Blog das convidadas

Alessandra Tucci

As convidadas 1/3

A minha história na indústria de perfumaria foi longa – trabalhei por 20 anos na Firmenich e na IFF, primeiro como avaliadora olfativa, depois como profissional de marketing e de vendas e finalmente como gestora de negócios para a América Latina. Durante esse período, tive a oportunidade de criar fragrâncias com algumas das pessoas e das marcas mais inspiradoras do mundo. Tantas vivências me ajudaram a desenvolver um olhar bem abrangente sobre esse tema e a me tornar uma especialista  em perfumes, uma educadora e uma consultora para todo esse universo do olfato. Em 2012, abri espaço para meu lado inquieto e curioso e iniciei um projeto próprio: fundei a Perfumaria Paralela, trazendo da França o método de ensino Cinquième Sens - desenvolvido em uma escola de perfumaria com 40 anos de tradição. Além de escola, somos também uma consultoria butique olfativa. Me graduei em Administração com ênfase em comércio exterior, vivi um ano em Nova York, iniciei um MBA em Marketing, fiz uma extensão em Gestão Comercial e cursos de liderança e, nesta minha segunda vida profissional, tenho, como empreendedora, convivido com pessoas e clientes que me inspiram a ser uma eterna "re-aprendedora" sobre assuntos que enriquecem e ampliam o olhar.  Aqui no Beauty Editor, vou dividir com vocês as tendências que radiografo, os destaques do mercado e as últimas movimentações do mundo da perfumaria, sempre de um ponto de vista bem pessoal. Vamos juntos? 

Peônia: os segredos desta flor especial tão em alta nos perfumes

Por Alessandra Tucci em 05/04 | 2 |

Olá, estou de volta! E desta vez para falar de uma flor que está em evidência nos últimos lançamentos de perfume, que pouco se vê por aqui no Brasil, mas que é uma unanimidade quando o tema é beleza e fragrância delicada, a peônia. Exuberante na forma e muito colorida, ela simboliza riqueza e honra na China e foi retratada através das épocas por diferentes artistas.

A peônia em uma delicada gravura chinesa do artista Yun Shouping (1633-1690)…

 

…interpretada, seguindo o estilo oriental, pelo artista italiano Giuseppe Castiglione (1688-1766), e…

 

…e pintada pelo mestre do impressionismo Renoir (1841-1919).

E não foram somente os pintores e artistas plásticos que caíram de amores pela peônia… Na perfumaria, ela tem inspirado perfumistas com sua fragrância floral fresca, que remete a rosas e lichia.  Mas há um segredo pouco conhecido a respeito desta nova estrela dos perfumes. Você sabia que essa delicadeza da peônia torna impossível a obtenção do seu óleo essencial?  Os perfumistas precisam recriar o seu perfume em laboratório, combinando ingredientes naturais e sintéticos, o que exige muito domínio técnico e apuro olfativo.

Mon Guerlain Florale, o lançamento com peônias da Guerlain, e…

 

…a bela Angelina Jolie, embaixadora da fragrância.

A peônia pode ser encontrada em vários lançamentos de 2018. Um deles chegou ao Brasil dias atrás, o Mon Guerlain Florale. Ele foi construído sobre a mesma base envolvente e macia do Mon Guerlain original, porém é mais luminoso: combina flores brancas, como o jasmim sambac, e peônias, que por terem uma fragrância mais sutil e fresca, harmonizam muito bem com as outras notas florais.

Mon Guerlain Florale é uma co-criação do mestre perfumista exclusivo da marca, Thierry Wasser, com Delphine Jelk, perfumista da casa de fragrâncias alemã Drom.

Toda a delicadeza da nova versão para o sucesso Terre de Lumière, que inclui peônias.

Outra novidade recente é o lançamento Terre de Lumière L’Eau, da L’Occitane en Provence. De acordo com a marca, essa é uma fragrância inspirada no amanhecer da Provence. É equilibrada, luminosa e delicada, expressando de início bergamota e frutas vermelhas, depois a peônia que, com seu toque rosado, é a alma da composição, e, por fim, um residual envolvente, feito à base de almíscares e amêndoas. O resultado é elegante e envolvente.

Outro perfume novinho em folha que inclui uma nota de peônia: Coach Floral.

A Coach também lançou a sua peônia. Coach Floral foi criado pelas perfumistas Nadège Le Garlantezec, Shyamala Maisondieu e Natalie Gracia-Cetto e é uma interpretação moderna  de uma primavera luminosa. Começa bem cítrico, com toque de pimenta-rosa acompanhada de uma fruta amarela fresquinha (sorbet de abacaxi). O coração é floral: tem rosa chá, jasmim sambac e peônia, e a fragrância termina amadeirada, com um toque de patchouli e madeiras cremosas.

OUTRAS NOVIDADES DE 2018 COM PEÔNIAS?

Há mais três, olhe só!

L’Eau D’Issey Pure Nectar De Parfum, de Issey Miyake (floral, frutal, marinho).

Le Jour Se Lève, de Louis Vuitton Malletier (floral, frutal, cítrico).

Miu Miu L’eau Rosée, de Miu Miu (floral, frutal, musk).

Peônias expostas no Chelsea Market, em Nova York – coincidentemente, fiquei fascinada por elas em uma visita recente…

Os perfumes florais são os líderes de vendas no mundo todo. Símbolos de feminilidade no ocidente, estão cada vez mais presentes em perfumes unissex e também nos masculinos. Existem muitos tipos de flores disponíveis na perfumaria (ainda bem, assim posso voltar a falar delas aqui no Beauty Editor!), caso das flores brancas, das frescas, das talcadas, das flores que não são flores (sim, elas existem!)… cada uma trazendo um efeito olfativo diferente para os perfumes, mas esse é tema para outro post.

Conta para mim, qual é a sua flor favorita na perfumaria?

Até a próxima!

Fotos: reprodução Internet, divulgação (Mon Guerlain Florale, Angelina Jolie, Coach Floral e L’Occitane Terre de Lumière L’Eau) e arquivo pessoal (Chelsea Market)

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários