses momentos.

Qual o seu segredo para ter a pele tão glowy?

Meus produtos favoritos de skincare são os da Caudalie, da Sisley e da Biossance. Estou bem apaixonadinha por essas marcas! Da Caudalie, adoro a linha Premier Cru, que foca em combater as linhas de expressão. Gosto muito do hidratante iluminador da Sisley, funciona como um ótimo primer, e acho incrível o óleo facial da Biossance que une extrato de rosas, vitamina C e esqualeno – uso antes da base ou misturado a ela, para criar uma pele glow. Ah, e sou fã da Eau de Beauté da Caudalie! Além disso tudo, tenho um truque do qual não abro mão. De manhã, meu primeiro passo de skincare é aplicar o Blemish Age Defense, da Skinceuticals. Minha pele é oleosa, eu curto o efeito glow, então a minha receita para o brilho ficar na medida – imprimir viço, não oleosidade – é passar esse produto logo a seguir da limpeza. Só aí entro com os outros cosméticos.

 

Aprendizados para a vida, né? Fique ligada: na última edição desse mergulho na skincare das maquiadoras, conheceremos os cuidados com a pele de Luisa Suassuna e Nathalie Billio!

Para checar o primeiro capítulo da série sobre pele perfeita – com os segredos das maquiadoras Rafaella Crepaldi, Fabiana Gomes e Giovana Leddomado –, é só clicar aqui!

E se quiser saber outros truques de beleza de Mariana Ishizaka e de Vanessa Rozan, entra rapidinho aqui!

Por Vanessa Ventura (@belicia)

Fotos: Luciana Prezia (Vanessa Rozan) / Nanda Ferreira (Mariana Ishizaka) / Divulgação (Juliana Rakoza e produtos)

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários