Blog das convidadas

Carol Lapenda e Luisa Suassuna

As convidadas 1/3

Nós nos conhecemos num curso do Liceu de Maquiagem, em São Paulo, em 2012. As nossas histórias eram parecidas: estávamos deixando nossas carreiras originais para abraçar a profissão de maquiadora (uma era administradora formada em moda e a outra psicóloga, imaginem!), nossos filhos tinham a mesma idade, ambas éramos nordestinas... Nos conectamos na hora! Mantivemos contato até que em 2014 surgiu a idéia de criar o Maquiagem para Sinceros, um instablog dinâmico que falasse de maquiagem sob a perspectiva do profissional maquiador, coisa rara na internet até então. De lá pra cá, já colhemos ótimos frutos desse trabalho, inclusive o convite para colaborarmos aqui com o Blog das Convidadas do Beauty Editor! Neste espaço vamos contar todas as novidades do mundo da beleza no Nordeste. Se você é daqui também, se jogue nas dicas! E se não é, aproveite para conhecer salões, lojas e dicas que vão além daqueles do eixo Rio-São Paulo – a gente vai adorar falar com você sobre eles.

Dicas de Giovana Leddomado, a mais nova maquiadora top de Salvador

Por Carol Lapenda e Luisa Suassuna em 14/12 | 0 |

Escolher caminhos menos óbvios para a carreira requer coragem. Mais ainda se você já ocupou o posto de Treinadora e Maquiadora Nacional Guerlain (marca francesa de maquiagem e de tratamentos de luxo) e de repente se vê em uma cidade nova, redirecionando todo o seu projeto profissional. Enquanto maquiadores do Brasil inteiro sonham em se mudar para grandes centros onde o mercado de beleza é maior, eis que Giovana Leddomado faz o caminho inverso e sai de São Paulo em direção a Salvador para embarcar numa jornada superinspiradora. Fã do seu trabalho, que acompanho faz tempo pelas redes sociais, e curiosa sobre como está sendo essa sua mudança aqui para a Bahia, convidei Giovana para uma manhã de muita conversa, chá e bolo de chocolate. Agora, divido com vocês o que ela me contou sobre sua trajetória, sua experiência no mundo da beleza e claro, dicas e produtinhos que está amando usar.

img_8322-editada

Gio é administradora de empresas como eu, mas seu encanto por maquiagem é bem mais antigo. Quando menina, ficava fascinada com os produtos que sua mãe, bailarina, usava nas apresentações. Com ela, aprendeu a se maquiar e a entender mais sobre esse universo de potinhos e de cores, pelo qual acabou se apaixonando.

Ainda na faculdade, viveu sua primeira experiência em uma empresa de beleza: começou a estagiar e depois foi efetivada na área de marketing de spa da L’Occitane en Provence. Em 2013, sua chefe foi convidada para trabalhar na Guerlain e quis levá-la junto. Após passar pelo longo processo seletivo da marca, Gio foi escolhida para assumir o posto de treinadora e maquiadora nacional. O hobby havia virado trabalho e Gio se descobriu uma maquiadora profissional, com desafios como viajar o país inteiro treinando equipes e participar de eventos com a imprensa, entre outras atribuições. E de se aperfeiçoar o tempo todo também, seja participando de treinamentos específicos da grife, seja fazendo cursos fora (como, por exemplo, no Liceu de Maquiagem, com os feras Vanessa Rozan e Vito Mariella).

Em paralelo a isso tudo, Gio vinha para Salvador sempre que podia. O motivo: seu marido trabalha em uma empresa de agronegócios em Feira de Santana. Depois de passar cerca de dois anos nessa ponte aérea, veio a decisão: estava na hora de os dois se transferirem em definitivo para Salvador, o que aconteceu em meados desse ano. Isso, claro, implicava na saída do emprego incrível de que tanto gostava. Mas a mudança foi encarada de uma maneira superpositiva: era uma oportunidade de dar novo foco à carreira, trabalhando como beauty artist independente.

Investigando o mercado de beleza local, Giovana se encantou com o trabalho do Descabelado, salão de beleza de Ed Santana (que fica no bairro Itaigara). O espaço tem como filosofia de trabalho a valorização da beleza natural dos cabelos (sejam eles ondulados, cacheadoscrespos ou lisos), sem submetê-los a nenhuma química de transformação. Um processo de autoconhecimento, durante o qual cada cliente se apropria de sua beleza particular, com o qual Giovana se identificou imediatamente. Além dos atendimentos no Descabelado, que acontecem mediante agendamento prévio, Gio também está se firmando como maquiadora freelancer, atende no ateliê que montou em sua casa e ainda faz penteados modernos e belíssimos! Basta conferir o seu insta: @giovanaleddomado.

img_83023

Quando perguntei sobre quais adaptações de técnicas e de produtos ela teve que fazer agora está maquiando em uma cidade de clima tão quente, ela me disse que a principal alteração tem a ver com a pele: o acabamento luminoso de que tanto gostava de fazer em São Paulo deu lugar à pele matte, que ela cria com primers, bases e pós. O combo Mattifying Primer e o HD Pressed Powder, ambos da Make Up For Ever, virou essencial: são o pré e pós base que, para ela, mais ajudam na função de segurar o brilho.

picmonkey-collage-3

Também fiquei super curiosa para saber quais produtos da Guerlain são os seus queridinhos (afinal, quem melhor do que ela para eleger os must have?). Gio me disse que o eye brow kit na cor universal é realmente um produto que oferece tudo o que ela precisa para maquiar qualquer tom de sobrancelha em seus trabalhos, enquanto que o bombado primer L’Or é muito, muito incrível, pois tem um efeito tensor e traz um viço maravilhoso para a pele! Ela usa em todas as clientes de pele madura, ressecada ou cansada, pois dá um boost quase que instantâneo sem pesar.

picmonkey-collage-4

Na parte mais animada do bate-papo, abrimos o nécessaire de Giovana e mexemos em todos os produtinhos de make que estavam por lá. Adorei vê-la aplicando batom como sombra (o Where No Man Has Gone Before, da coleção Mac Star Trek, um coralzinho luminoso lindo!), porque maquiador adora dar novos usos a qualquer produto, né? Também achei ótima a idéia de usar dois corretivos em bastão,  um sutilmente mais claro e outro mais escuro do que o tom do rosto, para fazer uma pele express já com contorno e iluminação sutis (no caso, o Anti-Cernes da Yves Saint Laurent). Passar batom vermelho é o truque que ela mais usa para dar um up instantâneo ao look (quem sempre?) e o blush cremoso rosinha da Bobbi Brown é o seu favorito da vida! Outros itens que ela carrega o tempo todo na bolsa: miniatura de máscara para cílios da Lancôme, um espelhinho e um pigmento prensado para quando quiser dar um tchan a mais no olhos. E pra que mais?

img_8315

Foi muito bom conhecer Gio pessoalmente e trocar tantas ideias bacanas! A história dela me mostrou como sempre podemos nos reinventar e dar nova direção à nossa carreira. E, além disso, que gostoso é descobrir novos produtos de beleza escondidos na bolsa de outra maquiadora, não é? Adoro!

Além de xeretar no Insta, vocês podem acompanhar mais do trabalho de Giovana em seu site: www.giovanaleddomado.com.br.

Imagens: reprodução guerlain.com, temptalia.com, makeupforever.com e Luisa Suassuna (retratos e produtos Giovana)

Comentários

~ comentário Comentar

  • carregando...
  • Nenhum comentário.
Ver mais 96 comentários