Blog das convidadas

Vanessa Ventura

As convidadas 1/3

Cacheada assumida e apaixonada por novidades de skincare e de maquiagem, eu vivo a paixão pela beleza desde criança, quando adorava passar creme anti-idade escondido. Além de blogueira de beleza (já conhece o Belícia?), sou formada em RP e pós-graduada em Gestão de Marcas, o que me fez desenvolver um olhar atento para o comportamento das empresas diante de seus consumidores. Será que as marcas já sabem lidar com as mulheres negras e com cabelo afro? No Blog das Convidadas, minha missão é mergulhar fundo nos lançamentos nacionais e internacionais e contar para você o que há de bacana para o nosso segmento. Chega de sofrer para encontrar a base certa ou o creme milagroso!

Skincare das maquiadoras, 1: como as musas da beleza cuidam da pele

Por Vanessa Ventura em 26/07 | 0 |

Não tem para ninguém: com a moda de cuidar da pele no melhor estilo K-Beauty, a skincare ganhou os holofotes do mundo da beleza e se tornou a queridinha do público, especialmente nas redes sociais. Porém, quando se fala em cuidados com a pele, ninguém – exceto seu dermatologista, claro – sabe mais do assunto do que… maquiadoras.

Elas lidam com peles de tipos variados o tempo inteiro, misturam produtos como verdadeiras alquimistas e sabem que um rosto bem cuidado é fundamental para uma maquiagem incrível. Por isso, eu, que sempre fui apaixonada por skincare e fascinada pelo trabalho das beauty artists, decidi conferir a rotina de beleza de algumas das maquiadoras mais reconhecidas do Brasil e descobrir, com elas, os segredos da pele perfeita.

O resultado é uma coletânea de truques e de dicas de produtos incríveis, que será dividida em alguns posts aqui no BE (afinal, a gente precisa de tempo para absorver tanta informação bacana)!  Nesta primeira leva, vamos saber mais sobre os cuidados de Rafaella Crepaldi, Fabi Gomes e Giovana Leddomado. Vem!

RAFAELLA CREPALDI

Makeup Artist e Lead Stylist da NARS no Brasil

 

Você aparece bastante sem maquiagem e tem sardinhas discretas. Qual o cuidado para exibir a pele felicíssima, seja com ou sem make?

Eu tenho muita sorte de não ter olheiras, o que é uma vantagem. Mas o cuidado para ficar sem maquiagem numa boa é estar com a pele bem uniforme, sem manchas. Isso é algo com que eu me preocupo bastante! A Nars é do conglomerado de beleza japonês Shiseido, marca que é referência nos cuidados com a pele, então sempre que eu vou ao escritório eu peço para as colegas dessa grife algumas indicações de cremes para clarear minha pele. A ideia é diminuir a aparência das manchas. Além disso, eu me alimento muito bem e a pele é reflexo do que você come, da sua relação com as atividades físicas… Eu me exercito, como direitinho, não tomo refrigerante e passo longe de alimentos de caixinha, então isso fica visível no semblante.

Além desses cuidados todos com a saúde e o skincare, a hidratação é fundamental, porque faz a pele ter viço. Por isso, eu nunca saio de casa sem hidratante facial. Eu posso até não me maquiar antes de sair de casa (muitas vezes me produzo no carro), mas hidrato, com certeza! É um ritual a que eu me dedico e do qual não abro mão.

Já vi você usando algumas máscaras de skincare no instagram. Você curte experimentar novidades, né? Qual a última que descobriu?

No final do ano passado fui para a Ásia e trouxe muitas coisas de lá, incluindo máscaras faciais que comprei em farmácia – há uma rede de farmácias chamada Sasa que tem um acervo de beleza incrível! Só não sei qual o nome dos produtos, não sei traduzir… Mas outras de que estou gostando muito são: a Purifying Mask, da Shiseido, com argila na composição; e a Segredos de Camarim, da Feito Brasil, também de argila. Eu adoro tecnologia, mas também prezo as fórmulas naturais, orgânicas, sem muitos aditivos químicos. Curto muito a ideia de ir na zona cerealista e comprar uma máscara natural, por exemplo.

 

FABIANA GOMES

Porta-voz da MAC Cosmetics no Brasil

 

Sua make-assinatura é super minimalista, com o Ruby Woo como protagonista – e, em belezas assim, a pele tem de estar mara! Quais os segredos de skincare para conseguir esse efeito?

Realmente, minha make é uma assinatura e as atenções estão sempre voltadas para o Ruby Woo! Mas eu sempre tive preocupação com minha pele, independentemente de estar usando esse batom ou não. Tenho uma rotina bem rígida de cuidados, visito a dermatologista regularmente, sem faltar! Uso os cremes que ela me indica com bastante disciplina e, na hora de fazer a pele, sou muito criteriosa com minhas escolhas: não gosto de cobrir com várias camadas de produto, por exemplo. Uso uma quantidade mínima do hidratante que estou adotando no momento (porque a pele muda de acordo com fatores como tempo, algum tratamento que eu possa estar fazendo etc.) e, às vezes, nem creme ou gel passo – substituo pelo Fix Plus, da própria MAC Cosmetics, um produto que na verdade é uma espécie de água termal. Minha pele é mista, então, ao borrifar esse cuidado em spray, consigo preparar e dar ao meu rosto o toque de hidratação de que ele precisa, sem exagero. Também adoro misturar as bases Studio Fix Plus ou Pro Longwear com o Fix Plus, para deixa-las mais fluidas e com cobertura mais leve – porque, como cuido muito da pele, eu não preciso de muita cobertura e nem curto tanto esse efeito. E tenho sou muito cuidadosa ao aplicar o corretivo, porque tenho olheiras marcadas. Tento sempre dormir o número de horas que preciso, beber bastante água e faço um tratamento com laser para minimizá-las, mas não economizo com o corretivo porque senão pareço cansada. Além disso, capricho na hidratação da pele abaixo dos olhos, para evitar que ela não “roube” a água do corretivo, o que pode resultar em um acabamento craquelado. Resumindo: antes de me maquiar, faço escolhas bem customizadas sobre o que vai embaixo da base e do corretivo. Independentemente do número de lançamentos maravilhosos e tentadores que possa haver no mercado, evito passar muita coisa junta. Selecionar poucos e bons cosméticos é o que ajuda a manter o desempenho positivo de todos eles.

Falando em Ruby Woo, rola uma rotina de cuidados especiais com os lábios para “segurar” o batom super mate?

Rola sim! As pessoas menosprezam um pouco a hidratação dos lábios. Não basta hidratar uma vez pela manhã e “tá bom”. É preciso uma manutenção constante porque, diferentemente da pele, a boca é um local mais “acessado”. A gente fala, bebe água, come, está o tempo todo removendo o filme protetoror. Eu tenho um hidratante labial específico para o dia – o MAC Cosmetics Lip Conditioner – e um manipulado para a noite. Essa fórmula noturna tem ácido hialurônico e é especialmente elaborada para minhas necessidades. Durante o dia, antes de usar o Ruby Woo, eu hidrato bem os lábios com o Lip Conditioner, isso momentos antes de aplicar/reaplicar o batom. No momento de entrar com o make, retiro o excesso de hidratante e coloco uma camada de Prep + Prime Lip, que é legal porque mantém a cor no lugar e impede ela se espalhe nas linhas finas. Só aí faço (ou refaço) a maquiagem propriamente dita.

 

GIOVANA LEDDOMADO

Beauty Artist nos salões Descabelado Beleza Sistêmica e Na Bahia

Gio, você sempre mostra em seus stories vários passos de skincare antes da maquiagem. Se pudesse resumir uma rotina pré-make para uma manhã corrida, qual seria?

O preparo da pele, para mim, é o passo mais importante para a maquiagem ficar perfeita. Então, mesmo em uma manhã corrida, não abro mão dos meus tratamentos. No banho, já lavo o rosto com um sabonete de controle de oleosidade (no momento estou usando o sabonete Tea Tree da The Body Shop) e, assim que saio do banho,  rapidamente passo tônico facial com os dedos mesmo, massageando todo o rosto, o pescoço e o colo. Meu favorito do momento é o tônico  L’Intemporel, da Givenchy, que, além de equilibrar o pH, já dá um efeito de pele mais firme e luminosa (adoro!). Também estou usando o creme para a área dos olhos da mesma linha – este, vem logo após o tônico. Finalizo o tratamento com o hidratante facial e aqui nessa etapa não consigo me desapegar do Orchiéee Impériale, da Guerlain, que é um anti-idade que melhora todos os aspectos (hidratação, firmeza, luminosidade) e que, desde que comecei a usar, há 5 anos (quando trabalhava para a marca), transformou minha pele. Por cima de tudo, aplico um protetor solar que tenha textura bem leve e fluida, como o da Make Up For Ever com FPS 50. Ele não cria reflexo em fotos e já faz a função de primer. Todos esses cosméticos já ficam alinhadinhos no banheiro, então passar estes cinco produtos é super rápido!

Sei que você é apaixonada por bons hidratantes para o rosto. Se pudesse eleger seu top 3, qual seria?

Olha, se tem uma coisa que realmente não vivo sem é hidratante facial. Vou tentar escolher três favoritos:

a) o creme Orchidée Impériale, da Guerlain, claro. Ele é um super investimento, mas realmente faz a pele mudar para muito melhor.

b) o Double Sérum, da Clarins. Um anti-idade que já está há um bom tempo no mercado e que realmente entrega o que promete – pele melhor em todos os aspectos.

c) se a ideia é focar somente em hidratação e optar por uma textura bem leve, gosto muito do Serum SOS Vinosource, da Caudalie, é um banho de água! Ele tem absorção rapidíssima e fica bem confortável, sem pesar nada!

Curtiu a primeira parte da Skincare das Maquiadoras? Fique de olho: na sequência você vai descobrir os cuidados com a pele de Vanessa Rozan, Mariana Ishizaka, Juliana Rakoza, Simone Barcelos e Luisa Suassuna!

E se já quiser saber mais sobre algumas dessas feras da beleza, que tal entrar neste post aqui? Ela fala sobre a trajetória de quatro delas e também está recheado de dicas. Acho que é outra leitura que você pode gostar de fazer…

Por Vanessa Ventura (@beliciablog)

Fotos: Alex Batista (Rafaella Crepaldi) / divulgação (Fabiana Gomes) / Felipe Valim (Giovana Leddomado) / divulgação (produtos)

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários