Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Maquiagem com Kal Nascimento: a história e os truques do maquiador

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 05/10 | 4 |

Vamos combinar, uma carreira de beauy artist não costuma vir acompanhada de uma história muito convencional. Os caminhos que levam uma pessoa a abraçar esse ofício normalmente envolvem coragem e detalhes super inspiradores, e eles, é claro, estão presentes na história de Kal Nascimento, colega que entrevistei com exclusividade aqui para o Beauty Editor.

Muito provavelmente vocês conhecem Kal como um dos vencedores do Desafio da Beleza – reality de competição entre maquiadores do canal GNT que escolhe quem irá receber, entre outros prêmios, um contrato de um ano com O Boticário – , mas poucos sabem que, muito antes de sonhar em fazer parte do mundo da beleza, esse aventureiro já havia conhecido 23 países enquanto servia à marinha brasileira.

Durante os oito anos de carreira militar, só arriscava pegar em uma tesoura quando, impaciente ao esperar pelo momento de acertar o corte curtíssimo, ajudava o barbeiro a aparar os cabelos dos colegas que estavam à sua frente na fila, para chegar logo sua vez… Até então, Kal achava que não tinha afinidade para trabalhar com cabelo e maquiagem. Mas, de tanto alguns colegas cabeleireiros insistirem para embarcar nessa outra profissão – e por sentir que o mundo da Marinha já não o desafiava tanto – , acabou largando a farda e ingressando no curso profissionalizante da Walter’s Academy (isso, em 2008, em um período em que morou no Rio de Janeiro). Em 10 meses, depois de frequentar mais aulas por dia do que o curso regular oferecia, já estava formado e trabalhando, na própria rede, como cabeleireiro titular. Conquista em tempo recorde!

Pouco tempo depois, Kal recebeu uma proposta para trabalhar em Salvador, no salão Maison da Beleza, que na época era referência na cidade em produção de noivas. Já de volta à sua terra natal e mais uma vez movido pelo desafio, começou a investir em maquiagem e penteado e em pouco tempo trabalhava também com looks de casamento, embelezando noivas e convidadas.

Aula de maquiagem com o Kal: quem aí quer participar?

A partir de 2009, começou a se inscrever em concursos oferecidos por marcas de cosméticos, conseguindo sempre ótimas colocações. Foram muitos trabalhos, muito aprendizado e um percorrer que levou a uma compreensão cada vez maior sobre a formulação de produtos e sobre tudo o que caracteriza a beleza da mulher brasileira. Em 2014, ganhou o Desafio da Beleza e o contrato com O Boticário segue firme até hoje. Vive viajando pelo Brasil à frente de treinamentos, participa do desenvolvimento de novos itens e linhas na fábrica e é porta-voz da marca. E aqui eu aproveito para comentar uma das coisas que mais me chamam atenção em Kal: ele é um comunicador nato (não à toa, ex-aluno de publicidade)! Aliás, não só isso, ele é um multiplicador, quer compartilhar conhecimento, facilitar a vida das pessoas, levar todo mundo pra frente… A gente sente isso assim que ele chega em um ambiente e começa a abrir as suas malas de maquiagem.

Eu e Kal Nascimento, na época em que nos conhecemos: o pique do expert me surpreendeu desde o primeiro encontro!

Lembro de alguns momentos de convivência com Kal em que suas atitudes proativas me chamaram a atenção. Primeiro, em um encontro com o maquiador Jr Mendes numa feira de noivas aqui em Salvador, há uns dois anos. Na época, Jr Mendes estava envolvido com a inauguração de seu salão em João Pessoa, mas a platéia estava cheia de noivas e maquiadores que só queriam saber de dicas para o dia do casamento, tirando dúvidas de produtos, de estilo etc. Foi quando Kal levantou a mão para fazer uma pergunta e disparou, na lata: “Eu quero saber se você pretende abrir um salão de beleza aqui em Salvador igual ao que você vai inaugurar em João Pessoa, porque a gente [se referindo aos maquiadores presentes] quer fazer parte da sua equipe também”! Todos deram risada, inclusive Jr.

Tempos depois, estava eu, um grupo de colegas maquiadores e algumas modelos aguardando o início do curso de Helder Marucci. Muitos mexendo no celular, uma dupla ou outra conversando, quando chega Kal e em questão de minutos já tinha atraído as atenções: se apresentou para um bocado de gente, pegou o contato de algumas modelos para trabalhos futuros, fez um penteado na modelo que seria maquiada por Helder (ela não poderia ficar de cabelo solto, afinal!), deu um monte de dicas de produtos de cabelo e de maquiagem enquanto a sua mala estava escancarada no chão. Tem um magnetismo natural, nada forçado – é daquele tipo de pessoa que te convida pra perto, sabe?

O processo dessa entrevista foi parecido. Quando me encontrei com ele, munida do meu bloquinho de anotações e cheia de perguntas a fazer, escutei dele “E aí, Lu? Como está você? Me conte tudo!”. A entrevista só começou depois de eu ter contado minhas últimas novidades. Ele realmente se interessa e quer saber, pois acredita na riqueza que vem da troca. E num mundo onde a maioria dos profissionais esconde o jogo, acreditando reter pra si o segredo do sucesso, Kal joga para o universo e recebe o dobro de volta.

O salão de Kal, em Salvador: espaço próprio planejado com carinho para receber as clientes

Após o encerramento das atividades do Maison da Beleza, em 2016, ele abriu, em janeiro deste ano, o  seu próprio espaço, o Kal Nascimento Studio, que fica numa charmosa casa no bairro do Caminho das Árvores. A garagem em breve vai abrigar o projeto que mais lhe encanta hoje: o de montar a sua própria academia de beleza, com uma sala destinada a cursos e ensaios fotográficos. A suíte do primeiro andar é reservada à produção de noivas e o térreo é onde o salão funciona, com serviços de corte, coloração, química, penteado, maquiagem etc. Na equipe, seu amigo de longas datas Hallinson Costa, também beauty artist de mão cheia, alguns assistentes, manicure e massoterapeuta. O apoio administrativo é dado por sua mãe, Dona Andiara, e Felipe, seu irmão.

E com tanto conhecimento sobre produtos, querem saber quais são os queridinhos do kit dele?

Pois vamos a eles!

Para o cabelo, Kal está amando o Smoothing Oil da linha Oil Reflections, da Wella . É um desses produtos multi-funcionais que você pode usar como antifrizz no cabelo seco, dentro da máscara capilar para potencializar o seu efeito etc. Não pesa nem deixa o fio engordurado.

Outro produto que ele está recomendando muito é a máscara hidratante pré shampoo da linha Match, de O Boticário, que possui 70% de óleo de côco e funciona super bem se você deixar agir enquanto faz a sua atividade física para depois lavar com o seu shampoo de preferência.

A máscara para cílios efeito cílios postiços de Make B. é amor antigo e ele não abre mão. Sua fórmula enriquecida com vitaminas E eB5 ajuda no fortalecimento dos fios.

A base líquida Air Power de Make B. tem FPS 55, toque seco, textura ultraleve e longa duração. É a base de maquiagem que ele usa nele mesmo, quando quer cobertura sem aparentar estar maquiado. Fiquei super tentada a experimentar!

Para usufruir do trabalho e das boas energias do Kal:

Kal Nascimento Studio (@kalnascimentostudio)
Alameda das Algarobas, 930, Caminho das Árvores, Salvador – BA
Agendamentos: (71) 99958-6305

 

Fotos: divulgação O Boticário, Wella e arquivo pessoal Kal Nascimento

Comentários

~ comentários Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários