Blog das convidadas

Alessandra Tucci

As convidadas 1/3

A minha história na indústria de perfumaria foi longa – trabalhei por 20 anos na Firmenich e na IFF, primeiro como avaliadora olfativa, depois como profissional de marketing e de vendas e finalmente como gestora de negócios para a América Latina. Durante esse período, tive a oportunidade de criar fragrâncias com algumas das pessoas e das marcas mais inspiradoras do mundo. Tantas vivências me ajudaram a desenvolver um olhar bem abrangente sobre esse tema e a me tornar uma especialista  em perfumes, uma educadora e uma consultora para todo esse universo do olfato. Em 2012, abri espaço para meu lado inquieto e curioso e iniciei um projeto próprio: fundei a Perfumaria Paralela, trazendo da França o método de ensino Cinquième Sens - desenvolvido em uma escola de perfumaria com 40 anos de tradição. Além de escola, somos também uma consultoria butique olfativa. Me graduei em Administração com ênfase em comércio exterior, vivi um ano em Nova York, iniciei um MBA em Marketing, fiz uma extensão em Gestão Comercial e cursos de liderança e, nesta minha segunda vida profissional, tenho, como empreendedora, convivido com pessoas e clientes que me inspiram a ser uma eterna "re-aprendedora" sobre assuntos que enriquecem e ampliam o olhar.  Aqui no Beauty Editor, vou dividir com vocês as tendências que radiografo, os destaques do mercado e as últimas movimentações do mundo da perfumaria, sempre de um ponto de vista bem pessoal. Vamos juntos? 

Perfumes para presente: como acertar na compra e mais dicas de beleza

Por Alessandra Tucci em 02/02 | 0 |

Depois do período de festas e de uma pequena temporada de férias em Nova York*, é hora de retomar meus posts aqui no Beauty Editor. Renovada e de volta ao mundo perfumado que é minha paixão, trago comigo as duas perguntas que mais me fizeram sobre perfumes ao longo dos encontros de final e de começo de ano. Ambas relacionadas ao gesto de presentear (no Natal ou em qualquer outra ocasião) uma pessoa querida com um produto de beleza – mais especificamente, uma fragrância.

Antes de mais nada, é importante lembrar que presentear é uma forma de se fazer presente na vida do outro. Demonstrar que colocou seu tempo e intenção naquele momento, naquela escolha. Mas, ainda que tenhamos boas intenções, podemos errar na escolha de um presente. Por isso, decidi responder aqui no Beauty Editor a essas duas perguntas tão reprisadas, para poder ajudar um número maior de pessoas que sofrem com as mesmas aflições na hora de fazer sua escolha.

1ª Dúvida: Perfume não é pessoal demais para dar como presente?

Perfume é um presente pessoal, sem dúvida. Mas uma peça de roupa também é, assim como um item de maquiagem, um sapato ou até uma garrafa de vinho. Por isso, para escolher um perfume como presente, é preciso ter em mente quem é a pessoa que vai recebê-lo. Para minimizar o risco, criei os cinco passos para acertar na escolha de um perfume para presente:

1. Investigue. Descubra que perfumes o presenteado já usou ou ainda usa; eles são uma importante dica das suas preferências.

2. Mimetize. Procure novas alternativas no mesmo estilo do perfume atual. Por exemplo, se seu presenteado usa perfumes amadeirados, peça ao vendedor para conhecer alternativas no mesmo estilo olfativo.

3. Ligue o radar. Refletir sobre a personalidade, estilo de roupa e hábitos também ajuda na hora de escolher o perfume. Dificilmente uma pessoa mais discreta, que gosta de tons neutros e naturais, comidas saudáveis e leves, por exemplo, vai preferir perfumes marcantes, duradouros e adocicados.

4. Aposte nos coringas. Se você ainda não está convencida das dicas acima, opte pelos cítricos! Perfumes cítricos são sempre uma boa alternativa. Leves, elegantes, frescos e para usar em abundância, costumam agradar. Algumas sugestões: Calvin Klein CK OneHermés Um Jardin Sur le Nile (foto acima), Granado Citrus (foto também acima),  4711Jo Malone London Grapefruit e Jo Malone London Wood Sage & Sea Salt. Um mais gostoso do que o outro (e todos podem ser compartilhados).

5. Acredite no poder dos best sellers. Se tanta gente usa os mesmos perfumes, você tem mais chances de acertar apostando em algum deles. Elegemos alguns e agrupamos por estilo olfativo para facilitar a sua escolha:

Aconchego e bem-estar: Floratta in Blue (acima) e Floratta in Rose, ambos femininos de O Boticário.

Doces e marcantes, pra chegar chegando: Lancôme La Vie est Belle (feminino, acima), O Boticário Egeo Dolce, Natura Humor 5Giorgio Armani SíCarolina Herrera CH (todos femininos).

Marcantes e duradouros, deixam rastro: O Boticário Malbec e O Boticário Malbec Gold (ambos masculinos), Carolina Herrera 212 VipPaco Rabanne 1 Million, Natura Essencial (masculino, acima), Yves Saint Laurent Opium Black.

Fresquinhos que ficam: Natura KaiakAmbercrombie Fierce (masculino, acima), O Boticário Quasar (masculino), Ferrari Black (masculino)Natura Esta Flor Flor de Laranjeira.

2ª Dúvida: Não adianta, perfumes não ficam na minha pele, o que eu faço?!

Calma! Tudo tem jeito!

Perfumes dependem de dois fatores para durar mais: a concentração de essência (parfums são mais duradouros que eaux de parfum e esses, por sua vez, resistem mais do que eaux de toilette) e, além dela, o estilo olfativo. Perfumes cítricos ou florais leves duram menos do que os poderosos e marcantes orientais e chipres, por exemplo.

A primeira dica está em entender o tipo de perfume que você prefere para que a partir daí você tenha a expectativa certa sobre o nível de duração que ele poderá entregar. Com esse entendimento calibrado, você não se frustra e passa para o próximo passo, que é como efetivamente potencializar a perfumação.

Agora que você já entendeu que a duração depende dos dois fatores acima, você consegue decidir a melhor forma de aplicar o perfume. Digamos que você, como eu, goste dos perfumes mais leves e translúcidos, para que eles durem mais, o segredo está em:

1. Reaplicá-los durante o dia.

2. Aplicar (de longe, para não manchar), um pouco na roupa, no cachecol, no lenço.

3. E, por último e o mais importante, cuidar da pele, mantendo-a hidratada para que ela segure o perfume por mais tempo. Neste caso, você pode optar pelo hidratante de sua preferência – como a perfumação deles geralmente é baixa, acabam não interferindo muito com o perfume – ou ficar com os  hidratantes sem fragrância.

Viu como perfumaria não é um bicho de sete cabeças? Quando você começa a entender um pouco mais, fica fácil de escolher, presentear, aplicar e você ainda vai ter assunto para conversas!

Espero ter ajudado! As dicas valem não só para datas especiais, podem ser usadas o ano inteiro…

* Durante minha viagem, aproveitei para conhecer um dos espaços de beleza mais badalados em Nova York no momento, a loja Glossier. Falo mais sobre o assunto no site da minha escola, a Perfumaria Paralela. Dá um pulo lá para checar!

Fotos: divulgação marcas e reprodução internet

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários