Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Maquiagem para morenas e negras: pele iluminada e outros truques

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 02/08 | 0 |

Vanessa com o make que fiz nela: detalhes de como contrui-lo, você vai saber agora!

No início de março deste ano, fiz o Curso de Aprimoramento Intensivo com Brigitte Calegari (o que rendeu posts a respeito no BE aqui e aqui) e desde então muito da minha técnica de maquiar mudou – a meu ver, para melhor, haha! Essas pequenas, porém numerosas, alterações que incorporei ao meu gestual de trabalho fizeram, no final das contas, toda a diferença! Até porque, já repararam quantas pequenas etapas uma maquiagem completa pode conter? E cada uma delas pode ser executada de várias formas diferentes! As possibilidades são infinitas e toda vez que nós profissionais experimentamos algo novo, que facilita a nossa vida e melhora o resultado da maquiagem, comemoramos com muita alegria!

Foi na intenção de explorar os conhecimentos recém-adquiridos que convidei minha amiga Vanessa Ventura (também colunista do BE) para ser minha modelo e mostrar pra vocês um pouco de como eu gosto de maquiar a pele negra atualmente. Preparem-se para descobrir muitas diquinhas novas, a começar pela preparação da pele.

MUITA ATENÇÃO DURANTE O PREPARO

Bom, boa parte das mulheres negras possui pele oleosa, então a ideia de uma pele glow pode parecer, para elas, um pouco arriscada. Uma forma que eu encontrei de equilibrar as coisas é investir numa preparação com controle de oleosidade e deixar o brilho por conta só da maquiagem. Como Vanessa tem pele mista, comecei usando o hidratante Embryolisse na periferia/laterais do rosto e no centro apliquei o Oil Control, da MAC Cosmetics.

água termal na maquiagem

Cuidado pré-base: água termal em todo o rosto!

Antes de entrar com a base, borrifei bastante da água termal Serozinc, da La Roche-Posay, para reforçar a preparação. E, antes que ela secasse por completo, apliquei uma misturinha de dois tons de uma das minhas bases mais amadas, a Double Wear, da Estée Lauder. Nesse mix também acrescentei uma gota do iluminador Strobe, da MAC, na cor Goldlite, e um pouquinho do corretivo amarelo da linha Bruna Tavares. A idéia foi deixar o tom um pouco mais dourado/amarelado e conferir um glow geral natural.

corretivo colorido na maquiagem

Mix de bases + corretivo amarelo, o segredo para uma pele quente e radiante.

Aplicar a base com a pele úmida é, para mim, uma moda nova. Estou amando! Deixa a base mais fluida e com o acabamento mais natural – especialmente aquelas mais encorpadas, de alta cobertura. Usar corretivos coloridos incorporados à base é outra prática que também adotei depois de fazer o curso de Brigitte: quando precisamos esquentar ou esfriar o tom da base, adotar esse truquezinho é uma ótima pedida. Isso é especialmente importante em pele negra, já que qualquer distorção de tom ou subtom fica ainda mais aparente. Quem aqui nunca viu ou ouviu falar em meninas que ficaram com a pele alaranjada ou acinzentada por conta da maquiagem? Pois com a ajuda dos corretivos coloridos, isso pode ser resolvido rapidinho!

E A CORREÇÃO PROPRIAMENTE DITA, COMO FOI?

Como corretivo “tradicional” – em olheiras e outros pontos onde havia necessidade de fazer algum tipo de ajuste pós-base –, utilizei mais um pouquinho do iluminador Strobe misturado ao corretivo pastoso Studio Finish, também da MAC, contando com a ajuda de uma esponjinha úmida para aplicar. Como Vanessa não tem olheiras muito profundas, pude usar um tom levemente mais claro sem correr o risco de acinzentar a região. Eu particularmente não gosto de passar corretivo pastoso nessa área, mas a nova consistência trazida pelo iluminador e a umidade carregada pela esponja de maquiagem fizeram tudo se encaixar. Aproveitei e apliquei um pouquinho dessa misturinha iluminadora no centro do nariz, da testa e do queixo. Logo após, selei essas regiões com um mínimo de pó translúcido (misturei dois tons do setting powder, da Laura Mercier, já que um era muito claro e o outro muito escuro).

corretivo laranja e pain stick

Pain stick e corretivo laranja: mais uma misturinha, agora para fazer o contorno.

Pra trazer um pouco de profundidade ao rosto, trabalhei com contorno cremoso. O meu produto favorito para pele negra é o Paint Stick, da MAC PRO, na cor Deep Brown. Mas como ele é bem escuro e acinzentado, eu o misturei com um pouco do corretivo laranja da linha Bruna Tavares – fiz isso no dorso da mão pra conseguir clarear o produto e esquentá-lo ao mesmo tempo (ajuda na hora do espalhe!). Apliquei com um mini pincel de maquiagem duo-fiber na periferia do rosto e na lateral do nariz, beeeeeem de leve.

Pra finalizar essa pele super elaborada e cheia de etapas – mas que ao vivo parece super natural, no melhor estilo “acordei assim” –, fiz uma composição de bronzer (uma edição limitada da MAC Cosmetics), iluminador (também edição limitada da MAC) e dois blushes (um da MAC e outro da Sleek Makeup) de acabamento acetinado. Na minha opinião, usar qualquer produto com acabamento mais metálico seria “too much”, porque já havíamos trabalhado iluminação tanto na base quanto no corretivo. Na hora de aplicar, um produto deve sempre “invadir” a região do outro, de forma que não fique nenhuma transição marcada ou artificial.

SOBRE OS COMPLEMENTOS…

Com a pele pronta, fiz um olho express, porém de impacto. Misturei dois glitters líquidos da marca coreana Heng Fang nas cores 03 e 06 e apliquei em toda a pálpebra móvel. A alta concentração de brilho dá um efeito molhado hiper iluminado! Para definir o olhar, coloquei dois pares de cílios postiços. Nos lábios, muito lip balm da Mary Kay, uma finíssima camada do batom líquido metálico na cor Espelho Mágico da Bruna Tavares e por cima o gloss transparente da Maybelline.

Bases, iluminadores, blushes… tem muito produtinho envolvido!

Uma geral por todos os produtos que incluí na maquiagem da Vanessa…

…e mais dois cliques de Nessinha, com uma luz mais quente, para vocês poderem checar mais detalhes do resultado.

Ficou incrível, vocês não acham?

Eu e Vanessinha, depois de nossa noitada de make. Foi muito divertido criar este post!

Por Luisa Suassuna (@luisasuassuna)

Fotos: Luisa Suassuna para Beauty Editor

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários